Contribuir small-arrow

Coimbra Trail Running: uma “família” muito saudável

Hoje é o dia mundial da actividade física e fomos buscar um dos melhores exemplos de promoção do desporto na cidade: o Coimbra Trail Running (CTR). Começou por ser uma combinação entre dois amigos que gostavam de correr na Serra da Lousã. Depois juntaram-se mais dois e, em Dezembro de 2013, surgiu o 1.º logótipo, […]

Partilha

Hoje é o dia mundial da actividade física e fomos buscar um dos melhores exemplos de promoção do desporto na cidade: o Coimbra Trail Running (CTR). Começou por ser uma combinação entre dois amigos que gostavam de correr na Serra da Lousã. Depois juntaram-se mais dois e, em Dezembro de 2013, surgiu o 1.º logótipo, a  página de Facebook e os treinos regulares.

Em pouco tempo, juntaram-se mais e mais aventureiros, com muita ou pouca experiência, todos apaixonados pela corrida em trilhos.

Batam palmas, por favor: é que estamos a falar de 150 atletas, dos 11 aos 65 anos. E façam encore quando espreitarem o impressionante palmarés destes praticantes.

Calma, não pensem que estamos a recrutar para um programa de atletismo – nada disso. Apenas uma parte dos atletas participa em provas desportivas. Os restantes praticantes acabam por se juntar ao grupo tendo em vista os mais variados objectivos, tais como a perda de peso, a melhoria da condição física ou, pura e simplesmente, querer companhia para correr.

Os treinos, abertos a toda a comunidade, são todas as 3as e 5as, às 19h30, e a promessa é de que ninguém fica para trás. Os pontos de partida, são divulgados pelo director técnico, Rui Agapito Marques, no início de cada semana, na página do Facebook. Isto significa que deve juntar-se quem estiver em boa forma física mas não é preciso que esteja habituado a correr muito. Organizam-se sempre dois grupos – um mais avançado e outro para iniciação – para que todos respeitem o seu ritmo e vão melhorando de treino para treino.

Aos fins-de-semana, os associados CTR rumam às serras para treinos mais específicos (e mais duros) nos trilhos da Mata Nacional de Vale de Canas, das Serra da Lousã, do Sicó e da Boa Viagem. Mas o CTR é muito mais do que um grupo de corrida: é que, aqui, o desporto casa na perfeição com o convívio, a boa disposição e muita camaradagem. Nos eventos CTR, todas as famílias são convidadas a participar no convívio final, uma maneira do grupo se manter coeso e dos familiares se deixarem contagiar por este vício bom. As quotas custam 3€/mês e incluem a oferta do equipamento oficial, a participação em três provas do Campeonato Nacional de Trail, entre outros benefícios junto de dezenas de parceiros.

Texto: Joana Pires Araújo
Fotos: Coimbra Trail Running

Texto: Joana Pires Araújo
Fotos: Coimbra Trail Running

Mais Histórias

Os mais lidos do ano e uma piscadela de olho para 2022

Mesmo que meio às cambalhotas, com esta pandemia que parece não dar tréguas, chegamos ao fim de mais um ano de coração cheio e com a sensação de missão cumprida. Teimámos em manter as mangas arregaçadas e isso, juntamente com os encontros que foram acontecendo e as boas energias que nos foram chegando desse lado, […]

quote-icon
Ler mais small-arrow

Já viram os Concertos para Bebés programados para 2022?

Na recta final de um 2021 ainda bem desafiante, os Concerto para Bebés renovam as energias com um calendário cheio de coisas boas para descobrir em 2022. Além da programação regular no Convento São Francisco, em Coimbra, a companhia que faz espectáculos para crianças dos 0 aos 3 anos apresenta 11 programas distintos nas salas nacionais. A residência […]

quote-icon
Ler mais small-arrow

ACADEMIA STORIES | Estudo permite descontaminar máscaras de forma simples e barata

Uma equipa multidisciplinar da Universidade de Coimbra (UC) estudou e testou três formas simples e baratas de descontaminação de vários tipos de máscaras de proteção contra a Covid-19, que revelaram uma eficácia de praticamente 100%, permitindo vários ciclos de reutilização. O estudo, coordenado por Marco Reis, docente e investigador do Departamento de Engenharia Química da […]

quote-icon
Ler mais small-arrow
Contribuir small-arrow

Discover more from Coimbra Coolectiva

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading