Contribuir small-arrow
Voltar à home

Quem quer um bronze natural perfeito?

Lara Lima Directora BmQ, Terapeuta e Coach lara@bmqbylaralima.com . . . . No Ayurveda, que significa ciência da vida e é um sistema de saúde com milhares de anos oriundo da Índia e do Paquistão, a pele é a expressão clara da nossa natureza e estilo de vida, o nosso cartão de visita. Mas a pele pode ter […]

Partilha

Lara LimaLara Lima
Directora BmQ, Terapeuta e Coach
lara@bmqbylaralima.com

.
.
.
.
No Ayurveda, que significa ciência da vida e é um sistema de saúde com milhares de anos oriundo da Índia e do Paquistão, a pele é a expressão clara da nossa natureza e estilo de vida, o nosso cartão de visita. Mas a pele pode ter características bem diferentes, dependendo do biótipo, por exemplo, as pessoas tendencialmente Pita têm a pele vermelha, com sinais, quente e oleosa. As pessoas predominantemente Kapha têm a pele fria, húmida, grossa e tendencialmente com edema e os Vata têm a pele seca, fina, fria, àspera e frequentemente desidratada.
.
O Auyrveda cuida da saúde da pele com a mesma intensidade com que cuida da beleza, e isso vai muito além do simples uso externo de cosméticos. A ideia é fazerem sempre dois processos para gerar saúde: primeiro limparem, depois nutrirem.
.
1) Shodana/Purificação – Usem especiarias como chás, ervas e alimentos para eliminarem toxinas e problemas de pele como os eczema, a rosácea, a secura, as marcas ou manchas, o acne, o edema, os lipomas, as gretas, as calosidades, etc. Além da dieta, que deve ser adequada a cada um, as rotinas são essenciais. Por exemplo:
.
– Acordar com o sol;
– Fazer o desjejum com água morna e algumas gotas de limão (se houver edema adicionar uma colher de chá de mel);
– Não dormir de dia;
– Naminhar 15 minutos depois das refeições (pequeno-almoço, almoço e jantar);
– Almoçar só com fome e até às 13h;
– Jantar só com fome e até às 20h;
– Se não houver fome 30 minutos antes das refeições comer uma tira de gengibre com sal ou beber um chá de gengibre;
– Não comer sem fome, não beber sem sede;
.
2) Snehana/nutrição * – Substituam os tecidos que tiraram por tecidos novos e ricos através dos Rasayanas – Rasa significa plasma e Yana significa rejuvenescer. E rejuvenescer o plasma é rejuvenescer todo o corpo! Usem óleos naturais, especialmente o de sésamo, porque tem a capacidade de nutrir e prevenir os sinais de envelhecimento, melhorando e estimulando a circulação. Se tiverem uma pele demasiado sensível ao calor, o óleo de coco e o óleo de grainha de uva são capazes de ter melhores resultados. Para prevenir e corrigir traços de envelhecimento, as malfadadas rugas, nada como um bom óleo de argão, ghee ou a aplicação de um shatawari-ashwagandha taila, que é um óleo medicado com ervas tónicas e rejuvenescedoras. A melhor forma de aplicar os óleos é através de técnicas de massagem específicias como a abhyanga, que é uma oleação profunda e completa, o udwartana, que é uma exfoliação específica com ervas e especiarias seguida de oleação.
.
Claro que uma boa dieta (leia-se regime alimentar) faz a diferença, e se querem o bronze perfeito têm de nutrir a pele para ela receber o Sol e se transformar em brilho e cor, em vez de secura e queimação. Assim, não só o bronzeado se mantém por mais tempo, como com uma cor imediatamente dourada, a reflectir o brilho que vai por dentro.
.
O melhor protector é, sem dúvida, uma boa hidratação. Alguns exemplos de tónicos para nutrir o plasma, logo a pele, são:
.
– Água de coco (que vos devia acompanhar dos primeiros aos últimos dias de sol)
Buttermilk ou soro de leite
.

   Receita rápida: adicionar quatro partes de água a um iogurte natural, uma pitada de sal preto, uma colher de sopa de sementes de cominhos e triturar. Beber ao longo do dia e fazer sempre fresco a cada dia.

.
– Sumo de romã e água de rosas, que se pode juntar a um chá, água mineral, ou até colocar num borrifador e ir borrifando no rosto e na pele exposta ao longo do dia. Não só vai dar um aspecto óptimo à pele como vai encantar pelo cheiro!
.
.

* Recomendo que consultem um terapeuta Auyrveda que terá conhecimento para prescrever um bom plano de desintoxicação e nutrição, e encaminhar para um bom centro de Panchakarma.

Mais Histórias

Há jogos didácticos e brindes ecológicos nas nossas praias até ao fim do Verão

Até 11 de Setembro escolham bem onde vão a banhos, ou onde levam os miúdos a banhos, porque pode haver jogos didáticos, vídeos e brindes à vossa espera nas praias fluviais da região de Coimbra – e dos bons. É que são acções do ClimAgir, da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, com o projeto […]

quote-icon
Ler mais small-arrow

Querem ter um dia-a-dia mais ecológico? Comecem por estas 5 coisas.

Nas últimas décadas temos vindo a enraizar alguns hábitos bastante cómodos, mas que de alguma forma têm contribuído para a insustentabilidade ambiental que o planeta vive hoje. Uma das formas de diminuir a nossa pegada ambiental é precisamente alterar estes pequenoshábitos e para isso só é preciso força de vontade para   começar, porque depois é […]

quote-icon
Ler mais small-arrow

Os plásticos descartáveis têm os dias contados, mas os piqueniques não

Segundo as normas da Directiva Europeia, antecipadas pelo nosso Governo, em 2020 os plásticos de uso único vão desaparecer do mercado o que, diga-se de passagem, é uma excelente notícia para o Planeta. Mas temos boas notícias também para quem acha que arranjar alternativas vai ser uma dor de cabeça.   Na verdade, as opções são mais […]

quote-icon
Ler mais small-arrow
Contribuir small-arrow

Discover more from Coimbra Coolectiva

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading