Contribuir small-arrow

Espreitem as casas de arquitectos, artistas e designers e descubram a vida e obra de um em particular por estes dias em Coimbra

Até ao fim do mês podem ver uma exposição sobre Delfim Amorim e o resultado de um interessante desafio lançado a 21 arquitectos, artistas e designers de retratar as próprias casas

Partilha

Dizem que Delfim Amorim (1917-1972) não foi um arquitecto conhecido, mas foi muito importante, sobretudo porque levou referências portuguesas para o Brasil, onde viveu, e foi contemporâneo de grandes arquitectos portugueses, como Fernando Távora. No Círculo Sereia do Círculo de Artes Plásticas de Coimbra (CAPC) está uma exposições que é uma proposta de percurso à obra dele. Delfim Amorim: Uma visita à sua obra retrata diversas dimensões da carreira de Amorim, peças de mobiliário desenhadas pelo próprio e uma sala dedicada aos painéis de azulejo em edifícios no Brasil, onde morreu, em 1972.

Luiz Amorim, José António Bandeirinha, Luís Miguel Correia, Carolina Coelho e Bruno Gil são os curadores da mostra, e entendem que a arquitetura de Amorim é de hoje e sobremodo que o seu pensamento decerto a todos motivará uma leitura e revisão atentas. A exposição, organizada pelo CAV, o Dep. de Arquitetura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, a Biblioteca Municipal Rocha Peixoto da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, o Programa de Pós-Graduação e Desenvolvimento Urbano da Universidade Federal de Pernambuco e o Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Paraíba. inclui a projecção do filme Quarteto Simbólico, de Josias Teófilo, com Geraldo Gomes, Guilah Naslvsky e Luiz Amorim.

This slideshow requires JavaScript.

Já na exposição Retrato(s) da minha casa, no Círculo Sede, podem ver retratos das casas de 21 arquitectos, artistas e designers no seu edifício sede, classificado em 2016 de monumento de interesse público. A mostra surgiu inicialmente como resposta ao desafio lançado pela 20.ª Semana  Cultural da Universidade de Coimbra, que este ano tinha o tema Oh as casas, e resulta do convite de Désirée Pedro e Luís Miguel Correia a 21 arquitectos, artistas e designers para pensar a casa-património, a casa-corpoe a casa-mundo e partilharem as respectivas perspectivas.

Os retratos estão agora na intimidade da casa do CAPC, para onde foram pensados e, de acordo com os curadores, vão despertar-nos emoções e lembrar memórias que, jular-se-iam, idas e tão-só nossas. A exposição contou com António Belém Lima, António Olaio, Bruno Gil, Carlos Antunes, Gonçalo Canto, Moniz, Joana Monteiro, João Bicker, João Mendes Ribeiro, Joaquim Almeida, Jorge Figueira, José António Bandeirinha, José Cabral Dias, José Maçãs de Carvalho, Lizá Defossez Ramalho e Artur Rebelo – R2, Luís Quintais, Maria Gambina, Maria, Milano, Paulo Seco, Pedro Maurício Borges, Pedro Pousada e Teresa Pais.

 

ATÉ 29 SETEMBRO | DELFIM AMORIM: UMA VISITA À SUA OBRA + RETRATO(S) DA MINHA CASA
Círculo Sereia
Casa Municipal da Cultura – Piso -1, Parque de Santa Cruz, Jardim da Sereia,
Círculo Sede
Rua Castro Matoso, n.º 18
Horário: Ter a Sáb 14 – 18h
Contacto: geral@capc.com.pt | 910 787 255 | Facebook

 

 

 

Mais Histórias

Coisas para Fazer em Coimbra

Celebramos os 50 anos do 25 de abril com a estreia do nosso primeiro documentário original. Estreia dia 24 de abril, no TUMO, e é um entre tantos contributos que tornam a data ainda mais bonita e importante do que já era. Celebremos a liberdade.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Coisas para Fazer em Coimbra

O calor vem acompanhado de grandes nomes da música brasileira da actualidade este fim-de-semana, mas a agenda ferve de muitas outras propostas para todos os gostos e carteiras.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Já seguem o João Pardal nas redes, estudante de Coimbra…em 1969?

De forma cronológica, factual, na primeira pessoa e aos quadradinhos: a cooperativa de história Rebobinar encontrou uma nova forma de contar como o movimento estudantil de Coimbra antecipou a revolução de Abril. Conheçam o jovem que, há 55 anos, já andava pelas redes sociais a registar o que via.

quote-icon
Ler mais small-arrow
Contribuir small-arrow

Discover more from Coimbra Coolectiva

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading