Voltar à home

Se gostam de vinho molhem aqui o bico até ao final do mês

Têm cinema, tertúlia, poesia e fotografia com apresentações e provas gratuitas em sítios como o Museu Nacional de Machado de Castro, Teatro da Cerca de São Bernardo e Casa da Escrita

Partilha

O Mundo do Vinho percorre diferentes espaços de Coimbra este mês. A dimensão cultural é a grande protagonista do evento que já decorre desde o início do mês, vertida em diferentes expressões artísticas e actividades como a música, o cinema, a fotografia, a arte, a poesia, a gastronomia, tertúlia e enoturismo.

Dia 17 de Outubro não deixem de descobrir o delicioso documentário Setembro A Vida Inteira (2017), de Ana Sofia Fonseca, às 21h30 no teatro da Cerca de São Bernardo, com a presença da realizadora. A autora de programas como Histórias Com Gente Dentro e O Meu Pequeno Mundo da SIC, já reconhecida com o Prémio Gazeta, Prémio AMI Jornalismo Contra a Indiferença e Prémio Direitos Humanos e Integração da UNESCO, é autora de livros como Barca Velha, Histórias de Um Vinho (Oficina do Livro, 2017) e Cada Garrafa Conta uma História (A Esfera dos Livros, 2014). Neste documentário explora o percurso íntimo das vinhas e das adegas, convidando ao mesmo tempo à reflexão sobre a natureza humana, a relação entre os donos da terra e quem a trabalha. O bilhete custa 3€ e há apresentação e prova de vinhos. Vejam o trailer:

Há outra viagem reservada neste O Mundo do Vinho para o dia 20 de Outubro e vai ser conduzida pela música improvisada do contrabaixista Carlos Barretto para poemas seleccionados e ditos pelas vozes de André Gago e Helena Faria na sessão Vinhas da Lira. É  às 17h, na Casa da Escrita, com entrada livre.

Entretanto, têm para ver até 30 de Novembro, na Sala de Exposições Temporárias do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, a exposição de fotografia Douro, Lugar de Um Encontro Feliz, do sociólogo, político e professor universitário portuense António Barreto. Barretto é autor do documentário As horas do Douro, sócio fundador da Associação Portuguesa de Photographia e assina livros como Douro – Rio, Gente e Vinho (Relógio D’Água,  2014). A exposição mostra onde nasceu um dos mais famosos vinhos do mundo, terras difíceis, rochosas, feitas de xisto, vales distantes longe da cidade e do mundo. Está aberta de terça a domingo, das 10h às 18h, com entrada livre.

No dia 27 de Outubro, Sábado, há visita guiada com prova de vinhos gratuita no Museu Nacional de Machado de Castro, Vinho: Néctar de Deus(es) e Homens, por Pedro Miguel Ferrão. É às 11h e é preciso inscreverem-se (tlf: 239853070). No mesmo dia, às 17h, também com entrada livre, julga-se o vinho na praça pública no Café Santa Cruz debatendo a elementar questão: afinal, o que é gostar de vinho? Vai ser uma tertúlia animada por José Bento dos Santos.

O Mundo do Vinho encerra com A Festa do Vinho, um jantar vínico que promete deslumbrar os mais desprevenidos palatos, sugestão gastronómica do Restaurante Dux Bistrot Quinta São Jerónimo.

Bom proveito!

4 – 20 OUTUBRO | O MUNDO DO VINHO
Site oficial | Facebook
Contactos: mundodovinho10@gmail.com | 918431155 | 962610050

Mais Histórias

Afinal era disto que a Baixa de Coimbra estava a precisar: uma lufada de gelado fresco

Doppo, depois. Um novo começo. Do design e arquitetura do espaço à cremosidade dos gelados, em pouco tempo a nova gelataria de Fernando Castelo Branco na Praça do Comércio tornou-se paragem obrigatória e incentivo ao investimento no centro histórico da cidade.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Já se come e bebe um copo no Mercado D. Pedro V

Almoçámos na novíssima Praça da Restauração que acaba de inaugurar e promete dar uma nova dinâmica ao histórico edifício do centro de Coimbra.

quote-icon
Ler mais small-arrow

O repasto tem sabor a convívio na Taberna do Aires

Se as paredes de pedra decoradas tivessem ouvidos teriam seguramente muito para contar. Convívio, bebida e comida tradicional portuguesa com fartura no Bairro da Relvinha, com décadas de história e algumas novidades à boleia da pandemia.

quote-icon
Ler mais small-arrow