Voltar à home

Mesmo que chova, 6ª feira vai saber a mar

Porque não basta comer e hoje é preciso pensar no que se come e no que se terá para comer amanhã, participem num debate enquanto provam uns patês dia 16 de Novembro no Museu da Água de Coimbra

Partilha

Quem adora um bom arroz de marisco? E um peixe grelhado, uma petinga com arroz de tomate, um arroz de polvo ou até uma simples massa com atum? Vários recursos marinhos como peixes, moluscos e alguns crustáceos, como a lagosta e o camarão, fazem parte da nossa dieta desde que começámos a pescar, até porque são bem nutritivos devido ao alto teor em proteína e baixo teor em gordura, e portanto têm vários benefícios para a saúde como o bom desenvolvimento do sistema nervoso e a redução da incidência de doenças cardiovasculares.

Podem gostar de comer, e até estão dispostos a pagar um preço mais alto do que o costume, mas talvez não saibam quanto é que realmente custa fazer chegar à vossa mesa estes recursos marinhos, que também representam um importante valor económico, havendo uma crescente procura face ao crescimento exponencial da população humana mundial. Sexta-feira, dia 16 de Novembro, é Dia Nacional do Mar. É dia de celebrar mas também de falar sobre o que já vos falámos recentemente aqui, que é a importância da exploração sustentável e equilibrada, baseada no conhecimento da composição nutricional das espécies aquáticas, para se poder compreender o potencial e valor que têm para a qualidade alimentar e saúde humana.

A investigadora Ana Marta Gonçalves do MARE/Universidade de Coimbra vai debater as Mudanças globais e impactos nos ecossistemas, numa sessão  no Museu da Água de Coimbra pelas 16h. A sessão é de participação livre e inclui não só o seminário como uma degustação de patês de atum e sardinha!

 

16 NOVEMBRO | 16H | DEBATE – DIA NACIONAL DO MAR
Museu da Água de Coimbra – Parque Dr. Manuel Braga, Coimbra
Site oficial | Facebook
Contactos: 239 102 115 | ma@aguasdecoimbra.pt

 

 

Mais Histórias

Coisas para fazer em Coimbra

O ritmo dos dias abranda, mas Coimbra não pára. Temos quatro sugestões para fecharem da melhor forma a primeira semana de Agosto.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Coisas para fazer em Coimbra

Também estão todos com a sensação de que a cidade está cheia de coisas a acontecer? E está mesmo. Se não forem de férias, vejam lá o que não podem perder.

quote-icon
Ler mais small-arrow

O Jardim Botânico entrou em RE/FORMA até Abril de 2023

Durante meses, o pulmão da cidade, que faz 250 anos, vai estar ainda mais aberto à cidade com dezenas de actividades para todas as idades a cruzar arte, ciência, educação e natureza.

quote-icon
Ler mais small-arrow