Contribuir small-arrow
Voltar à home

Mesmo que chova, 6ª feira vai saber a mar

Porque não basta comer e hoje é preciso pensar no que se come e no que se terá para comer amanhã, participem num debate enquanto provam uns patês dia 16 de Novembro no Museu da Água de Coimbra

Partilha

Quem adora um bom arroz de marisco? E um peixe grelhado, uma petinga com arroz de tomate, um arroz de polvo ou até uma simples massa com atum? Vários recursos marinhos como peixes, moluscos e alguns crustáceos, como a lagosta e o camarão, fazem parte da nossa dieta desde que começámos a pescar, até porque são bem nutritivos devido ao alto teor em proteína e baixo teor em gordura, e portanto têm vários benefícios para a saúde como o bom desenvolvimento do sistema nervoso e a redução da incidência de doenças cardiovasculares.

Podem gostar de comer, e até estão dispostos a pagar um preço mais alto do que o costume, mas talvez não saibam quanto é que realmente custa fazer chegar à vossa mesa estes recursos marinhos, que também representam um importante valor económico, havendo uma crescente procura face ao crescimento exponencial da população humana mundial. Sexta-feira, dia 16 de Novembro, é Dia Nacional do Mar. É dia de celebrar mas também de falar sobre o que já vos falámos recentemente aqui, que é a importância da exploração sustentável e equilibrada, baseada no conhecimento da composição nutricional das espécies aquáticas, para se poder compreender o potencial e valor que têm para a qualidade alimentar e saúde humana.

A investigadora Ana Marta Gonçalves do MARE/Universidade de Coimbra vai debater as Mudanças globais e impactos nos ecossistemas, numa sessão  no Museu da Água de Coimbra pelas 16h. A sessão é de participação livre e inclui não só o seminário como uma degustação de patês de atum e sardinha!

 

16 NOVEMBRO | 16H | DEBATE – DIA NACIONAL DO MAR
Museu da Água de Coimbra – Parque Dr. Manuel Braga, Coimbra
Site oficial | Facebook
Contactos: 239 102 115 | ma@aguasdecoimbra.pt

 

 

Mais Histórias

Qual é a vossa arte urbana?

Digam-nos de qual gostam, dir-vos-emos quem são. Fizemos um roteiro das manifestações de arte urbana nas paredes desta cidade que há 900 anos expõem intervenção e liberdade.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Coisas para Fazer em Coimbra

Além das comemorações dos 50 anos da Revolução dos Cravos, a Coimbra BD está de regresso e Abril Dança, canta, ouve e lê por estes dias.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Jovens do TUMO pedem de novo a palavra para «escrever o futuro»

55 anos depois, o corajoso ato de um estudante de Coimbra que pediu a palavra quando falar era proibido continua a inspirar jovens alunos a manifestarem-se. O resultado é uma exposição em parceria com a Anozero, onde arte e tecnologia se fundem para manter a chama da liberdade acesa.

quote-icon
Ler mais small-arrow
Contribuir small-arrow

Discover more from Coimbra Coolectiva

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading