Contribuir small-arrow
Voltar à home

Apanhem tudo menos oniomania na Black Friday

Dra. Luísa Lagarto Psiquiatra Unidade Psiquiátrica Privada de Coimbra         As estratégias de marketing relacionados com promoções atractivas, como esta época da Black Friday, podem conduzir a um aumento do risco para as compulsões por compras e agravar os sintomas. É que a Perturbação Compulsiva por Compras é considerada uma doença psiquiátrica, a […]

Partilha

Dra. Luísa LagartoFoto_Dra.LuísaLagarto.jpg
Psiquiatra
Unidade Psiquiátrica Privada de Coimbra

 

 

 

 

As estratégias de marketing relacionados com promoções atractivas, como esta época da Black Friday, podem conduzir a um aumento do risco para as compulsões por compras e agravar os sintomas. É que a Perturbação Compulsiva por Compras é considerada uma doença psiquiátrica, a oniomania, caracterizada por um desejo recorrente e descontrolado de fazer compras.

Estima-se que a oniomania atinja 6% da população geral, e a maioria dos estudos indica que cerca de 90% são mulheres. Os principais sintomas consistem em comportamentos repetitivos, pensamentos intrusivos (de se apoderarem violentamente de qualquer coisa que lhes pertence) e preocupações relacionadas com compras e impulsos para comprar vivenciados como irresistíveis e de difícil controlo. Os doentes descrevem uma sensação de tensão e de ansiedade crescente, que só alivia quando a compra é realizada. Depois geram-se habitualmente sentimentos de culpa, angústia e preocupação, e muitas vezes as pessoas adquirem objectos caros e supérfluos, levando a problemas financeiros graves.

A oniomania tem início no final da adolescência ou na segunda década de vida, possivelmente por causa da emancipação do núcleo familiar, acesso a contas bancárias e uso compulsivo do computador, particularmente a utilização de sites onde é possível fazer compras online. São comportamentos que provocam sofrimento, consumem tempo e podem dar origem a problemas ao nível pessoal, familiar, legal e financeiro. Sintomas de depressão, ansiedade, distúrbios alimentares e/ou uso de substâncias são comuns.

É importante distinguir estes comportamentos daqueles que decorrem dentro dos padrões considerados normais. Os gastos excessivos em ocasiões especiais  como festas, aniversários ou férias não significam necessariamente que se tem a doença, principalmente se não estiverem associados à preocupação ou angústia e não implicarem consequências adversas, e ainda não estão esclarecidas as causas da perturbação mas sabe-se que estão envolvidos factores neurobiológicos, psicológicos e sociais. De qualquer forma, traços obsessivos e impulsividade são características da personalidade que estão frequentemente associadas à doença.

Alguns factores socioculturais são reforçadores da perturbação compulsiva por compras, particularmente a crença de que a aquisição de bens representa ascensão social, poder, prestígio e autonomia financeira. Para além disso, o estímulo para o consumo e a disponibilidade de uma ampla gama de produtos podem contribuir para o desenvolvimento da doença, cujo curso é normalmente crónico e intermitente.

O tratamento da oniomania envolve acompanhamento psiquiátrico regular, psicoterapia e intervenção farmacológica. As intervenções em grupo são benéficas, dado que proporcionam um ambiente de apoio e encorajamento mútuos. A terapia de casal também pode ser necessária, caso se verifique problemática no relacionamento conjugal precipitada pela doença. Para prevenir a compulsão por compras, os doentes são orientados no sentido de alterarem os seus comportamentos e hábitos de vida. Por exemplo, sugere-se para estes doentes: evitar épocas de promoções, evitar frequentar regularmente centros comerciais ou fazê-lo em companhia, não levar cartão de crédito ou usar crédito limitado, fazer listas previamente para adquirir apenas o que é necessário, e evitar a utilização sites de compras online.

 

A Unidade Psiquiátrica Privada de Coimbra tem por missão contribuir para o bem-estar da população através da oferta de cuidados de saúde, de actividades de formação e de investigação na área da Psiquiatria e saúde mental, de acordo com padrões de referência internacionais.

 

 

Mais Histórias

Qual é a vossa arte urbana?

Digam-nos de qual gostam, dir-vos-emos quem são. Fizemos um roteiro das manifestações de arte urbana nas paredes desta cidade que há 900 anos expõem intervenção e liberdade.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Coisas para Fazer em Coimbra

Além das comemorações dos 50 anos da Revolução dos Cravos, a Coimbra BD está de regresso e Abril Dança, canta, ouve e lê por estes dias.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Jovens do TUMO pedem de novo a palavra para «escrever o futuro»

55 anos depois, o corajoso ato de um estudante de Coimbra que pediu a palavra quando falar era proibido continua a inspirar jovens alunos a manifestarem-se. O resultado é uma exposição em parceria com a Anozero, onde arte e tecnologia se fundem para manter a chama da liberdade acesa.

quote-icon
Ler mais small-arrow
Contribuir small-arrow

Discover more from Coimbra Coolectiva

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading