Dra. Luísa Lagarto
Psiquiatra
Unidade Psiquiátrica Privada de Coimbra
As estratégias de marketing relacionados com promoções atractivas, como esta época da Black Friday, podem conduzir a um aumento do risco para as compulsões por compras e agravar os sintomas. É que a Perturbação Compulsiva por Compras é considerada uma doença psiquiátrica, a oniomania, caracterizada por um desejo recorrente e descontrolado de fazer compras.
Estima-se que a oniomania atinja 6% da população geral, e a maioria dos estudos indica que cerca de 90% são mulheres. Os principais sintomas consistem em comportamentos repetitivos, pensamentos intrusivos (de se apoderarem violentamente de qualquer coisa que lhes pertence) e preocupações relacionadas com compras e impulsos para comprar vivenciados como irresistíveis e de difícil controlo. Os doentes descrevem uma sensação de tensão e de ansiedade crescente, que só alivia quando a compra é realizada. Depois geram-se habitualmente sentimentos de culpa, angústia e preocupação, e muitas vezes as pessoas adquirem objectos caros e supérfluos, levando a problemas financeiros graves.
A oniomania tem início no final da adolescência ou na segunda década de vida, possivelmente por causa da emancipação do núcleo familiar, acesso a contas bancárias e uso compulsivo do computador, particularmente a utilização de sites onde é possível fazer compras online. São comportamentos que provocam sofrimento, consumem tempo e podem dar origem a problemas ao nível pessoal, familiar, legal e financeiro. Sintomas de depressão, ansiedade, distúrbios alimentares e/ou uso de substâncias são comuns.
É importante distinguir estes comportamentos daqueles que decorrem dentro dos padrões considerados normais. Os gastos excessivos em ocasiões especiais como festas, aniversários ou férias não significam necessariamente que se tem a doença, principalmente se não estiverem associados à preocupação ou angústia e não implicarem consequências adversas, e ainda não estão esclarecidas as causas da perturbação mas sabe-se que estão envolvidos factores neurobiológicos, psicológicos e sociais. De qualquer forma, traços obsessivos e impulsividade são características da personalidade que estão frequentemente associadas à doença.
Alguns factores socioculturais são reforçadores da perturbação compulsiva por compras, particularmente a crença de que a aquisição de bens representa ascensão social, poder, prestígio e autonomia financeira. Para além disso, o estímulo para o consumo e a disponibilidade de uma ampla gama de produtos podem contribuir para o desenvolvimento da doença, cujo curso é normalmente crónico e intermitente.
O tratamento da oniomania envolve acompanhamento psiquiátrico regular, psicoterapia e intervenção farmacológica. As intervenções em grupo são benéficas, dado que proporcionam um ambiente de apoio e encorajamento mútuos. A terapia de casal também pode ser necessária, caso se verifique problemática no relacionamento conjugal precipitada pela doença. Para prevenir a compulsão por compras, os doentes são orientados no sentido de alterarem os seus comportamentos e hábitos de vida. Por exemplo, sugere-se para estes doentes: evitar épocas de promoções, evitar frequentar regularmente centros comerciais ou fazê-lo em companhia, não levar cartão de crédito ou usar crédito limitado, fazer listas previamente para adquirir apenas o que é necessário, e evitar a utilização sites de compras online.
A Unidade Psiquiátrica Privada de Coimbra tem por missão contribuir para o bem-estar da população através da oferta de cuidados de saúde, de actividades de formação e de investigação na área da Psiquiatria e saúde mental, de acordo com padrões de referência internacionais.