Contribuir small-arrow
Voltar à home

Fora da Caixa | Alexandre Valinho Gigas, poeta e radialista

Alexandre Valinho nasceu há 43 anos, na Nazaré, e vive entre Coimbra e a sua aldeia na Serra dos Candeeiros. Arqueólogo de formação, define-se como uma pessoa de múltiplas experiências e geografias até chegar a este – Alexandre Valinho Gigas – um poeta de Coimbra. Uma série de acasos e uma sensibilidade para as letras […]

Partilha

Alexandre Valinho nasceu há 43 anos, na Nazaré, e vive entre Coimbra e a sua aldeia na Serra dos Candeeiros. Arqueólogo de formação, define-se como uma pessoa de múltiplas experiências e geografias até chegar a este – Alexandre Valinho Gigas – um poeta de Coimbra. Uma série de acasos e uma sensibilidade para as letras ditou, desde cedo, a sua vocação para a escrita, em especial para a poesia. Escreveu crónicas em jornais locais (2002-2007); publicou livros: Viagens… (2006), A Rua da Irmandade (2010), Baladas da Varanda Fria (2011), A Explosão (2011) e Bucólicas (2015). Gosta de ser lido, procura ser entendido, mas acima de tudo, procura que a sua poesia chegue. Seja através de uma mensagem concreta, que às vezes uma poesia mais militante possa ter, seja, simplesmente, através da sua opção estética. Porque, diz: também nesse aspecto acho que tenho qualquer coisa a dar ao mundo da poesia. Os outros avaliarão isso, receberão, ou não, de acordo com as suas opções. Integra a Rádio Universidade de Coimbra onde dá voz a um programa sobre literatura, poesia e arte.

– O que é essencial na tua vida?

Escrever. Poesia. Mostrar poesia.

– Qual o livro que gostarias de apagar da tua memória, para o voltar a ler de novo?

2666, de Roberto Bolãno. É a mais recente obra-prima da literatura que eu conheço. Adorava esquecer-me para a ler com o mesmo ímpeto, o mesmo fulgor, a mesma curiosidade.

– Qual é a palavra mais irritante da língua portuguesa?

Liberdade. Apesar de não ser só uma palavra que me irrita é também uma palavra que me dá muito gozo discutir, debater e pensar.

– O que pensas sobre as redes sociais?

Sou um escravo mas tento fugir delas. São extremamente importantes para mostrar o meu trabalho e, portanto, vou continuar agarrado a elas.

– O que mais te preocupa na sociedade moderna?

Preocupa-me esta falta de sentido crítico que ainda perdura nos mais diversos planos, seja a questão do machismo, seja do feminismo, seja da ortodoxia religiosa.

– Se pudesses telefonar a qualquer pessoa no mundo e falar durante uma hora, quem escolherias?

Gostaria de falar com a Sra. Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Coimbra. Tentaria conhecer melhor a pessoa e a sua perspectiva enquanto vereadora e política.

– Qual foi a tua última pesquisa no Google?

Uma série de pesquisas relativamente aos Balcãs. É daqueles temas que surgem porque estou sempre a pensar em alguma coisa.

– Se alguém narrasse a tua vida, quem gostarias que fosse?

A minha filha. Porque ela sabe contar muito bem histórias.

– Qual o último concerto que viste em Coimbra?

The Cavemen, no Teatrão.

– O que é que te inspira?

Muitas coisas. Tudo o que leio mas também as pessoas. E esta cidade, com a sua geografia e a sua luz, está cheia de pessoas que me inspiram. 

– Qual o livro que te recusas a ler?

Lolita (Vladimir Nabokov, 1955).

– Em que filme ou livro gostarias de viver?

Agrada-me muito mais a realidade ou esta proximidade à realidade que os autores agora ensaiam. Teria de ser uma irrealidade, por exemplo, o mundo de Tolkien. Sou grande fã.

– À medida que o tempo passa, qual o teu maior receio?

Não ter tempo para tudo. 

– O que esperas que nunca mude?

O amor. É o único mandamento. Porque o ser humano tem a capacidade de ser horrível, já comprovámos isso, portanto, o amor é o que nos dá a capacidade de melhorar em todos os outros aspectos. Que não mude a nossa vontade pelo amor.

– Se pudesses fazer uma só regra que toda a gente seguisse, qual seria?

Plantar coisas: árvores, plantas…Plantar naturezas.

– Quando é que a censura é válida?

Nunca.

– Qual o hábito que tens agora mas desejavas ter começado mais cedo?

Comer menos carne e plantar mais árvores.

– Que músicas te fazem sentir nostálgico?

Vários tipos de música. Agora ouço mais música clássica – Wagner -, mas também música pop – Tindersticks – e algumas mais antigas de Pink Floyd. 

– Quando foi a última vez que alguém te disse: Eu avisei-te! ?

Possivelmente a semana passada. É algo que me dizem muitas vezes. Tem a ver com o facto de eu ser muito distraído. Coisas simples, do tipo: Não te esqueças de confirmar se o ferro está desligado! e sair de casa e deixá-lo ligado.

– Qual o livro que todos deveríamos ler?

Se tivesse de recomendar algum seria o O Inominável, de Beckett. Mas é necessário que cada um faça o seu percurso para chegar ao entendimento de determinados livros.

Associa palavras 

destino – poesia
música – rock
bebida – gin
comida – muita! 
sonho – escrever
pessoa – a minha filha
cor – azul
som – campo
livro – O Inominável, de Samuel Beckett
objectivo – ser feliz

Preferias ter uma vida que durasse mil anos, ou 10 vidas que durassem 100 anos?

Uma vida que durasse mil anos. Precisamente por isso, o acumular de conhecimento, logo a repercussão desse progressivo acumular seria diferente do que repartido por dez vidas.

 

Texto: Célia Lopes
Fotos: João Azevedo

Mais Histórias

FORA DA CAIXA | Carlos Gago, cabeleireiro e embaixador L’Oréal Professionnel

Nasceu em Lisboa mas viveu em Leiria. O cabeleireiro, agora com 56 anos, deixou a zona de conforto aos 15 para se aventurar em Coimbra, à procura de um sonho: o de ser cabeleireiro. Para trás ficou o futebol, no União de Leiria, e os estudos mas não sem antes terminar o 9º ano – […]

quote-icon
Ler mais small-arrow

Fora da Caixa | Marco Moura, artista plástico

A arte podia ter entrado por acaso e de forma discreta na vida de Marco Moura, mas não. Comecei a desenhar assim que consegui segurar um lápis e notou-se que havia ali um talento fora do normal. Aos poucos foi-lhe tomando a vida e hoje, aos 47, está-lhe no sangue. Confessa que não decidiu, não […]

quote-icon
Ler mais small-arrow

Fora da Caixa | Vanessa Kuzer, maquilhadora

Honestidade, paixão e trabalho. Conceitos aos quais junta alguma sorte para delinear um percurso de sucesso. 44 anos, natural de Moçambique, em pequena sonhava ser professora primária mas acabou por estudar Serviço Social, em Coimbra. A mudança começou quando ainda trabalhava como assistente social num projecto ligado às Câmaras Municipais de Pedrógão Grande e de […]

quote-icon
Ler mais small-arrow
Contribuir small-arrow

Discover more from Coimbra Coolectiva

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading