Voltar à home

Coimbra tem outra praia fluvial vigiada

O Rebolim já não é um segredo bem guardado para alguns. Esta praia fluvial localizada na zona da Portela, em Coimbra, é agora vigiada e o enquadramento é digno de postal: o Mondego corre tranquilo pelo meio do verde das margens e faz-nos sentir longe do ritmo mais acelerado da cidade. A visita é mais […]

Partilha

O Rebolim já não é um segredo bem guardado para alguns. Esta praia fluvial localizada na zona da Portela, em Coimbra, é agora vigiada e o enquadramento é digno de postal: o Mondego corre tranquilo pelo meio do verde das margens e faz-nos sentir longe do ritmo mais acelerado da cidade.

A visita é mais proveitosa num dia sossegado e as sombras das árvores convidam a que ponhamos a leitura, as conversas ou apenas os pensamentos em dia. Nos fins de semana com bom tempo, apesar do respeito pelo distanciamento social, vão encontrar mais ajuntamentos de pessoas.

A cortada para a Praia Fluvial do Rebolim está indicada numa placa, na N17. A estrada de acesso à praia está devidamente acaltroada. Ao fundo vêem o rio Mondego e, do lado esquerdo, encontram o parque de estacionamento.

Há uma zona com mesas e bancos corridos de madeira, casas de banho e um quiosque vermelho onde os nadadores-salvadores guardam os materiais de apoio e onde se abrigam quando está mau tempo.

Entre as 10h e as 19h, a praia do Rebolim é vigiada por nadador-salvador devidamente credenciado numa zona do rio visivelmente delimitada por marcos flutuantes.

[post-ad]

A requalificação dos acessos ao Rebolim teve início em 2019 e seguiram-se operações de limpeza de vegetação e de lixeiras, criação de insfraestruturas eléctricas, de telecomunicações e rede de abastecimento de água. Nos últimos meses de 2019, as cheias obrigaram a novos melhoramentos e à requalificação da zona do parque de estacionamento.

Está prevista a criação de um troço ciclável que venha a ser interligado à ciclovia de Coimbra, num troço que vai ligar Coimbra B à Portela. Esta intervenção inclui-se no Plano de Acção e Mobilidade Sustentável (PAMUS) do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Coimbra.

O rio Mondego e Coimbra

Em 1885, a ferrovia chegou a Coimbra e o transporte de mercadorias deixou de ser feito pelo rio embora tenhamos continuado a assistir, até aos anos 60, à navegação de barcas serranas com lenha que vinha da Beira e mulheres lavadeiras que vinham à cidade buscar trouxas de roupa para lavar no rio. Aliás, até aos anos 80 perduram na memória imagens do rio sempre cheio de grandes manchas de roupa a corar e a secar no gradeamento.

Nas últimas décadas, o Mondego perdeu os seus antigos usos e tornou-se sempre atractivo porque tem sempre água mas houve um curioso divórcio entre a população e o rio que só mais recentemente tem sido visto como um bem de todos e como um elemento ambiental estruturante de Coimbra. Hoje em dia, usamos as margens do rio que estão preparadas com zonas de lazer, equipamentos culturais, actividades desportivas e a zona ribeirinha da cidade voltou a crescer em oferta e em vida.

O Mondego esteve bastante presente na edição de 2019 da Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra (intitulada A Terceira Margem) e também dá o mote a festivais de música e obras literárias.

Texto e fotos: Joana Pires Araújo

DS Portugal apoia o trabalho desenvolvido pela Coolectiva através da cedência de uma viatura para deslocações da redacção. Este passeio até à Praia Fluvial do Rebolim foi feito a bordo do DS3 Crossback que ficam convidados a conhecer melhor na DS Store Coimbra. Se quiserem ler a nossa experiência a bordo deste carro, espreitem este artigo.

Mais Histórias

Os mais lidos do ano e uma piscadela de olho para 2022

Mesmo que meio às cambalhotas, com esta pandemia que parece não dar tréguas, chegamos ao fim de mais um ano de coração cheio e com a sensação de missão cumprida. Teimámos em manter as mangas arregaçadas e isso, juntamente com os encontros que foram acontecendo e as boas energias que nos foram chegando desse lado, […]

quote-icon
Ler mais small-arrow

Já viram os Concertos para Bebés programados para 2022?

Na recta final de um 2021 ainda bem desafiante, os Concerto para Bebés renovam as energias com um calendário cheio de coisas boas para descobrir em 2022. Além da programação regular no Convento São Francisco, em Coimbra, a companhia que faz espectáculos para crianças dos 0 aos 3 anos apresenta 11 programas distintos nas salas nacionais. A residência […]

quote-icon
Ler mais small-arrow

ACADEMIA STORIES | Estudo permite descontaminar máscaras de forma simples e barata

Uma equipa multidisciplinar da Universidade de Coimbra (UC) estudou e testou três formas simples e baratas de descontaminação de vários tipos de máscaras de proteção contra a Covid-19, que revelaram uma eficácia de praticamente 100%, permitindo vários ciclos de reutilização. O estudo, coordenado por Marco Reis, docente e investigador do Departamento de Engenharia Química da […]

quote-icon
Ler mais small-arrow