Contribuir small-arrow
Voltar à home

Esta é a aldeia criativa do centro do país

A aldeia do xisto da Cerdeira fica num pequeno vale na Serra da Lousã, a 700m de altitude. Com uma história de cerca de 300 anos, foi construída por agricultores que ali desenvolviam a sua actividade para sustento das famílias. Em meados do século XX, com o abandono da actividade agrícola, este local corria o […]

Partilha

A aldeia do xisto da Cerdeira fica num pequeno vale na Serra da Lousã, a 700m de altitude. Com uma história de cerca de 300 anos, foi construída por agricultores que ali desenvolviam a sua actividade para sustento das famílias. Em meados do século XX, com o abandono da actividade agrícola, este local corria o risco de desaparecer até que, em 1998, Kerstin Thomas e Bernard Langer começaram a recuperar algumas das casas da aldeia. Ambos artistas e estudantes da Universidade de Coimbra, descobriram a aldeia por mero acaso, num dos seus passeios pela serra.

Mais tarde, em 2000, Natália e José Serra, amigos que tinham conhecido ainda em Coimbra, juntaram-se no esforço de recuperação. Aos poucos, o projecto Cerdeira Village foi ganhando forma e sentido e, a partir de 2006, deu os primeiros passos na programação cultural com a organização do primeiro festival de artes Elementos à Solta. Em 2012, arrancou o projecto Cerdeira Village que, em 2018, se transformou na Cerdeira – Home for Creativity.

Aldeia

A Cerdeira integra a rede das Aldeias do Xisto e apresenta-se como uma aldeia de artistas que acomoda em residências artísticas mas tem sempre os braços abertos para receber hóspedes que queiram participar nas actividades do projecto Cerdeira – Home for Creativity. Existem 9 casas tradicionais de xisto onde podem passar férias e onde muitos artistas de todo o mundo ficam alojados em busca de inspiração.

[post-ad]

Experiências criativas

Inspiradas em técnicas tradicionais, estas experiências trazem uma abordagem moderna. Não é necessária qualquer experiência prévia, já que o único requisito é que todos os participantes se divirtam.

Cada experiência tem a duração de 2h30m e um custo de €35/pessoa. Crianças até aos 11 anos podem participar por €25, desde que acompanhadas por 1 adulto pagante.

Figurado em cerâmica | Recorrendo a diversas técnicas de modelação, vão criar invulgares e divertidas figuras em barro que poderão levar para casa ou deixar no atelier para serem depois cozidas no forno de cerâmica.

Iniciação à Roda do Oleiro | Aprendam a focar, centrar e puxar pelo barro usando uma roda de oleiro.

Workshop de Cozinha Regional | Temperar a carne para a chanfana, colocá-la nas caçoilas de barro negro, acender o forno tradicional a lenha e cozer durante 4 horas. No final, come-se!

Compota em família | Esta é uma actividade para todas as idades. Os formadores vêm ter à casa em que estamos alojados e ajudam-nos a confeccionar uma compota caseira com fruta da época. Enquanto a compota está a ferver, preparam-se umas bolachinhas simples no forno, para provarmos com a compota quando estiver pronta. 

Eventos

Como a Cerdeira é muito mais do que um local de férias e de experiências, ao longo de todo o ano acontecem diversos eventos que marcam as diferentes estações do ano num ambiente único rodeado pela natureza. Falamos da Caça aos Ovos na altura da Páscoa, da celebração do Dia de São Martinho, da Oficina de Doces de Natal e da Semana Criativa de Verão.

Semana Criativa de Verão

Entre os dias 22 a 27 de Agosto, a aldeia da Cerdeira vai acolher participantes numa semana de liberdade na natureza, com experiências de criatividade e de aprendizagem.

Existem pacotes de experiências com condições especiais e o programa inclui actividades que prometem agradar a miúdos e graúdos.

Texto: Joana Pires Araújo
Fotos: Cerdeira – Home for Creativity

Mais Histórias

Os mais lidos do ano e uma piscadela de olho para 2022

Mesmo que meio às cambalhotas, com esta pandemia que parece não dar tréguas, chegamos ao fim de mais um ano de coração cheio e com a sensação de missão cumprida. Teimámos em manter as mangas arregaçadas e isso, juntamente com os encontros que foram acontecendo e as boas energias que nos foram chegando desse lado, […]

quote-icon
Ler mais small-arrow

Já viram os Concertos para Bebés programados para 2022?

Na recta final de um 2021 ainda bem desafiante, os Concerto para Bebés renovam as energias com um calendário cheio de coisas boas para descobrir em 2022. Além da programação regular no Convento São Francisco, em Coimbra, a companhia que faz espectáculos para crianças dos 0 aos 3 anos apresenta 11 programas distintos nas salas nacionais. A residência […]

quote-icon
Ler mais small-arrow

ACADEMIA STORIES | Estudo permite descontaminar máscaras de forma simples e barata

Uma equipa multidisciplinar da Universidade de Coimbra (UC) estudou e testou três formas simples e baratas de descontaminação de vários tipos de máscaras de proteção contra a Covid-19, que revelaram uma eficácia de praticamente 100%, permitindo vários ciclos de reutilização. O estudo, coordenado por Marco Reis, docente e investigador do Departamento de Engenharia Química da […]

quote-icon
Ler mais small-arrow
Contribuir small-arrow

Discover more from Coimbra Coolectiva

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading