Contribuir small-arrow
Voltar à home

ACADEMIA STORIES | Mulheres académicas foram mais afectadas pela pandemia

A Universidade de Coimbra (UC) promoveu um estudo sobre as Condições de trabalho, percepções sobre o uso do tempo e desempenho académico na crise da covid-19, envolvendo docentes e investigadores/as da UC. De acordo com o comunicado de imprensa enviado à nossa redacção, o estudo teve como o objectivo avaliar o impacto da crise pandémica […]

Partilha

A Universidade de Coimbra (UC) promoveu um estudo sobre as Condições de trabalho, percepções sobre o uso do tempo e desempenho académico na crise da covid-19, envolvendo docentes e investigadores/as da UC. De acordo com o comunicado de imprensa enviado à nossa redacção, o estudo teve como o objectivo avaliar o impacto da crise pandémica nas condições de trabalho e desempenho de docentes e investigadores/as. 

Segundo os resultados do inquérito, realizado entre os dias 10 e 20 de Setembro de 2020, após o primeiro confinamento, as mulheres académicas foram o grupo mais afectado pela severidade dos efeitos psicológicos e emocionais associados ao confinamento. Foram elas que reportaram mais frequentemente os sentimentos de ansiedade, tristeza, preocupação com o futuro profissional e percepção de ausência de controlo sobre a situação.

Segundo Mónica Lopes, coordenadora do estudo, coordenadora local do projecto SUPERA e investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, a pandemia COVID-19 motivou a adopção de medidas de contingência (por exemplo, a transição para o trabalho/ensino remoto nas universidades e encerramento de escolas e equipamentos sociais) que tiveram fortes implicações na organização e condições de trabalho académico (por exemplo, transição para aulas online, académicos/as com filhos/as passaram a compatibilizar actividade docente e científica com cuidados às crianças, investigadores/as tiveram que reformular e adaptar planos de investigação). Este estudo veio demonstrar que as novas condições para a realização do trabalho docente e de investigação tiveram um impacto diferenciado em mulheres e homens académicos, tornando visíveis ou acentuando desigualdades preexistentes em termos de condições de trabalho, possibilidades de conciliação trabalho-família, divisão do trabalho académico, e desempenho científico. 

A investigadora acrescenta  que os resultados apontam não só para a maior severidade dos efeitos da crise pandémica sobre as mulheres académicas, mas também para a situação de particular desvantagem em que se encontram homens e mulheres académicos/as com crianças menores a cargo e docentes/investigadores/as mais jovens e com vínculos precários para corresponder à forte exigência e elevados padrões de desempenho da profissão durante a pandemia. Por outro lado, o estudo releva o papel crítico do suporte/apoio institucional (de colegas, serviços técnicos, direções de faculdades/departamentos/unidades e reitoria) no amortecimento dos efeitos negativos do confinamento no desempenho académico.

[post-ad]

Quanto à mudança no uso do tempo pessoal e doméstico/familiar, associado ao primeiro confinamento, de acordo com o mesmo comunicado o inquérito aponta que as actividades que sofreram maior impacto foram o trabalho doméstico e cuidados e acompanhamento a crianças e jovens, a que mais de 2/3 das pessoas inquiridas terá passado a dedicar mais tempo. As mulheres, em especial as académicas com crianças ou adultos dependentes, terão sido as mais afectadas pela sobrecarga de trabalho doméstico e familiar e pela redução do tempo de lazer.

No que diz respeito à percepção sobre a influência da covid-19 no uso do tempo académico, foram também as mulheres e as pessoas com crianças até aos 12 anos a revelar uma maior influência da pandemia na afectação de tempo ao trabalho profissional. 68% das mulheres e 67% das pessoas com crianças até aos 12 anos declarou que a covid-19 influenciou bastante ou muito a dedicação de tempo ao trabalho, face a 54% dos homens e 48% das pessoas sem crianças que declara essa influência.

O estudo também fornece informações importantes sobre a extensão em que as sobrecargas distintas impostas pelo confinamento às mulheres mais jovens com filhos pequenos tiveram impacto na produção científica. Os resultados mostram uma redução dos outputs científicos durante o confinamento, mas apenas no caso das mães académicas.

Os académicos masculinos, durante o confinamento, concentraram-se mais na produção científica mais valorizada, como artigos, livros e capítulos de livros, enquanto o investimento das mulheres foi mais diversificado e frequentemente dirigido para a vertente pedagógica. De salientar ainda que 4 em cada 10 das pessoas inquiridas declarou estar insatisfeita com o desempenho académico/científico, em termos de resultados, durante o confinamento. 

Outra das conclusões do estudo foi a importância atribuída pelos inquiridos ao suporte institucional para atenuar os efeitos negativos do confinamento nas condições de trabalho à distância e desempenho académico.

O estudo Condições de trabalho, percepções sobre o uso do tempo e desempenho académico na crise da covid-19 contou com uma amostra de 281 docentes e investigadores da UC e foi realizado no âmbito do projecto SUPERA – Supporting the Promotion of Equality in Research and Academia, coordenado em Portugal pelo Centro de Estudos Sociais (CES) da UC. A academia é a única universidade portuguesa a fazer parte do projecto que visa combater as desigualdades entre mulheres e homens no mundo académico, através do apoio à implementação de planos de acção para a igualdade de género em seis entidades europeias do sistema científico. 

Texto: Filipa Queiroz
Fotos: André Muga/Pixabay, Dan Dimmock/Unsplash, Yaroslav Talyzin/Unsplash

Mais Histórias

ACADEMIA STORIES | Estudo permite descontaminar máscaras de forma simples e barata

Uma equipa multidisciplinar da Universidade de Coimbra (UC) estudou e testou três formas simples e baratas de descontaminação de vários tipos de máscaras de proteção contra a Covid-19, que revelaram uma eficácia de praticamente 100%, permitindo vários ciclos de reutilização. O estudo, coordenado por Marco Reis, docente e investigador do Departamento de Engenharia Química da […]

quote-icon
Ler mais small-arrow

ACADEMIA STORIES | Cientistas usam bactérias como fábricas para impressão 4D

Uma equipa multidisciplinar de cientistas da Universidade de Coimbra (UC) desenvolveu materiais para tornar a impressão 4D (quatro dimensões) sustentável e ecológica, baseada em celulose produzida por bactérias. O projeto abre portas a um sem número de aplicações, desde a medicina até aos transportes e setor têxtil. A impressão 4D surge a partir da impressão 3D, acrescentando a dimensão […]

quote-icon
Ler mais small-arrow

ACADEMIA STORIES | Cientistas estudam o impacto das tempestades solares na rede eléctrica de Portugal

As correntes elétricas geradas pelas tempestades geomagnéticas (variações bruscas do campo magnético da terra com origem em tempestades solares) podem causar perturbações na rede elétrica de Portugal? Para responder a esta questão, primeiro é necessário medir essas correntes, as designadas GICs (do inglês Geomagnetic Induced Currents). Calcular, medir e monitorizar a amplitude destas correntes geomagnéticas […]

quote-icon
Ler mais small-arrow
Contribuir small-arrow

Discover more from Coimbra Coolectiva

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading