Contribuir small-arrow
Voltar à home

COIMBRA NO MUNDO | Valência, Espanha

Olá! Sou a Nadia, uma cidadã do mundo que já viveu em 5 cidades, 3 países e 2 continentes e que leva 43 países como viajante, com origens em Coimbra. Já lá vão 9 anos que resolvi sair de Portugal. Foi através da Primark, empresa para a qual trabalhava na altura. Precisavam de uma pessoa […]

Partilha

Olá! Sou a Nadia, uma cidadã do mundo que já viveu em 5 cidades, 3 países e 2 continentes e que leva 43 países como viajante, com origens em Coimbra.

Já lá vão 9 anos que resolvi sair de Portugal. Foi através da Primark, empresa para a qual trabalhava na altura. Precisavam de uma pessoa para liderar o novo projecto em França e lá fui eu: Marseille, Lyon, Paris. Até que chega uma proposta de Espanha, e nada melhor que umas tapas! Aí fui eu para Barcelona. Depois de 3 anos por lá, recebi uma proposta para Angola! Para que saibam, eu sempre dizia Em África a trabalhar?! NUNCA. Mas…aí fui eu para Angola! E só posso dizer que adorei. Lá tinha amigos de Coimbra de longa data e parecia estar em Portugal, mas com um bocadinho mais de calor. O projecto acabou e voltei para a minha segunda, que agora é a primeira, casa: Espanha.

Desta vez vim para Valência. Aqui estou há 3 anos. Uma cidade simpática com boa qualidade de vida, que já identifico como mi hogar, como dizemos em Espanha.

Todas as experiências de vida foram importantes e cada uma teve os seus prós e contras, mas Espanha realmente é onde me sinto mais em casa.

Não sou a típica emigrante que vai a Portugal de férias em Agosto. Até vou poucas vezes a casa.

Coimbra é a minha cidade berço, mas ficou um pouco parada no tempo.

Quando vou a Coimbra tenho os meus hábitos que nunca falham. Tomar o pequeno-almoço e café no Moinho Velho. Ir comer uma sapateira. Ir a Tentúgal aos meus pastéis de Tentúgal. E acima de tudo, médicos? Só em Coimbra. 9 anos fora e faço tudo em Coimbra. Só eles para me aturarem, sou um pouco hipocondríaca.

Não tenho pensado voltar a Coimbra ou a Portugal, mas nunca sabemos. Portugal tem muito boa qualidade de vida, mas para os estrangeiros. Os ordenados são baixos e a vida é igual à aqui em Espanha ou até, em algumas coisas, é mais cara e aqui os ordenados são bastante melhores.

Saudade, essa palavra tão nossa que não tem uma tradução literária em mais nenhuma língua, tenho de algumas coisas, mas não do conjunto.

Uma das coisas de que mais sinto saudades é da vida social, das festas que tinha quando vivia em Portugal. Damos 10 a 0 a Espanha e outros países no que toca a festas. Somos realmente um país anfitrião e com muita qualidade de serviço, tanto de vida nocturna como de restauração e hotelaria.

Portugal, Coimbra, até já — curiosamente vou aí em breve.

Nádia Fernandes

[post-ad]

Mais COIMBRA NO MUNDO:

Mais Histórias

COIMBRA NO MUNDO | Phoenix, Estados Unidos da América

Estou atualmente a viver na cidade de Phoenix, estado do Arizona, nos Estados Unidos. Este é o sexto país (quase inacreditável) onde vivo (temporaria e permanentemente) entre Europa, África e Américas. Desde cedo que tive o gosto de fazer as malas. A primeira vez que viajei de avião para fora do país foi para o […]

quote-icon
Ler mais small-arrow

COIMBRA NO MUNDO | Berlim, Alemanha

Estou a viver em Berlim desde Agosto de 2014. Foi a primeira vez que saí de Portugal para viver fora. A razão pela qual o fiz, resulta de uma viagem que fiz em 2013 com a minha namorada (agora esposa). Desde logo, fiquei com a ideia de que tinha de aqui morar. Adorámos a dinâmica […]

quote-icon
Ler mais small-arrow

COIMBRA NO MUNDO | Bruxelas, Bélgica

Sou um reincidente em Bruxelas, já cá tinha estado em 2014/15 e voltei agora por motivos essencialmente profissionais, é a minha área e o meu habitat natural. Trabalhar junto das instituições europeias é uma mistura de prazer e perseverança, porque é aqui que se define o guião principal das políticas nacionais e municipais (mesmo que […]

quote-icon
Ler mais small-arrow
Contribuir small-arrow