Contribuir small-arrow
Voltar à home

Com elas é mais bolos

Mariana Cerveira e Joana Oliveira tiraram Design e Multimédia e trabalham a tempo inteiro na área, mas têm uma paixão por bolos e não a querem esconder. Em Dezembro de 2020, no meio de uma pandemia, decidiram arriscar e lançar uma página de Instagram que funciona como montra da pastelaria que fazem. A Whisked Bake […]

Partilha

Mariana Cerveira e Joana Oliveira tiraram Design e Multimédia e trabalham a tempo inteiro na área, mas têm uma paixão por bolos e não a querem esconder. Em Dezembro de 2020, no meio de uma pandemia, decidiram arriscar e lançar uma página de Instagram que funciona como montra da pastelaria que fazem.

A Whisked Bake Shop é um feed lindo, mas também é um sonho de duas amigas. Fazem bolos, bolachas e cupcakes por encomenda, para todos os gostos e restrições de dieta: aqui há hipóteses sem glúten, sem lactose e completamente vegan. Acima de tudo, adoram um bom desafio.

Para estas amigas, fazer bolos sempre foi forma de terapia. E em 2020 foi precisa muita. Quando o mundo ficou fechado, em casa as duas amigas começaram a trocar receitas e um dia Joana perguntou à amiga Vamos abrir um página e começar a fazer isto para fora? Mariana alinhou. Não conseguem deixar de sonhar com a altura em que a Whisked Bake Shop se torna ocupação principal e imaginam-se até a explorar um espaço físico. Costumamos dizer a brincar que um dia nos despedimos e abrimos uma pastelaria, lança Joana. Mariana, com brilho nos olhos, confirma que não é brincadeira, Seria uma aventura incrível.

A pastelaria tradicional continua a ser o ponto forte, mas confessam que se sentem muito entusiasmadas quando experimentam coisas menos habituais como a pastelaria vegan, viagem que começou de forma muito pessoal. O meu namorado é vegan e eu, que sempre gostei muito de fazer bolos, queria cozinhar para ele, então comecei a experimentar receitas novas, conta Mariana. 

As pasteleiras avisam que é difícil fixar preços numa tabela estanque, cada orçamento é feito em função do que cada pedido exige e, claro, também do tamanho de cada bolo e da decoração. Porém dão uma ideia: o valor para um bolo pequeno e simples, que dá para entre 4 a 6 pessoas, começa nos 15 €, para bolos maiores, que servem cerca de 30 pessoas, os valores rondam os 50 €.

Então e porque se meteram nisto? O que as alimenta a elas que alimentam os outros? Sinceramente, o que tem sido mais giro é melhorar a vida das pessoas. Há uns meses receberam uma mensagem de um rapaz que vive em Londres que queria fazer uma surpresa à mãe no Dia da Mãe. Ficaram deliciadas de poder participar e não podia ter corrido melhor: a mãe não suspeitava de nada e ficou tão emocionada com a surpresa que desatou a chorar. Eu só lhe queria dar um abraço, diz Joana. Em época de pandemia, quando o distanciamento se impunha, perceberam que comunicavam também através dos bolos e que estes podem ser uma forma de transmitir emoções. 

A encomenda mais colorida que tiveram foram uns cupcakes em arco-íris que fizeram para celebrar um casamento gay. Essa é sem dúvida a alma deste negócio: fazer parte das celebrações de alguém. Quando o trabalho é fazer as pessoas felizes, nem sabe a trabalho.

Até no mundo corporativo há celebrações e se há festa, elas participam. Lembram-se de um pedido recente de vários cupcakes com a iniciais de uma empresa que decidiram fazer juntas para optimizar o trabalho. E para se divertirem, porque foi para isso que começaram e é por isso que continuam.

Mariana é de Coimbra e Joana é de Chaves, mas Coimbra é a casa atual de ambas e, por isso, também é a casa da Whisked Bake Shop. As encomendas são feitas por mensagem privada no Instagram e os bolos levantados junto das pasteleiras, no centro da cidade. Excecionalmente podem ser agendadas entregas. Tudo se arranja, garante Joana.

Os bolos mais com mais saída são o Bolo de Limão com Lemon Curd e Buttercream de Mirtilo, o Bolo de Chocolate com Frutos Vermelhos e Creme Mascarpone e o Bolo de Chocolate e Manteiga de Amendoim. Estes são os favoritos, mas Joana acha que a prata da casa até é o Bolo de Baunilha. Preferências à parte, lembram que não negam desafios, aliás, destacam que esse é um dos seus pontos fortes e motivo pelo qual as encomendas têm crescido: cada pedido é único, não só aceitam sugestões e ideias diferentes, como também tentam adaptar tudo o que fazem ao gosto dos clientes. Se tiverem um desejo mais fora da caixa, não hesitem em sugeri-lo, as pasteleiras vão pensar em formas de responder.

À semelhança do que aconteceu na Páscoa, têm menu especial para o Natal com surpresas da época no forno. Agora ficámos com água na boca…

Artigo Patrocinado
Fotos: Whisked Bake Shop

Mais Histórias

Os mais lidos do ano e uma piscadela de olho para 2022

Mesmo que meio às cambalhotas, com esta pandemia que parece não dar tréguas, chegamos ao fim de mais um ano de coração cheio e com a sensação de missão cumprida. Teimámos em manter as mangas arregaçadas e isso, juntamente com os encontros que foram acontecendo e as boas energias que nos foram chegando desse lado, […]

quote-icon
Ler mais small-arrow

Já viram os Concertos para Bebés programados para 2022?

Na recta final de um 2021 ainda bem desafiante, os Concerto para Bebés renovam as energias com um calendário cheio de coisas boas para descobrir em 2022. Além da programação regular no Convento São Francisco, em Coimbra, a companhia que faz espectáculos para crianças dos 0 aos 3 anos apresenta 11 programas distintos nas salas nacionais. A residência […]

quote-icon
Ler mais small-arrow

ACADEMIA STORIES | Estudo permite descontaminar máscaras de forma simples e barata

Uma equipa multidisciplinar da Universidade de Coimbra (UC) estudou e testou três formas simples e baratas de descontaminação de vários tipos de máscaras de proteção contra a Covid-19, que revelaram uma eficácia de praticamente 100%, permitindo vários ciclos de reutilização. O estudo, coordenado por Marco Reis, docente e investigador do Departamento de Engenharia Química da […]

quote-icon
Ler mais small-arrow
Contribuir small-arrow

Discover more from Coimbra Coolectiva

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading