Contribuir small-arrow
Voltar à home

Vamos teletransportar os miúdos uns séculos e visitar os romanos

Foi-se o verão, dissemos adeus às férias grandes, mas nem por isso deixaremos de aproveitar os tempos livres para passeios em família. O que não faltam são opções na região. Hoje a sugestão é uma nova visita ao Museu Monográfico de Conímbriga, em Condeixa, a escassos minutos do centro de Coimbra. Criado em 1962, o […]

Partilha

Foi-se o verão, dissemos adeus às férias grandes, mas nem por isso deixaremos de aproveitar os tempos livres para passeios em família. O que não faltam são opções na região. Hoje a sugestão é uma nova visita ao Museu Monográfico de Conímbriga, em Condeixa, a escassos minutos do centro de Coimbra.

Criado em 1962, o espaço reúne um complexo arqueológico de peso, que reconstitui uma célula importante do Império Romano em Portugal nos últimos séculos antes de Cristo e pode ser um passeio bem atrativo até para crianças pequenas. Desde logo porque crianças até 12 anos, inclusive, não pagam para entrar!

À chegada outras vantagens ficam à vista: estacionamento amplo e gratuito, um bonito jardim à entrada, muito verde e espaço de sobra para os miúdos correrem livremente. Entre uma tropelia e outra, a depender da idade da criança, é possível envolvê-la numa brincadeira de teletransporte no tempo, estimulando-a a explorar partes da muralha de defesa da antiga cidade, conhecer as áreas de banhos, o fórum, contemplar a imponência e engenhosidade das colunas ou a beleza dos mosaicos ricamente adornados.  

Agora que o frio se anuncia, se forem lá num dia menos convidativo a passeios ao ar livre, há sempre a opção de abreviar o passeio na área externa e ficar mais tempo pelo museu, onde peças de decoração, moedas, utensílios domésticos, artefactos de trabalho e muitos outros achados arqueológicos são um verdadeiro convite à abstração. É impossível não imaginar a vida e os costumes daquele povo num passado tão longínquo e refletir, junto com as crianças, sobre os costumes daquela época e a origem de hábitos que se perpetuaram ao longo do tempo. É certo e sabido que pelo menos as crianças em idade escolar farão alguma correlação com algo visto nas aulas de História!

[post-ad]

Dica preciosa: aproveitem os dias de sol e levem água, sumo, frutas e outras coisinhas para finalizarem o passeio com um piquenique ao abrigo das oliveiras da área de merendas! Na falta disso, a cafetaria do local dispõe de café, gelados, sumos e lanches para que possam ficar mais um bocadinho a apreciar a zona envolvente, que  é rota de peregrinos e reserva uma paisagem perfeita para o descanso e a contemplação.

A entrada no Museu Monográfico e Ruínas de Conímbriga tem o custo normal de 4,5 € e os bilhetes podem ser adquiridos online. Aos domingos e feriados não são só as crianças que não pagam, a entrada é gratuita para todos os cidadãos residentes no território nacional. Está aberto todos os dias das 10h às 18h. Bons passeios!

Texto e fotos: Andréia Paiva
*A Autora escreve com o Novo Acordo Ortográfico

Mais Histórias

Mosteiro de Celas: uma história escondida no coração de Santo António

Mais de meio ano após a reabertura ao público, há obras de restauro por concluir, mas sobretudo muito património histórico e religioso por descobrir no convento fundado por D. Sancha, a filha do segundo rei de Portugal que trocou a corte pelo
claustro.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Podem celebrar o Dia da Cidade conhecendo-a através de visitas guiadas gratuitas

O município convida a explorar in loco a fundação de Coimbra, o legado da padroeira Rainha Santa Isabel, as obras de Miguel e Eça de Queirós, a doçaria conventual e as visitas ao património passam por outras zonas do concelho.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Já podemos redescobrir a cidade pelos Caminhos de Santo António

A passagem daquele que é considerado o «português mais conhecido (e desconhecido) do mundo» é o gancho para o projecto, distinguido na Geração Coolectiva, que permite abraçar 800 anos de história ao mesmo tempo, com interações com a contemporaneidade da cidade.

quote-icon
Ler mais small-arrow
Contribuir small-arrow

Discover more from Coimbra Coolectiva

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading