Contribuir small-arrow
Voltar à home

COIMBRA NO MUNDO | Bruxelas, Bélgica

Sou um reincidente em Bruxelas, já cá tinha estado em 2014/15 e voltei agora por motivos essencialmente profissionais, é a minha área e o meu habitat natural. Trabalhar junto das instituições europeias é uma mistura de prazer e perseverança, porque é aqui que se define o guião principal das políticas nacionais e municipais (mesmo que […]

Partilha

Sou um reincidente em Bruxelas, já cá tinha estado em 2014/15 e voltei agora por motivos essencialmente profissionais, é a minha área e o meu habitat natural. Trabalhar junto das instituições europeias é uma mistura de prazer e perseverança, porque é aqui que se define o guião principal das políticas nacionais e municipais (mesmo que não pareça), mas também é aqui que estamos numa constante luta para alcançar consensos e caminhos políticos que consigam agradar a 27 países e vários grupos políticos e visões ideológicas/sócio culturais.

Durante os dias da semana, é uma vida intensa, acelerada para cumprir agendas de reuniões, votos, entrevistas… um cardápio de ações para que os eleitos possam verdadeiramente representar os eleitores. É na verdade uma das coisas de que mais gosto, vou buscar aquele pedacinho geek de relações internacionais e, misturado com computadores, telemóveis e um caderno do Star Wars, vou fazendo o que mais gosto: apoiar os decisores políticos. No fim de semana, se não for a Portugal ver a família e o meu filho, Kiko, passeio-me pelos mercados onde costumo comprar pasta fresca e comer um Pad Thai na Place Flagey. Aqui, nada como uma Vedett no Beer Bank durante a tarde/noite acompanhada de umas very typical batatas fritas. Mau, aqui, é fácil: o tempo… se bem que quando faz sol a cidade torna-se viciante.

De Coimbra sinto falta dos amigos, da família, do meu filho. Sem ser isso, o básico, diria que sinto falta de uma cidade serena, em que podemos fazer tudo (ao contrário do que acham os crónicos pessimismos/negativismos) desde que procuremos o que queremos fazer. Do que mais tenho saudades é do Fino e Ovo verde na Cervejaria do Parque… infelizmente esses não vou recuperar.

A ideia é ir de 15 em 15 dias, mas às vezes fico mais tempo em Bruxelas e outras mais tempo em Portugal. Sempre que vou a Coimbra tenho de ir ao Notes ou ao Izakaya Oni… já não sobrevivo sem esses dois projetos incríveis da nossa cidade que me dão a sensação que em Coimbra podemos tudo, até o Tribunal Constitucional.

Do que gostaria mais era de ver um país virado para o sentimento de partilha e comunidade, em que quiséssemos fazer com todos no barco e não com visões clubísticas sem sentido. O que vi nas últimas eleições autárquicas foi uma cidade e país de ódio e desrespeito.

O que me faz considerar voltar, todos os dias, é o Francisco, a família e os amigos, o resto são balanças da vida que qualquer ponte aérea resolve.

David Ferreira da Silva

* O autor escreve segundo o Acordo Ortográfico.

[post-ad]

Mais COIMBRA NO MUNDO:

Mais Histórias

COIMBRA NO MUNDO | Phoenix, Estados Unidos da América

Estou atualmente a viver na cidade de Phoenix, estado do Arizona, nos Estados Unidos. Este é o sexto país (quase inacreditável) onde vivo (temporaria e permanentemente) entre Europa, África e Américas. Desde cedo que tive o gosto de fazer as malas. A primeira vez que viajei de avião para fora do país foi para o […]

quote-icon
Ler mais small-arrow

COIMBRA NO MUNDO | Berlim, Alemanha

Estou a viver em Berlim desde Agosto de 2014. Foi a primeira vez que saí de Portugal para viver fora. A razão pela qual o fiz, resulta de uma viagem que fiz em 2013 com a minha namorada (agora esposa). Desde logo, fiquei com a ideia de que tinha de aqui morar. Adorámos a dinâmica […]

quote-icon
Ler mais small-arrow

COIMBRA NO MUNDO | Londres, Inglaterra

Vivo em Londres. Na verdade, é a segunda vez que vivo aqui embora a primeira tenha sido apenas uns meses, há muito tempo e enquanto estudante. Fora o Reino Unido, já morei na Austrália, Brasil e França, com passagens de poucos meses por outros cantos. O que me levou a fazer as malas pela primeira […]

quote-icon
Ler mais small-arrow
Contribuir small-arrow

Discover more from Coimbra Coolectiva

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading