Contribuir small-arrow
Voltar à home

Está de volta o cantinho dos brinquedos, jogos e livros gratuitos de Coimbra

Por causa da pandemia, o acesso às estantes tinha sido vedado, não era permitida a permanência nem havia brinquedos. Por vários meses, dava um aperto no coração entrar na Ludoteca e Biblioteca Infantil, mas o espaço que faz parte da Biblioteca Municipal de Coimbra está de volta.  Aberto de 2.ª a Sábado na Casa Municipal da […]

Partilha

Por causa da pandemia, o acesso às estantes tinha sido vedado, não era permitida a permanência nem havia brinquedos. Por vários meses, dava um aperto no coração entrar na Ludoteca e Biblioteca Infantil, mas o espaço que faz parte da Biblioteca Municipal de Coimbra está de volta. 

Aberto de 2.ª a Sábado na Casa Municipal da Cultura, à Rua Pedro Monteiro, é indicado para crianças a partir dos 3 anos de idade e até aos 14, sendo que as maiores de 6 até podem lá ficar sem estarem acompanhadas pelos pais, à responsabilidade dos mesmos.

Jogos de tabuleiro, Legos, mini mobiliário e armários repletos de comida a brincar voltaram a fazer as delícias dos mais pequenos. A desinfecção das mãos é obrigatória, mas de qualquer forma o processo já parece mecanizado para os pequenos utentes.

Refúgio até para os pais, a ludoteca é uma alternativa em dias de sol e dias de chuva, como um segundo quarto para as crianças mas longe das tarefas domésticas, onde também se vai recuperando a programação e aproxima-se uma das épocas mais concorridas: o Natal. Sabemos tudo o que está a ser preparado, mas já lá vamos. 

Biblioteca infantil

São cerca de 11 mil títulos, mais uns milhares em depósito, informam-nos. A biblioteca, cuja porta traseira dá acesso ao parque de estacionamento, uma das cantinas da Universidade de Coimbra e um dos espaços do Círculo de Artes Plásticas de Coimbra, tem uma certa magia com as suas vidraças cheias de árvores do Jardim da Sereia. 

Há caixotes no chão, com livros para os mais pequeninos, e depois dezenas de estantes com obras para todas as idades agrupados por géneros e temáticas, desde a ficção à poesia, teatro, banda desenhada e matemática. Percebemos que a banda desenhada mangá e colecções como Percy Jackson e Geronimo Stilton são algumas das mais procuradas, a par com as versões literárias de séries televisivas ou filmes. 

Pode-se levar até 5 livros emprestados para casa gratuitamente, por 15 dias, e para isso cada criança só tem de ter o cartão da biblioteca, que facilmente se faz na hora. 

Hora do Conto

Sempre com a missão de promover a leitura, além dos puffes, mesinhas e tapetes, há espaços sempre decorados de forma diferente onde acontece a Hora do Conto. Um deles é ao cimo de umas escadas secretas, decoradas com desenhos de troncos de árvores, folhas e personagens de histórias. No Verão, as sessões de contos são à varanda, também gratuitas mas com limite para cerca de 24 pessoas entre crianças e adultos.  

Natal

Uma boa altura para ouvir histórias que recordam o significado da quadra, este é o programa de Dezembro na Casa da Cultura: 

2 Dezembro – 14 Janeiro
Exposição Natal nas asas do Arco-Íris com ilustrações originais de Sara Serra, do livro com o mesmo nome escrito por Alice Cardoso + Exposição bibliográfica de livros sobre o Natal

3 Dezembro, 6ªfeira, 18h
Contos de Inverno
Para crianças dos 3 aos 5 anos acompanhadas por um adulto. Inscrições a partir de 26 de
Novembro.

11 Dezembro, sábado, 16h
Encontro com Alice Cardoso
A escritora apresenta o mais recente livro: Natal nas asas do arco-íris. Actividade para toda a família. Inscrições a partir de 3 de Dezembro.

17 Dezembro, 6ª feira, 18h
Contos do
 avental
Hora do conto para crianças dos 3 aos 5 anos,
acompanhadas por um adulto. Inscrições a
partir de 10 de Dezembro.

18 Dezembro, sábado, 16h
Encontro com Milú Loureiro
A autora apresenta os últimos livros. Actividade para toda a família. Inscrições a partir de 10 de Dezembro.

22 Dezembro, 4ªfeira, 18h
Contos de Natal
Actividade para crianças dos 3 aos 5 anos,
acompanhadas por um adulto. Inscrições a
partir de 17 de Dezembro.

29 Dezembro, 4ªfeira, 18h
Contos com neve
Hora do conto destinada a crianças com mais de 6 anos. Inscrições a partir de 23 de Dezembro.

 

Para todas as atividades é necessária inscrição prévia, que é gratuita. Os pedidos de inscrição e informações deverão ser dirigidos à Biblioteca Infantil/Ludoteca, no local, através do email: biblioteca.infantil@cm-coimbra.pt ou pelo telefone 239702630. As crianças com menos de 6 anos de idade devem ser acompanhadas por um adulto e apela-se à pontualidade.

Texto e fotos: Filipa Queiroz 

Mais Histórias

Há novidades no Exploratório de Coimbra e incluem um Labirinto e um Babylab

Prestes a inaugurar uma nova exposição principal dedicada à água e com a zona exterior quase (e finalmente) requalificada, o Exploratório tem um novo espaço que alia diversão e conhecimento para os mais novos.

quote-icon
Ler mais small-arrow

O Festival Género ao Centro regressa em força para a segunda edição

A literatura e o poder da palavra comandam a segunda edição do programa, que tem como principal foco a promoção da igualdade de género e defesa dos direitos humanos junto às camadas mais jovens. Acontece de 24 a 26 deste mês em Coimbra, Condeixa-a-Nova e Góis.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Novo Bauhaus Europeu: Sábado (re)imagina-se Coimbra na Rua Adelino Veiga

E se numa rua morassem todos os sonhos de uma cidade? No dia 11 de Junho, entre as 10h e as 19h, qual Cinderela a Adelino Veiga será a Rua Zero enchendo-se de convívio, arte, ideias e sobretudo futuro de possibilidades bonitas, inclusivas e sustentáveis.

quote-icon
Ler mais small-arrow
Contribuir small-arrow