Contribuir small-arrow
Voltar à home

5 semanas de programas de Natal em Coimbra

Até 6 de janeiro, todos os caminhos vão dar à Baixa de Coimbra. A programação natalícia deste ano procura tornar esta zona comercial da cidade mais atractiva e dinâmica, e inclui vários concertos, um ciclo de cantares tradicionais de temática natalícia, iniciativas de caráter literário, lúdico e pedagógico dirigidas a todos os públicos, visitas guiadas, […]

Partilha

Até 6 de janeiro, todos os caminhos vão dar à Baixa de Coimbra. A programação natalícia deste ano procura tornar esta zona comercial da cidade mais atractiva e dinâmica, e inclui vários concertos, um ciclo de cantares tradicionais de temática natalícia, iniciativas de caráter literário, lúdico e pedagógico dirigidas a todos os públicos, visitas guiadas, exposições de presépios e muitas outras iniciativas prometem animar a cidade.

No primeiro dia festivo, 3 de dezembro, a Baixa de Coimbra anoiteceu com muita gente nas ruas, olhares entusiasmados dos mais pequenos que encontraram o Pai Natal ou experimentaram uma pequena viagem no comboio natalício que parte da Portagem e vai até à Praça 8 de Maio.

Organizadas pela Câmara Municipal de Coimbra, em articulação com a Associação de Promoção da Baixa de Coimbra (APBC),  as atividades começaram no dia 3 de dezembro, (sexta-feira), com o início de alguns dos destaques na Baixa de Coimbra como o comboio de Natal, que fará um percurso pela Baixa, um carrossel parisiense, no Largo da Portagem (que ainda não tinha sido montado no dia 3), e uma tenda com insufláveis, trampolim e o sítio do Pai Natal, com ateliê de pinturas, na Praça do Comércio.

Se levarem crianças, considerem alguns tempos de espera para as actividades que requeiram limpeza e desinfeção dos materiais e tenham lotação limitada, como é o caso dos insufláveis na Praça do Comércio.

Concertos

O programa conta com a realização de diversos concertos nos quatro cantos da cidade, entre os quais a nota de imprensa da CMC destaca Filipe Pinto-Ribeiro, pianista de renome internacional, a que se associa um quarteto de cordas, um concerto oferecido à cidade, marcado para dia 12 de dezembro, pelas 15h00, no Salão Nobre.

Outros concertos que integram a programação deste ano são Jubilate, pelo Quarteto Santa Cruz, José Carlos Oliveira (órgão) e a mezzo-soprano Nélia Gonçalves; Coimbra Canta o Natal, com a Orquestra Clássica do Centro, André Sardet e o Coimbra Faist Choir, no Convento São Francisco; “O Magnum Mysterium”, protagonizado pelo Manuel Faria Ensemble; e “Notas de Natal” – INATEL, que juntará o Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra e o Fado ao Centro.

O tradicional Concerto de Ano Novo, a cargo da Orquestra Clássica do Centro, encerrará o ciclo dos grandes concertos de Natal proporcionados pela CM Coimbra, no dia 6 de janeiro, no grande auditório do Convento São Francisco.

Cantares de Natal – Cantar ao Menino

Este ciclo vai envolver um conjunto de oito grupos de etnografia e folclore do concelho na apresentação de repertório que enaltece a Natividade, em diferentes espaços de relevante importância histórica, cultural e de sociabilidade da Baixa da cidade. O Largo da Portagem, a Praça 8 de Maio e as Escadas de São Tiago acolhem esta iniciativa nos sábados de 4, 11 e 18 de dezembro.

Presépios

O presépio da autoria de Cabral Antunes e o tradicional presépio da Companhia Municipal de Bombeiros Sapadores de Coimbra vão estar novamente expostos ao público, respetivamente, no piso térreo do Mercado Municipal D. Pedro V e na Casa Municipal da Proteção Civil. A Casa Municipal da Cultura terá ainda patente uma exposição de presépios artesanais, promovendo o trabalho desenvolvido pelas mãos de artesãos de várias regiões do país.

Visitas guiadas

A mais antiga representação artística da Natividade será também tema de uma das visitas guiadas municipais, a qual incidirá sobre o presépio da igreja de Santo António dos Olivais, de autoria de Joaquim Machado de Castro. Ainda no âmbito dos roteiros temáticos municipais, será abordada a doçaria conventual criada nos Mosteiros e Conventos de Coimbra na visita guiada intitulada “Doces Sabores dos Mosteiros de Coimbra”.

Biblioteca Infantil/Ludoteca

A Casa Municipal da Cultura vai realizar as habituais Horas do Conto, a apresentação de livros infantojuvenis e um encontro com as escritoras Alice Cardoso e Milú Loureiro. Em destaque estarão expostos, no espaço infanto-juvenil, um vasto conjunto de livros sobre o Natal, no intuito de promover a leitura junto dos utilizadores da Biblioteca.

Rede Anexa de Bibliotecas Municipais

Em Almalaguês, Assafarge, Brasfemes, Souselas e Trouxemil vão ser dinamizadas atividades dirigidas às famílias, como as “Estórias de Natal em família e ao fim do dia!”. Até 7 de janeiro de 2022, nas oito Bibliotecas Anexas Municipais, os mais novos têm direito à hora do conto “O primeiro Natal dos animais e outras estórias originais!”, também disponível para grupos escolares e centros de atividades de tempos livres.

Casa da Escrita

Vão realizar-se dois ateliês de artes decorativas, um peddy-paper e uma oficina de escrita (com leituras e exercícios poéticos e de escrita associados a textos alusivos ao Natal), ações dirigidas a crianças com idades compreendidas entre os 8 e os 14 anos. Na vertente da literatura e poesia, o público poderá participar nas “Conversas d(o)e Natal”, leitura de poemas de Natal pelo grupo declAMAR Poesia e uma conferência intitulada “O Natal”, por Anselmo Borges.

Serviço Educativo

A CMC disponibiliza também oficinas de expressão plástica e visitas ao Edifício Chiado (Coleção Telo de Morais), à Torre de Almedina (Núcleo da Cidade Muralhada) e ao Centro de Arte Contemporânea de Coimbra.

Convento São Francisco

A par com a programação prevista na área da música e do teatro/marionetas, disponibiliza para os mais pequenos o espetáculo de Circo Contemporâneo Jay Gillian e um concerto para bebés.

Praça do Comércio

Além da tenda com diversões infantis, este espaço irá acolher uma edição da Feira de Artesanato Urbano, no dia 11 de dezembro (sábado) e uma Feira de Doçaria, no dia 18 de dezembro (sábado), organizada pelo Grupo Folclórico de Coimbra.

Iluminação de Natal

No dia 3 de dezembro, na Praça 8 de Maio, foram inauguradas as luzes de Natal que prometem dar mais brilho à área urbana de Coimbra. Esta ocasião foi acompanhada por uma atuação do Quarteto de Saxofones da Orquestra de Sopros de Coimbra.

A iluminação festiva vai estar acesa até ao dia 7 de janeiro de 2022, nos seguintes horários: de segunda a quinta-feira das 14h às 22h; sextas-feiras das 14h às 24h; aos sábados das 11h às 24h; aos domingos das 11h às 22h; no dia 24 de dezembro das 11h às 17h e no dia de Natal das 15h às 20h.

A cidade cobre-se de luz nos seguintes locais: Varandim do Convento São Francisco, Rotunda em frente ao Convento São Francisco (Rossio de Santa Clara), Av. João das Regras, Praça das Cortes, Rotunda da Praça das Cortes, Ponte Santa Clara, Largo da Portagem, Rua da Sota. Entrada das Escadas do Gato, Rua Ferreira Borges, Rua Visconde da Luz, Quebra Costas, Praça 8 de Maio e fachada dos Paços do Concelho, entradas da Rua Martins de Carvalho (Figueirinhas), Rua do Corvo, Rua da Loiça, Rua da Moeda, Rua das Padeiras, Rua Adelino Veiga e Rua das Azeiteiras, Largo do Romal, Largo do Poço, Largo da Freiria, Largo do Paço do Conde, Largo das Ameias, Largo das Olarias, Rua dos Sapateiros, Praça do Comércio, Rua da Sofia, Terreiro da Erva, Mercado Municipal D. Pedro V, Praça da República, Largo da Cruz de Celas e zona comercial do Gira Solum.

Texto: Joana Pires Araújo a partir da nota de imprensa da CMC
Fotos: Joana Pires Araújo

Mais Histórias

Descobrimos o admirável Percurso Interpretativo do Ensino da Escola Agrária de Coimbra

O núcleo expositivo e museológico, organizado ao longo dos corredores e da biblioteca da escola, dá a conhecer como foram, como são e como fazer as técnicas e processos ligados à produção agrícola.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Já podem juntar um café quentinho à visita ao baloiço do Seminário

O interessante Seminário Maior de Coimbra, de que já falámos aqui, é um excelente local para assistir ao pôr do sol, aproveitar uma tarde com amigos e apreciar uma vista única de Coimbra. Mas na zona exterior do edifício, além de poderem tirar uma das fotos mais badaladas da cidade no Instagram, agora também podem […]

quote-icon
Ler mais small-arrow

Estas empresas de Coimbra deram cartas na Web Summit

De 1 a 4 de Novembro de 2021, Lisboa foi casa da conferência de tecnologia mais badalada do momento. Nos pavilhões da FIL e na Altice Arena, que acolhem o evento, sentiu-se o pulsar da inovação, tecnologia e novidade. Estivemos lá e, nesta que foi uma edição histórica por pela primeira vez mais de metade […]

quote-icon
Ler mais small-arrow
Contribuir small-arrow

Discover more from Coimbra Coolectiva

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading