Contribuir small-arrow
Voltar à home

Coisas para fazer em Coimbra

Para além da programação do primeiro momento da Anozero – Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra, das diversas actividades do programa de festas apresentado pela Câmara Municipal e da peça Da Família, recém-estreada pelo Teatrão, a cidade não pára de nos acenar com razões para sairmos de casa. Se explorarem a nossa Agenda, encontram muitas […]

Partilha

Para além da programação do primeiro momento da Anozero – Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra, das diversas actividades do programa de festas apresentado pela Câmara Municipal e da peça Da Família, recém-estreada pelo Teatrão, a cidade não pára de nos acenar com razões para sairmos de casa.

Se explorarem a nossa Agenda, encontram muitas outras propostas de exposições, peças de teatro, feiras e mercados, actividades para crianças, concertos, cinema, entre muitos outros bons programas que nos fazem pegar nos casacos e ir, ver, sentir.

Rua Marquise

Uma vez mais, o Marquise (um projecto de ilustração da Casa da Esquina), vai alegrar as montras da Alta e da Baixa com os trabalhos de 10 ilustradores e ilustradoras. Amargo, Carla Sofia/Tatiana Santos, Filipa Namorado, Joana Corker, Marco Taylor, Miguel Ruivo, Paul Hardman, Ricardo Jorge, Tiago M., são os/as artistas convidados/as para esta edição dedicada à sustentabilidade. Paralelamente, o programa disporá também de vídeos de Tiago Cerveira que podem ser visionados nas redes sociais da Casa da Esquina e da APBC.

QUANDO? De 7 Dezembro a 7 Janeiro de 2022
ONDE? Comércio local (Alta e Baixa de Coimbra)

O Gajo

O primeiro concerto do ciclo As Guitarras Não Têm Saudade acontece com O Gajo e a sua viola campaniça. Reservas: 912 624 531.

QUANDO? 9 Dezembro, às 19h 
ONDE? Casa das Artes Bissaya Barreto

Gambiarra

Exposição de pintura e ilustração de Carolina Mota, Constança Duarte e Sara Ataíde. Aberto diariamente, das 11h às 00h00.

QUANDO? Até 8 de Janeiro de 2022
ONDE? Galeria A Camponeza (Baixa de Coimbra)

Dezembro na Casa do Cinema de Coimbra

A programação de Dezembro da Casa do Cinema de Coimbra integra curtas-metragens e filmes premiados na XXVII Edição do Festival Caminhos Cinema Português, ciclo Doc Brasil em parceria com a Nitrato Filmes, o ciclo Cem Anos do Fila K Cineclube, Filmes de Culto Spamflix, o Dia do Cinematógrafo pelo Centro de Estudos Cinematográficos, o regresso de Matrix e ainda duas Matinés Infantis.

QUANDO? Durante todo o mês de Dezembro 
ONDE? Galerias Avenida (Sala 2)

O Jogador

O filme de Paul Schrader centra-se num contador de cartas (uma estratégia de jogo ilícita) e veterano de Abu Ghraib com um vício de jogo, que busca a redenção e que se vê obrigado dar orientações ao jovem filho de um ex-colega na medida em que têm um inimigo comum. The Card Counter tem Martin Scorsese como produtor executivo, assinalando a primeira vez que os dois cineastas partilham créditos desde “Por Um Fio” (1999). M/16

QUANDO? 10 Dezembro, às 21h
ONDE? TAGV – Teatro Académico de Gil Vicente

Lugares Sonoros

Os passeios sonoros conduzidos por Luís Antero, e passam por São João do Campo (dia 11, às 14h30), São Silvestre (dia 12, às 10h30) e São Martinho de Árvore (dia 12, às 14h30), encerram o ciclo de actividades do programa “Fora dos Eixos” em 2021. Reservas através de jazzaocentro@gmail.com.

QUANDO? 11 e 12 Dezembro 11, às 14h30
ONDE? S. João do Campo, S. Silvestre e S. Martinho da Árvore

30 Metros

Trata-se de uma visita para ficar a conhecer os bastidores, fosso de orquestra e os alçapões, caixa de palco e os seus 30 metros desde o subsolo até ao tecto, que permitem que a “magia” dos espectáculos aconteça.
M/8. Inscrições:  239 857 191, 15h às 20h; bilheteira@coimbraconvento.pt.

QUANDO? 11 Dezembro 11, às 15h
ONDE? Convento São Francisco

Supermarket

Presentes para todos os gostos e carteiras, com destaque para a gastronomia, a literatura, o artesanato, segunda mão ou ilustração. 

QUANDO? 11 e 12 Dezembro 11, das 14h às 19h 
ONDE? Casa da Esquina

Velhos São os Trapos

Integrado na iniciativa “Natal Presente 2021”, da comunidade do Seminário Maior, vai decorrer a peça “Velhos São os Trapos”, da companhia Atrapalharte. Trata-se de um evento de cariz solidário cujo objectivo é levar mais ‘calor’ a muitas pessoas, famílias e idosos mais carenciados ou que vivem sozinhos.

QUANDO? 12 Dezembro 12, às 17h
ONDE? Seminário Maior de Coimbra (Salão São Tomás)

Texto: Joana Pires Araújo (a partir das diversas notas de imprensa)
Fotos: Teatrão, Tiago Cerveira para a Casa da Esquina, O Gajo, A Camponeza, Teatro Académico de Gil Vicente, JACC, Convento São Francisco, Casa da Esquina e Seminário Maior de Coimbra

Mais Histórias

Qual é a vossa arte urbana?

Digam-nos de qual gostam, dir-vos-emos quem são. Fizemos um roteiro das manifestações de arte urbana nas paredes desta cidade que há 900 anos expõem intervenção e liberdade.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Coisas para Fazer em Coimbra

Além das comemorações dos 50 anos da Revolução dos Cravos, a Coimbra BD está de regresso e Abril Dança, canta, ouve e lê por estes dias.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Jovens do TUMO pedem de novo a palavra para «escrever o futuro»

55 anos depois, o corajoso ato de um estudante de Coimbra que pediu a palavra quando falar era proibido continua a inspirar jovens alunos a manifestarem-se. O resultado é uma exposição em parceria com a Anozero, onde arte e tecnologia se fundem para manter a chama da liberdade acesa.

quote-icon
Ler mais small-arrow
Contribuir small-arrow

Discover more from Coimbra Coolectiva

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading