Contribuir small-arrow
Voltar à home

Vai ser um Ilustríssimo fim-de-semana no Parque Verde

Depois do enorme sucesso da primeira edição no Verão, está de volta a Coimbra e mesmo a tempo do Natal o Ilustríssimo – Mercado de Ilustração. Durante o fim-de-semana de 18 e 19 de Dezembro, as três livrarias da cidade dedicadas à ilustração – Bruaá, Dr. Kartoon e Faz de Conto – reúnem-se no Exploratório das 10h às […]

Partilha

Depois do enorme sucesso da primeira edição no Verão, está de volta a Coimbra e mesmo a tempo do Natal o Ilustríssimo – Mercado de Ilustração. Durante o fim-de-semana de 18 e 19 de Dezembro, as três livrarias da cidade dedicadas à ilustração – Bruaá, Dr. Kartoon e Faz de Conto – reúnem-se no Exploratório das 10h às 19h, e a elas juntam-se cerca de 20 escritores e ilustradores. 

O Ilustríssimo é um mercado e uma mostra onde os visitantes têm contacto próximo com os autores, editores e livreiros, num ambiente acolhedor e rodeado de natureza, no Parque Verde do Mondego. Apesar de as três livrarias organizadoras  se dedicarem à ilustração, têm uma selecção bastante diferente por isso completam-se. 

Além de livros, podem comprar zines, prints e outros artigos relacionados com ilustração. Como a ligação ao livro é o ponto principal, os curadores privilegiam ilustradores que tenham obras, suas ou ilustradas para outros autores e há várias actividades a preencher os dois dias de evento, desde sessões de histórias, apresentações de livros, oficinas de ciência e ilustração para famílias a sessões de autógrafos.

Das 10h às 19h, na Galeria do Edifício Principal do Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra, no Parque Verde, podem conhecer e comprar trabalhos originais e participar nas várias atividades promovidas pelo evento. 

André Caetano que, para além de ilustrador que estará presente nas mesas do mercado e nas apresentações, faz parte da organização do Ilustríssimo desde o primeiro dia da sua criação explica que o Ilustríssimo é para ele uma oportunidade de contribuir para que os ilustradores tenham o palco principal num evento dedicado aos livros, em Coimbra.

O apelo da possibilidade de contacto humano e de dar à cidade uma coisa mesmo boa é o que motiva a ilustradora e editora Ana Biscaia a marcar presença durante o fim de semana. O mesmo sente Joana Afonso: Mais uma boa razão para ir dar um passeio a Coimbra. Já todos tinham saudades deste tipo de eventos. É uma ótima oportunidade para conhecer novos trabalhos/autores ou voltar a ver caras conhecidas.

Raquel Costa, ilustradora que estará no mercado no dia 18 e uma das autoras que estará a apresentar a Antologia de BD Ditirambus, afirma que o Ilustríssimo é um evento que, apesar demuito recente, construiu já um lugar bem sólido no panorama nacional, revelando ainda imensopotencial para crescer.

Mais do que um mercado de ilustração, é acima de tudo uma mostra do trabalho realizado em Portugal no âmbito da edição do livro ilustrado. Com a sua missão de promover um contacto próximo entre autores, livreiros e os seus leitores, promove também um fundamental fortalecimento da comunidade. É já uma marca obrigatória no calendário.

Segundo Constança Duarte, ilustradora que estará presente no dia 19 no mercado, o ilustríssimo é um novo palco para a ilustração em Coimbra, com o potencial de criar novos públicos, de trazer à cidade todos os curiosos que se maravilham com as histórias e desenhos que saem das mãos dos autores e ilustradores. Anabela Dias vem do Porto para o mercado, mas diz: Voltar a Coimbra é voltar a casa. Divulgar aqui o meu trabalho é estar no lugar que fez de mim ilustradora. É bom mostrar o que faço e ter a oportunidade de me poder cruzar também com outros ilustradores. Tenho sentido uma movida artística em Coimbra. A cidade mexe, atira Filipe Abranches, que vem de Lisboa mostrar o seu trabalho com o projeto UMBRA.

Com a programação alargada e para todos os públicos, o Ilustríssimo é uma bela oportunidade para conhecer quem está por detrás do trabalho de criar um livro, conversar sobre o processo criativo, descobrir edições de autor e levar para casa trabalhos e livros únicos.

Esta é a lista dos autores confirmados: Ana BiscaiaAnabela Dias, André CaetanoAndré Oliveira, Catarina VieiraCátia VideConstança Duarte, Filipe Abranches (UMBRA),  Henrique e Duarte Gandum, Joana AfonsoLuís SimõesMiguel JorgeNuno SaraivaRaquel Costa aka Little Black Spot, Ricardo Baptista  Ricardo Ladeira

Entretanto na Alta e Baixa de Coimbra, também há ilustração nas 10 montras do Rua Marquise, numa combinação entre apoio à arte e ao comércio local. Este ano a iniciativa da Casa da Esquina com a Baixa de Coimbra, e os seus associados e artistas, é dedicada à sustentabilidade. 

Texto: Filipa Queiroz 
Fotos: Filipa Queiroz, André Caetano

Mais Histórias

Coisas para Fazer em Coimbra

Celebramos os 50 anos do 25 de abril com a estreia do nosso primeiro documentário original. Estreia dia 24 de abril, no TUMO, e é um entre tantos contributos que tornam a data ainda mais bonita e importante do que já era. Celebremos a liberdade.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Coisas para Fazer em Coimbra

O calor vem acompanhado de grandes nomes da música brasileira da actualidade este fim-de-semana, mas a agenda ferve de muitas outras propostas para todos os gostos e carteiras.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Já seguem o João Pardal nas redes, estudante de Coimbra…em 1969?

De forma cronológica, factual, na primeira pessoa e aos quadradinhos: a cooperativa de história Rebobinar encontrou uma nova forma de contar como o movimento estudantil de Coimbra antecipou a revolução de Abril. Conheçam o jovem que, há 55 anos, já andava pelas redes sociais a registar o que via.

quote-icon
Ler mais small-arrow
Contribuir small-arrow

Discover more from Coimbra Coolectiva

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading