Contribuir small-arrow
Voltar à home

Coisas para fazer em Coimbra

Entramos com o pé direito na última quinzena do ano, sem abrandar o ritmo da diversidade de programas para todas as idades, gostos e feitios. As festividades natalícias dão o mote a muitas actividades, sendo o tema de concertos, leitura de contos, visitas guiadas e mercados. Como sempre, há mais (muito mais) para fazer para […]

Partilha

Entramos com o pé direito na última quinzena do ano, sem abrandar o ritmo da diversidade de programas para todas as idades, gostos e feitios. As festividades natalícias dão o mote a muitas actividades, sendo o tema de concertos, leitura de contos, visitas guiadas e mercados.

Como sempre, há mais (muito mais) para fazer para lá destes destaques semanais. Basta explorar a nossa Agenda para encontrar muitas outras propostas de exposições, peças de teatro, feiras e mercados, actividades para crianças, concertos, cinema, entre muitas outras formas de viver a cidade.

Concerto de Natal

O Grupo de Metais da Tuna Académica da Universidade de Coimbra anima o Café Santa Cruz com cantares natalícios.

QUANDO? 16 Dezembro
ONDE? Café Santa Cruz

Contos do Avental

Hora do conto para crianças dos 3 aos 5 anos acompanhadas por um adulto.

Inscrições a partir de 10 de Dezembro pelo telefone: 239 702 630 ou por email: biblioteca.infantil@cm-coimbra.pt.

QUANDO? 17 Dezembro 17, 18h
ONDE? Biblioteca Infantil /Ludoteca (Casa Municipal da Cultura)

Matinée

A Matinée na Casa das Artes estará a cargo de Maria Tifóide + ATERG, duas DJs da Rádio Universidade de Coimbra com experiência em música de dança e músicas do mundo.

QUANDO? 17 Dezembro 18h
ONDE? Casa das Artes Bissaya Barreto

The Legendary Tigerman

The Legendary Tigerman é o alter-ego de Paulo Furtado. A este one-man-band junta-se, neste novo trabalho, o saxofonista João Cabrita. Um concerto integrado na programação do Festival A Date With Lux.

QUANDO? 17 Dezembro, 21h30
ONDE? TAGV – Teatro Académico de Gil Vicente

Roteiros Religiosos: O Presépio

Visita guiada ao presépio da Igreja de Santo António dos Olivais, com o objectivo de dar a conhecer as origens e evolução ao longo dos tempos deste modo de sentir o Natal no mundo português.

Lotação: entre 5 pessoas (mínimo) e 10 pessoas (máximo). Uso obrigatório de máscara. Reserva obrigatória de lugar: 239 702 630 – Divisão de Cultura e Promoção Turística.

QUANDO? 17 Dezembro, 15h
ONDE? Ponto de encontro: Escadaria da Igreja de Santo António dos Olivais

Pešpäkøvå + Julius Gabriel + Ricardo Martins

O duo Pešpäkøvå (Gonçalo Parreirão e Ricardo Brito) vai reunir-se com Julius Gabriel e Ricardo Martins e mostrar o resultado do trabalho da residência artística desenvolvida pelo quarteto. Reservas: gremiooperario.coimbra@gmail.com

QUANDO? Dezembro 17, 21h30
ONDE? Grémio Operário de Coimbra

Ilustríssimo

A segunda edição do Mercado de Ilustração junta as três livrarias da cidade dedicadas à ilustração (Bruaá / Livraria do Convento, Dr. Kartoon e Faz de Conto) e cerca de 20 ilustradores.

QUANDO? 18 e 19 Dezembro, 10h-19h
ONDE? Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra (espaço exterior)

Ficar a Ver Estrelas

Concerto para toda a família, pelo Taleguinho, o projecto musical para a infância de Catarina Moura e Luís Pedro Madeira. Será apresentado um reportório de músicas de Natal do cancioneiro Galaico-Português.

QUANDO? 18 Dezembro, 11h
ONDE? TCSB – Teatro da Cerca de São Bernardo

Flor Fantasma

Mariana Caló e Francisco Queimadela apresentam o seu trabalho na exposição “Flor Fantasma”, com curadoria de Ana Anacleto, no âmbito do Ciclo Museu das Obsessões.

Horário: Terça a Domingo, das 14h às 18h45.

QUANDO? Até 20 Fevereiro 2022
ONDE? CAV/ Encontros de Fotografia

Presépio dos Bombeiros Sapadores de Coimbra

O tradicional presépio da Companhia Municipal de Bombeiros Sapadores de Coimbra, um projecto com mais de 90 anos e que actualmente integra cerca de 150 figuras de barro pintado, luzes e engenhos que lhe dão “vida” e movimento, pode ser visitado todos os dias das 10h às 20h. Este ano, o presépio conta, ainda, com uma exposição temática dedicada à pandemia da COVID-19, expondo os equipamentos utilizados pelos bombeiros no apoio aos cidadãos nas diversas vertentes.

QUANDO? Até 7 Janeiro 2022
ONDE? Casa Municipal da Proteção Civil (Avenida Mendes Silva)

Rua Marquise

O Marquise (um projecto de ilustração da Casa da Esquina) continua a alegrar as montras da Alta e da Baixa com os trabalhos de 10 ilustradores e ilustradoras. Amargo, Carla Sofia/Tatiana Santos, Filipa Namorado, Joana Corker, Marco Taylor, Miguel Ruivo, Paul Hardman, Ricardo Jorge, Tiago M., são os/as artistas convidados/as para esta edição dedicada à sustentabilidade. Paralelamente, o programa disporá também de vídeos de Tiago Cerveira que podem ser visionados nas redes sociais da Casa da Esquina e da APBC.

QUANDO? Até 7 Janeiro 2022
ONDE? Lojas de comércio local, na Alta e Baixa de Coimbra

Mercado de Natal

Mais uma edição do Mercado de Natal, que conta com a participação de artesãos, produtores locais, associações solidárias, culturais e desportivas, escolas e instituições das freguesias organizadoras, bem como empresas e pequenos lojistas.
Horário: de Domingo a Quarta, das 14h às 20h30. Sexta e Sábado, das 14h às 22h.

QUANDO? Até 24 Dezembro 
ONDE? Vale das Flores (Junto aos Bombeiros Sapadores)

Texto: Joana Pires Araújo (a partir das diversas notas de imprensa)
Fotos: Café Santa Cruz, Biblioteca infantil/Ludoteca, Casa das Artes Bissaya Barreto, The Legendary Tigerman, Câmara Municipal de Coimbra, Grémio Operário de Coimbra, Faz de Conto, Taleguinho, CAV/Encontros de Fotografia, Tiago Cerveira para Casa da Esquina e Mercado de Natal de Coimbra

Mais Histórias

Coisas para Fazer em Coimbra

Celebramos os 50 anos do 25 de abril com a estreia do nosso primeiro documentário original. Estreia dia 24 de abril, no TUMO, e é um entre tantos contributos que tornam a data ainda mais bonita e importante do que já era. Celebremos a liberdade.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Coisas para Fazer em Coimbra

O calor vem acompanhado de grandes nomes da música brasileira da actualidade este fim-de-semana, mas a agenda ferve de muitas outras propostas para todos os gostos e carteiras.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Já seguem o João Pardal nas redes, estudante de Coimbra…em 1969?

De forma cronológica, factual, na primeira pessoa e aos quadradinhos: a cooperativa de história Rebobinar encontrou uma nova forma de contar como o movimento estudantil de Coimbra antecipou a revolução de Abril. Conheçam o jovem que, há 55 anos, já andava pelas redes sociais a registar o que via.

quote-icon
Ler mais small-arrow
Contribuir small-arrow

Discover more from Coimbra Coolectiva

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading