Contribuir small-arrow
Voltar à home
Explorem

Tudo o que acontece em Coimbra

Adicionem um evento

Agenda colaborativa

Coisas para fazer em Coimbra

O que é que vos apetece: arte contemporânea, literatura, música, teatro infantil, conversas, flores, arraial ou francesinhas?

Partilha

Explorem

Tudo o que acontece em Coimbra

Adicionem um evento

Agenda colaborativa

Além de uns bons mergulhos, que possivelmente estão mesmo a apetecer, lembramos que a Anozero – Bienal de Arte Contemporânea continua de portas abertas no Mosteiro de Santa Clara-a-Nova e outros espaços da cidade, também o festival Epicentro e este fim-de-semana o Ciclo de Concertos de Coimbra. Se apetecer comer fora e conviver, no Jardim da Sereia espera-vos o Festival das Francesinhas, há Brunch Popular no Grémio Operário e Festa do Mercado no Mercado D. Pedro V. Já a bebida, pode ser no Pint of Science. Vejam os nossos destaques culturais desta semana ou consultem tudo o que se passa na cidade na Agenda.

Hélder Bruno

Sexta-feira, 6 de Maio, no TAGV – Teatro Académico de Gil Vicente 
Apresentação do segundo álbum «Under a Water Sky», que conta com as participações de Maria João (jazz), Sérgio Carolino (tuba), Mafalda Camilo (voz), Marito Marques (percussão), Ana Maria Rosa (voz), O Gajo (viola campaniça), Vasco Casais (cordofones), Carlos Martins «Rato» (voz), Maria Kagan e Tünde Hadady (violinos), Rogério Monteiro (viola d’arco), Feodor Kolpashnikov (violoncelo), Miguel Falcão (contrabaixo).

Festival das Francesinhas

6 a 15 de Maio, das 12h às 23h no Jardim da Sereia
Restaurantes portuenses vão rumar até à cidade dos estudantes para mostrarem o que valem na produção da iguaria. O horário à semana é entre as 12h e as 15h e das 19h às 23h. Ao fim-de-semana o é contínuo, das 12h às 23h. Trata-se de uma iniciativa promovida pela União das Freguesias de Coimbra e Câmara Municipal.

Pensão Flor

Sábado, 7 de Maio, às 21h30 no Convento São Francisco
Depois dos álbuns «O Caso da Pensão Flor e de Sul», os Pensão Flor apresentam «A Cidade», onde a música portuguesa de raiz se interlaça com o tango, a morna, a pop vintage ou a música erudita do romantismo.

Linda Martini

Sábado, 7 de Maio às 22h no Salão Brazil
«Errôr», o muito aguardado novo álbum da banda, produzido por Santi Garcia, conta com 12 novas canções (três das quais desvendadas ao longo de 2021: «E Não Sobrou Ninguém», «Horário de Verão» e «Taxonomia»).

Anozero – Bienal de Arte Contemporânea

Sábados, às 15h, no Mosteiro de Santa Clara-a-Nova
Há exposições para ver no Mosteiro de Santa-Clara-a-Nova, na Estufa Fria do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra e no Círculo de Artes Plásticas (Sede e Sereia), além de programação Convergente por toda a cidade, que podem consultar aqui. Todos os Sábados, às 15h, há visitas mediadas por Jorge Cabrera que envolvem a história do lugar, o eixo de curadoria e as obras da exposição do Anozero’21-22 no Mosteiro, abertas a todos e sem necessidade de agendamento.

Ciclo de Concertos de Coimbra

Até 8 de Maio, vários horários e locais
Tem o mote «A cidade, a música e o tempo», três dimensões que, entrelaçadas, ganham forma e cor (o espaço, a criatividade e a história) e confluem no certame conimbricence. O ciclo propõe um roteiro pelos vários espaços da cidade recentemente elevada a Património Mundial da UNESCO – bem como pelos tempos que vão habitando esses espaços. Os locais mais emblemáticos de Coimbra acolhem uma viagem, com várias paragens, pela cultura musical ocidental que nos une.

Brunch Popular

Sábado e Domingo, 7 e 8 de Maio, a partir das 11h no Grémio Operário de Coimbra
Primeira edição deste arraial ao estilo dos Santos Populares, repleto de musica e animação, comida e bebida e algumas surpresas.

Festa da Flor e da Planta

Sábado, 7 de Maio, 10h às 18h30 na Baixa de Coimbra
O evento organizado pela Câmara Municipal de Coimbra regressa à programação cultural, de forma a celebrar a natureza e a biodiversidade, após dois anos de interregno devido à pandemia da COVID-19. As principais praças, largos e ruas da Baixa vão encher-se de flores, plantas e tapetes floridos, a que se junta a habitual animação musical e a presença de doçaria regional confecionada por associações de cariz etnográfico e folclórico de Coimbra.

EPICENTRO

Sexta-feira 6 (17h), Sábado 7 (15h) e Domingo 8 (17h) de Maio, no Centro de Artes Visuais
Criar ou consumir cultura é fundamental, mas pensar e falar sobre ela não é menos importante. É esse o mote de um conjunto de Conversas promovidas pelo Festival Epicentro, cada uma com um painel distinto e diferentes pontos de partida temáticos: Indústria da Música, Cidades Criativas, Programação, Comunicação. E a completar o ambiente ideal para convívio e as trocas de impressões paralelas, há DJ Sets todas as tardes.

A Pint of Science Portugal

9, 10 e 11 de Maio, vários horários e locais
A associação sem fins lucrativos cujo principal objectivo é tornar acessível a discussão científica a toda a população portuguesa, organiza o Festival Internacional de Ciência. Cada dia terá várias sessões de comunicação de ciência desde o final da tarde até à noite, envolvendo diversos temas desde biologia humana, medicina, nanotecnologia, sociologia, direito, e arte e tecnologia, como poderão consultar no nosso cartaz em anexo.

«Mário Domingues: Jornalista, escritor e percursor da emancipação negra»

7 a 29 de Maio no Centro Cultural Penedo da Saudade
Nas palavras de José Luís Garcia: «A exposição que aqui se apresenta traz a público, por meio de documentos, fotos e da reprodução de artigos de imprensa e de livros, a vida e obra de Mário Domingues, nas suas diversas facetas: a de grande expoente, durante a Primeira República, do movimento negro em Portugal e da oposição moral e política ao imperialismo e ao colonialismo português (…).» A inauguração acontece às 15h00.

«Uma viagem à Casa das Memórias»

Sábado, 7 de Maio, às 11h no Centro de Documentação 25 de Abril da UC
Ainda no âmbito das comemorações do 48.º aniversário do 25 de Abril, A Escola da Noite e o Centro de Documentação 25 de Abril voltam a organizar uma visita guiada para crianças entre os 6 e os 12 anos (e respectivas famílias). Ao longo de cerca de uma hora, os participantes poderão ficar a conhecer as instalações do Centro e são desafiados para jogos e outras actividades, que, de uma forma lúdica, ajudam a reavivar a memória da Revolução.

«Por um Fio»

Sábado, 7 de Maio às 15 no Convento São Francisco
A desfiar o novelo de histórias se vai caminhar pelo espaço do Convento São Francisco para se conhecer o local que já foi um convento, um quartel, uma fábrica e agora é um centro de arte, cultura e negócios.

Concertos para Bebés

Domingo, 8 de Maio, às 10h no Convento São Francisco
Um programa musical para toda a família que proporciona ao bebé momentos de contemplação e descoberta de sons, texturas e emoções. Este concerto tem o compositor Carlos Caires como convidado, que irá explorar um programa musical electrónico de sons como a água, o vento, o fogo ou as vozes humanas. A sessão repete às 11h30. Para bebés até aos 36 meses.

«Não é nada difícil»

Domingo, 8 de Maio, às 10h15 no Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra
Nas sessões «Explorastórias» de Maio explora-se a ciência que se esconde nas páginas do livro «Não é Nada Difícil. O Livro dos Labirintos», de Madalena Matoso. Sessão às 10h15 e 11h45.

«Branco»

Domingo, 8 de Maio, às 11h no MNMC – Museu Nacional de Machado de Castro 
A Estação das Letras apresenta «Branco«, um espectáculo sem princípio nem fim, para «bebés e não só». Inscrição obrigatória.

«Mestiço Florilégio»

Domingo, 8 de Maio no TCSB – Teatro da Cerca de São Bernardo
Espectáculo multidisciplinar, que cruza música, dança, teatro, cinema, conversa. António Nóbrega e Rosane Almeida, a partir do reservatório popular brasileiro de cantos, danças, formas poéticas, etc., criaram os variados entremeios que compõem esse florilégio, reflexo também do caldeamento cultural que se processou principalmente no estrato sociocultural subalterno brasileiro. Trata-s de um evento integrado nas XVIII Jornadas de Cultura Popular do GEFAC. Leiam a nossa entrevista a António Nóbrega aqui.

Festa do Mercado

Sábado, 7 de Maio, a partir das 9h no Mercado Municipal D. Pedro V
O requalificado espaço municipal vai acolher a Feira de Artesanato Urbano e um programa de animação diversificado, que vai da música à dança nas suas mais variadas vertentes – há concertinas, jazz, fado, música coral, danças afro-latinas e DJ. A Câmara Municipal (CM) de Coimbra assinala, assim, a requalificação e modernização de um espaço emblemático da cidade, que a cada dia ganha novos públicos e novas dinâmicas, convidando a população a conhecer o novo mercado e a desfrutar da Praça da Restauração, que será o epicentro de toda a animação.

Mais Histórias

Qual é a vossa arte urbana?

Digam-nos de qual gostam, dir-vos-emos quem são. Fizemos um roteiro das manifestações de arte urbana nas paredes desta cidade que há 900 anos expõem intervenção e liberdade.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Coisas para Fazer em Coimbra

Além das comemorações dos 50 anos da Revolução dos Cravos, a Coimbra BD está de regresso e Abril Dança, canta, ouve e lê por estes dias.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Jovens do TUMO pedem de novo a palavra para «escrever o futuro»

55 anos depois, o corajoso ato de um estudante de Coimbra que pediu a palavra quando falar era proibido continua a inspirar jovens alunos a manifestarem-se. O resultado é uma exposição em parceria com a Anozero, onde arte e tecnologia se fundem para manter a chama da liberdade acesa.

quote-icon
Ler mais small-arrow
Contribuir small-arrow

Discover more from Coimbra Coolectiva

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading