Contribuir small-arrow
Voltar à home
Explorem

Tudo o que acontece em Coimbra

Adicionem um evento

Agenda colaborativa

Coisas para Fazer em Coimbra

A Casa do Cinema celebra o primeiro aniversário com muitos filmes mas também há cinema na Casa da Esquina, música, teatro, histórias, Mercado de Trocas e Noite dos Museus.

Partilha

Explorem

Tudo o que acontece em Coimbra

Adicionem um evento

Agenda colaborativa

Filmes premiados, antestreias e um ciclo dedicado a Pier Paolo Pasolini é o que vos espera na Casa do Cinema de Coimbra, que está a celebrar o primeiro aniversário. Se gostam de cinema, a Casa da Esquina também recebe um festival internacional mas há mais a descobrir pela cidade, como o Festival Internacional de Teatro de Tema Clássico, a Noite dos Museus e vários concertos e outras iniciativas. Na segunda-feira arranca a Mostra de Teatro Universitário. Está tudo na Agenda mas deixamos alguns destaques.

You Can’t Win Charlie Brown

Quinta-feira, 12 de Maio, às 21h30 no TAGV – Teatro Académico de Gil Vicente
Após o lançamento de «Marrow» e de uma extensa digressão, os You Can’t Win, Charlie Brown regressam às edições discográficas em 2022. «Âmbar» marca o início de um novo capítulo no percurso do sexteto lisboeta, uma nova etapa feita de canções escritas e cantadas inteiramente em português, compostas ao longo dos últimos cinco anos e meio.

Epicentro

12 a 14 de Abril no Grémio Operário de Coimbra
Na primeira noite (12 de Maio), uma reunião especial dos The Speeding Bullets, aos quais se soma o  fuzz de Mike Vhiles. No dia 13 há concerto de Palmers e dos Stone Dead. Sábado à tarde (dia 14), a banda sonora do pátio fica a cargo de um concerto de Mr. Gallini e dos sets de Dj A boy named Sue e Daniel DJ Belo. À noite há Gary Yamamoto e Saci Pererê e, a fechar, puro rock n’ roll pela mão dos The Dirty Coal Train.

Mynda Guevara

Quinta-feira, 12 de Maio, às 19h no Convento São Francisco 
Vinda do bairro da Cova da Moura em Lisboa, Mynda Guevara carrega no nome e na atitude uma sede de revolução que está intimamente ligada ao papel ainda muito minimizado das mulheres no Rap. O seu Rap, em crioulo, como forma de expressão verdadeira e emancipatória, tem vindo a conquistar uma posição de respeito, por força de uma lírica em reflexo do seu papel enquanto mulher, afrodescendente e rapper no seio de uma sociedade estratificada.

«Niobe»

Quinta-feira, 12 de Maio, às 21h30 no Auditório do Mosteiro de Sta. Clara-a-Velha
Espectáculo centra-se na interpretação do estado de trânsito e metamorfose no mito homónimo, por meio de meditações guiadas sobre processos geológicos e fisiológicos, os quais estimulam improvisações num corpo que habita um espaço agorafóbico. A seguir ao espectáculo, integrado na programação do FESTEA – Festival Internacional de Teatro de Tema Clássico, haverá painel de conversa com Melania Olcina Yuguero, Cristiana Nogueira, Manoel Candeias, Carlos Jesus.

Extensão Porto Femme International Film Festival

Quinta-feira a Sábado, 12 a 14 de Maio, às 18h30 na Casa da Esquina
O programa traz alguns dos filmes que foram exibidos nas últimas edições e que abordam a sexualidade feminina, a violência contra as mulheres, identidade de género, direitos humanos; entre outros. Encontram o programa aqui.

«A Nova Bailarina»

Sexta-feira, 13 de Maio, às 19h na Oficina Municipal do Teatro – Teatrão
Espectáculo sobre a democracia, que remete para o papel de cada um na sociedade e para a consciência cívica, abordando, através da dança, de uma forma não convencional, e com muito humor, questões éticas e de valores base de construção pessoal e social. O público é convidado a pensar, escolher e decidir, através de questões que vão sendo colocadas pela bailarina, que age, como se o público nunca tivesse ouvido falar destas temáticas. Estes terão assim que tomar posições de cidadania, unindo-se, chegando a ter que se opor à Bailarina, que por vezes, não tem um comportamento nada democrático. M/7.

«A’Vós Avós»

Sexta-feira, às 13 de Maio, às 21h30 no Conservatório de Música de Coimbra
O espectáculo conta uma história vivida muitas vezes no nosso quotidiano, fala de um avô [Jacinto] muito especial, que recebe os seus dois netos [Pedro e Margarida] na sua humilde casa. Nesse cenário, encontram-se duas gerações distintas, que muito têm a aprender uma com a outra.

Beba Trio

Sábado, 14 de Maio, 22h no Salão Brazil
O Beba Trio vem para a Europa fazer o lançamento do novo single e seu primeiro álbum, ambos durante tourné por Portugal e Alemanha. O grupo foi formado em 2019 pelos músicos Beba Zanettini (piano/teclados), Gudino Miranda (bateria) e Victor Kutlak (contrabaixo). O trio já lançou três singles nas plataformas digitais, os singles em formato digital: Espera, Chorando em Três e Iawareté.

Faz de Conto Livraria

Sábado, 14 de Maio, às 15h na Faz de Conta Livraria
Em grupo e individualmente, vai-se criar histórias através do jogo «Histórias Baralhadas». O jogo estimula a criatividade, pode ser desenvolvido para criar narrativas escritas ou desenhadas e aplicado em exercícios de escrita criativa, expressão plástica, teatro, oralidade e mímica. Para crianças com mais de 6 anos. Inscrição aqui.

Mercado de Trocas

Domingo, 14 de Maio, às 15h na Casa das Artes Bissaya Barreto
Um mercado onde se pode trocar roupa, calçado, brinquedos ou livros, libertando o que já não se usa e substituindo por algo que se precisa. O objectivo é promover a reutilização do que já existe para evitar a destruição de mais recursos naturais.

Aniversário da Casa do Cinema de Coimbra

Até 14 de Maio na Casa do Cinema de Coimbra
Os Caminhos do Cinema Português, em conjunto com o Fila K Cineclube e o Centro de Estudos Cinematográficos, celebram esta semana o primeiro Aniversário de funcionamento da Casa do Cinema de Coimbra. A programação, feita a três, trouxe a Coimbra mais de 350 sessões ao longo dos últimos doze meses, cerca de 10 mil espectadores que tiveram ocasiões raras e especiais para conhecer uma filmografia diversa. Por estes dias, a sala de cinema do Avenida recebe filmes nomeados ao LUX – Prémio do Público do Parlamento Europeu, promove parte do programa cultural da Queima das Fitas de Coimbra com um cine-concerto e um ciclo dedicado a Emir Kusturica, exibe as antestreias de «Deserto Particular» e «Olga», o ciclo «Cem Anos de Pasolini» e os filmes argentinos «Azor» e «A Flor», bem como a longa-metragem de animação «À Procura de Anne Frank». São 14 filmes que, em comum, têm a participação nos mais importantes festivais de cinema internacionais como Cannes, Locarno ou Veneza. Na noite de aniversário, 12 de Maio, às 21h30, o clássico «Gato Preto, Gato Branco» de Emir Kusturica.

«Às oito da tarde cando morren a nais»

Sábado, 14 de Maio, às 21h30 no TCSB – Teatro da Cerca de São Bernardo
O TCSB acolhe a mais recente produção do Centro Dramático Galego, o espectáculo «Ás Oito da Tarde Cando Morren as Nais», com texto de AveLina Pérez e encenação e dramaturgia de Marta Pazos. Trata-se de «uma canção coral sustentada no vazio, um jogo irónico sobre a relação entre o teatro e a sua recepção.» M/16.

«Pim Perlim Pim Pim! Mas as histórias não chegam ao fim?»

Sábado, 14 de Abril, às 11h no TCSB – Teatro da Cerca de São Bernardo
De dentro de uma mala de cartão saem livros, chapéus e até fantoches. Miriam Ferreira dinamiza este «Sábado para a Infância», para crianças maiores de 4 anos, com «histórias que não chegam ao fim».

«Que grande estrondo»

Domingo, 15 de Maio, às 16h no Convento São Francisco
Numa manhã de um dia igual a tantos outros, o Pato Elias e o Dinossauro Rex correm pela rua por razões diferentes: o Pato está atrasado e o Dinossauro persegue um coelho para o assustar. Correm tão rápido que não dão um pelo outro e chocam numa esquina, com grande estrondo. Ninguém se magoa e seguem as suas vidas, mas depois desse choque, tudo nesse dia vai ser diferente. Ambos vão descobrir que afinal as coisas não são sempre como parecem e como às vezes é preciso mudar de lugar para perceber melhor o que nos rodeia. E também que certos problemas se resolvem cantando a uma só voz. Um espectáculo de João Fazenda para M/6.

Noite dos Museus

Sábado, 14 de Maio, às 18h no MNMC – Museu Nacional de Machado de Castro
Das 18h às 19h há uma visita-Jogo de exploração da colecção de cerâmica do MNMC, para um público-alvo dos 3 aos 5 anos. Às 19h e 21h, o museu propõe uma visita orientada à colecção de cerâmica, às 21h é a vez de uma visita-jogo de exploração da colecção de escultura para crianças dos 6 aos 10 anos. Às 21h a proposta chama-se “miniBIOQS – Ciência Divertida no Museu” e às 22h «Há Bichos na Pintura…», um percurso orientado à exposição «A Radiografia de um Tempo. Bernardo Manuel, Pintor».

Jardim Botânico da Universidade de Coimbra

«Contos Cantados e Musicados – Histórias em recantos do jardim»

Domingo, 15 de Maio, às 11h no Jardim Botânico da Universidade de Coimbra
Uma visita guiada musical pelos recantos da mata do Jardim Botânico da UC (capela de S. Bento, bambuzal, reservatório de água, estufa fria), com Esmeralda Souto, Alex Lima, Alice Cardoso e Alexandra Moura. Inscrição obrigatória.

Mostra de Teatro Universitário

16 a 21 de Maio no TAGV – Teatro Académico de Gil Vicente
Na 11.ª edição, dá-se continuidade a uma coprodução do Teatro Académico de Gil Vicente com os grupos de teatro universitário, CITAC, GEFAC, TEUC, Thíasos e participação especial de Visões Úteis. Podem ver o programa aqui.

Mais Histórias

Coisas para Fazer em Coimbra

Celebramos os 50 anos do 25 de abril com a estreia do nosso primeiro documentário original. Estreia dia 24 de abril, no TUMO, e é um entre tantos contributos que tornam a data ainda mais bonita e importante do que já era. Celebremos a liberdade.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Coisas para Fazer em Coimbra

O calor vem acompanhado de grandes nomes da música brasileira da actualidade este fim-de-semana, mas a agenda ferve de muitas outras propostas para todos os gostos e carteiras.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Já seguem o João Pardal nas redes, estudante de Coimbra…em 1969?

De forma cronológica, factual, na primeira pessoa e aos quadradinhos: a cooperativa de história Rebobinar encontrou uma nova forma de contar como o movimento estudantil de Coimbra antecipou a revolução de Abril. Conheçam o jovem que, há 55 anos, já andava pelas redes sociais a registar o que via.

quote-icon
Ler mais small-arrow
Contribuir small-arrow

Discover more from Coimbra Coolectiva

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading