Contribuir small-arrow
Voltar à home
Saibam mais

Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género

Preencham

Questionário sobre Igualdade e Não Discriminação

Esclareçam

Dúvidas sobre o Questionário

Está a ser feito um questionário à população sobre a igualdade e não discriminação

É preferível ter um homem como chefe do que uma mulher? As empresas beneficiam em ter mais homens do que mulheres a trabalhar porque eles faltam menos? A maioria dos gays e lésbicas já não são discriminados? As operações de mudança de sexo são moralmente reprováveis? Está a ser elaborado um Plano Municipal para a Igualdade e não Discriminação, no âmbito do projeto “Região de Coimbra, com Igualdade” e uma das etapas passa pela auscultação da comunidade sobre estes temas.

Partilha

Fotografia: Cortesia PATH-Plataforma Anti Transfobia e CIM-RC

Saibam mais

Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género

Preencham

Questionário sobre Igualdade e Não Discriminação

Esclareçam

Dúvidas sobre o Questionário

.

A Câmara Municipal de Coimbra, como qualquer outra Câmara Municipal do país, tem o dever de assegurar a integração da perspetiva de género em todos os domínios de acção do município, designadamente, através da adopção de um Plano Municipal para a Igualdade. Este dever decorre da Lei nº 75/2013, de 12 de setembro, que estabelece o Regime Jurídico das Autarquias Locais.

Os Planos Municipais para a Igualdade são instrumentos de planeamento de políticas públicas para a igualdade ao nível local, que estabelecem estratégias de transformação das assimetrias de género. A existência de assimetrias de género é revelada pelo diagnóstico realizado a nível local.

O objectivo da elaboração de cada plano municipal é, justamente, ouvir a população e definir um conjunto de medidas de mainstreaming de género e acções específicas, fixar objectivos, indicadores, metas a alcançar e a respetiva avaliação.

Até ao dia 31 de maio, podem preencher o questionário à população no âmbito da Estratégia Nacional para a Igualdade e Não-Discriminação que se insere no projecto «Região de Coimbra, com Igualdade». Encontram o formulário neste link.

O preenchimento do formulário, que demora cerca de 15 minutos, garante o anonimato dos cidadãos, já que são colocadas questões sobre a identidade de género, a idade e o conselho de residência, mas não são pedidos outros dados pessoais que permitam identificar de quem são as respostas. No caso de uma pessoa não se sentir confortável em responder a alguma questão, basta seleccionar a opção «não quero responder».

O inquérito coloca uma série de questões sobre a forma como cada pessoa concilia a vida profissional (trabalho/estudo) e a vida pessoal e familiar, sobre a segurança em espaços públicos, situações de violência ou conflito no local de trabalho e também em contexto familiar ou íntimo.

Em seguida, são ainda feitas perguntas sobre crenças ou estereótipos relativamente a desigualdades de género, nomeadamente os papéis na família, percepções e reconhecimento da discriminação com base no sexo na sociedade. O último bloco de questões é relativo a crenças ou estereótipos relativamente a pessoas LGBT (Lésbicas, Gays, Bisexuais e Transexuais).

Esta recolha irá servir para criar um diagnóstico da realidade local que possa orientar as políticas municipais em matéria de Igualdade e Não Discriminação para as necessidades identificadas pela população.

Este trabalho está a ser desenvolvido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, dezassete dos seus Municípios, nomeadamente, Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Góis, Lousã, Mealhada, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Mortágua, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure e Tábua, em colaboração com a BizFuture Services Lda.

Mais Histórias

Há 12 anos que Coimbra muda a vida da comunidade trans em Portugal

Visitámos a Unidade Reconstrutiva Génito-Urinária e Sexual do Centro Hospitalar e Universitário, pioneira no tratamento da disforia de género, que é cada vez mais procurado por jovens com menos de 18 anos.

quote-icon
Ler mais small-arrow

O Festival Género ao Centro regressa em força para a segunda edição

A literatura e o poder da palavra comandam a segunda edição do programa, que tem como principal foco a promoção da igualdade de género e defesa dos direitos humanos junto às camadas mais jovens. Acontece de 24 a 26 deste mês em Coimbra, Condeixa-a-Nova e Góis.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Somos (quase) todos queer?

Para a coreógrafa e bailarina Dinis Machado, autora de apresentações no festival Linha de Fuga, «muitas vezes os corpos mais discriminados terminam por ser os corpos que mais acolhem», porque corpos de quem não se enquadra na lógica heteronormativa terminam por ter uma vivência comum.

quote-icon
Ler mais small-arrow
Contribuir small-arrow

Discover more from Coimbra Coolectiva

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading