Contribuir small-arrow
Voltar à home
Explorem

Tudo o que acontece em Coimbra

Adicionem um evento

Agenda colaborativa

Coisas para fazer em Coimbra

Em semana de Dia Mundial da Criança, não faltam propostas para os mais novos e as famílias, dentro e fora de portas. Mas também há yoga, cinema e uma rua fechada ao trânsito e aberta à animação.

Partilha

Fotografia: Mário Canelas (capa)

Explorem

Tudo o que acontece em Coimbra

Adicionem um evento

Agenda colaborativa

Há sempre desculpas para brincar, mas esta semana tem mesmo de ser. No espírito do Dia Mundial da Criança, há muita coisa para fazer com os miúdos na cidade, desde ir ao Mercado de Trocas para Crianças e Jovens, fazer Desenhos Lavados e jogos tradicionais no Museu da Água de Coimbra. Para os graúdos, há concertos, cinema, exposições e «Ao Encontro da Sofia». Está tudo na Agenda, mas ficam alguns destaques.

Vânia Couto em Branta

Sexta-feira, 3 de Junho, às 22h na Oficina Municipal do Teatro – Teatrão

Projecto a solo da compositora, intérprete e cantora de Macadame, Pensão Flor entre outros, em jeito de «One Woman Band», interpreta canções de raiz e cantautores/as de todo o mundo.

«A verdade dói» 

Sexta-feira, 3 de Junho, às 11h no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha 

A exposição oferece aos públicos mais novos e às famílias um percurso guiado personalizado e dirigido a cada faixa etária. Nesta visita são contextualizados sobre a exposição e o significado das peças expostas, que contam a história de 28 mulheres vítimas de violência. Estão previstas visitas nos dias 1, 7, 8 e 19 de Junho, para grupos entre os 6 e os 18 anos, sendo necessário inscrição.

«Bonecos de Santo Aleixo»

De Quinta-feira a Domingo, 2 a 5 de Junho, no Teatro da Cerca de São Bernardo

Conhecidos e apreciados em todo o país, os Bonecos de Santo Aleixo são manipulados por «uma família» de actores profissionais, que garante a permanência do espectáculo, assegurando assim a continuidade desta expressão artística alentejana. Nos dias 2 e 3 de Junho, o espectáculo é às 19h; no dia 4 de Junho, às 21h30 e no dia 5, às 16h.

«Vieirarpad»

Sexta-feira, 3 de junho, às 21:30h, na Casa do Cinema Português 

Realizado por José Mário Grilo, parte da correspondência do casal Maria Helena Vieira da Silva e Arpad Szènes, entre 1932-1961. As cartas e a intimidade da palavra são pretexto para a exploração de uma visualidade íntima, onde a memória do séc. XX, se articula com a obra plástica de Vieira e Arpad, com elementos das suas vidas e arquivos relevantes. Esta é apenas uma das sessões da Casa do Cinema, cuja programação podem consultar aqui.

«Yoga no Botânico» 

Até 27 de Julho, das 12:45 às 13:15, na Alameda das Tílias do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra

Aulas adaptadas a praticantes de todos os graus de exigência. Para participar é preciso adquirir uma sessão avulso ou um pack de quatro sessões e as inscrições são aqui. No dia 21 de Junho, pelas 18h, haverá uma sessão gratuita para se celebrar o Yoga Day’21, com vagas limitadas.

«Ao encontro da Sofia» 

Sábado, 4 de junho, das 10h às 18h, na Rua da Sofia

A Rua da Sofia estará em festa todo o dia e será fechada ao trânsito a partir das 13h, e aberta ao convívio com petiscos, música, visitas guiadas e animação para todas as idades.

Feira do Livro Dado

Sábado, 4 de Junho, das 15h às 19h, no Centro Social e Cultural da Relvinha

No âmbito do projeto “Vamos pôr a Relvinha no Centro!”, da Cooperativa Semearrelvinhas, apoiado através do Programa Público Bairros Saudáveis, o Centro Social e Cultural da Relvinha recebe o mercado, organizado pela Casa da Esquina, onde a livre troca de livros não recorre a dinheiro nem compromete a qualidade e a quantidade. Não há troca direta ou correspondência no número de livros trocados, mas é importante que hajam livros para trocar e isso só pode ser garantido por quem participa.

Djangoland

Sábado, 4 de Junho, às 21:30h, no Liquidâmbar

O Festival Django Portugal 2022 passa por Coimbra. Trata-se do maior evento anual de Gypsy Jazz em Portugal, que apresenta os maiores músicos do Jazz Manouche e Sinti do mundo.

«Cromática»

Sábado, 4 de Junho,às 22h, no Salão Brazil

O mais recente projecto da editora independente e colectivo Monster Jinx, que celebra 14 anos de fusão artística entre música, design e ilustração. A tour do projecto convoca os músicos e artistas que colaboraram com a Monster Jinx ao longo de 14 anos. Em Coimbra serão MAF + Vasco Completo + E.A.R.L. + No Future.


«Desenho Lavado — Animais debaixo de água»

Sábado, 4 de Junho, das 11h às 13h, no Teatro da Cerca de São Bernardo 

Crianças maiores de 6 anos podem experimentar uma técnica de expressão artística/plástica, onde o guache e a tinta da china brincam entre si com pincéis e riscadores, revelando e descobrindo texturas. De seguida lavam-se, literalmente, debaixo de uma torneira. Algo de mágico acontece, os resultados são sempre inesperados e surpreendentes. Descobrem-se zonas de escuridão e revelam-se lugares luminosos. Com Helena Zália.

«O arco mágico»

Sábado, 4 de Junho, às 11h30, no Teatro Académico Gil Vicente

Quando o golfinho Delphi descobre uma espécie de portal mágico que transforma quem o atravessa na criatura que quiser, fica maravilhado. Na companhia dos seus melhores amigos, o pequeno cetáceo diverte-se a mudar de corpo múltiplas vezes. Um filme de Vasiliy Rovenskiy para M/6.

«Som- Ciência em Palco»

Sábado, 4 de Junho, das 16h às 17h, no Exploratório – Centro da Ciência Viva

O novo espectáculo interactivo do Exploratório que promove a literacia científica aliando a ciência e a arte, aborda o «som» – suas ondas, frequências e efeitos sonoros – através de uma série de experiências.


Mercado de trocas para crianças e jovens

Domingo, 5 de Junho, das 14:30h às 17:30h, no  Parque verde (junto ao Ler ao Cubo)

Um Mercado que é uma experiência comunitária e cujo objectivo é encontrar outras formas de consumir, prolongando o ciclo de vida dos brinquedos, livros, jogos, etc. Nesta edição, junta-se o projecto A Oficina, dedicado à bicicleta. Os participantes podem levar as bicicletas para pedalar ou trocar dicas sobre pequenos arranjos. Inscrições aqui.

«Ser criança» 

Domingo, 5 de Junho, às 11h, no  Museu da Água Coimbra

Jogos tradicionais portugueses e brasileiros, jogados e cantados, com a equipa educativa do Recortar Palavras.

«O Jorge e a sua sombra»

Domingo, 5 de Junho, às 10:15h, no Exploratório – Centro de Ciência Viva

Nas sessões «Explorastórias» de Junho vai-se explorar a ciência que se esconde nas páginas do livro «O Jorge e a Sua Sombra», de Davide Cali e Serge Bloch, para se aprender em conjunto como se formam as sombras e outros fenómenos de luz e cor.  Sessão às 10h15 e 11h15, limitadas a 20 participantes.


«Homenagem a Jorge Aragão»

Domingo, 5 de Junho, às 16h. no Salão Brazil 

Grupo do Beco apresenta um dos maiores artistas contemporâneos da música brasileira. Com obras suas gravadas por Alcione, Zeca Pagodinho, Dona Ivone Lara, Martinho da Vila, Beth Carvalho entre outros.

«Uma única morada: Desafios do século XXI para o meio ambiente»

Domingo, 5 de Junho, às 18h, no Centro Cultural Penedo da Saudade

«Cinquenta anos após a 1ª Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente Humano e no caminhar para o fim do primeiro quarto do Séc. XXI, deparamo-nos com desafios que se acumulam. As ameaças aos sistemas de suporte terrestres, que permitem a vida humana e a civilização como a conhecemos, continuam e, mais que nunca, ultrapassam as fronteiras das nações e a noção de “meio ambiente”». A palestra será proferida por Carlos A. Figueiredo (Professor no Departamento de Ciências do Ambiente do Instituto de Biociências da UNIRIO – Universidade do Rio de Janeiro).

Mais Histórias

Coisas para Fazer em Coimbra

Celebramos os 50 anos do 25 de abril com a estreia do nosso primeiro documentário original. Estreia dia 24 de abril, no TUMO, e é um entre tantos contributos que tornam a data ainda mais bonita e importante do que já era. Celebremos a liberdade.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Coisas para Fazer em Coimbra

O calor vem acompanhado de grandes nomes da música brasileira da actualidade este fim-de-semana, mas a agenda ferve de muitas outras propostas para todos os gostos e carteiras.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Já seguem o João Pardal nas redes, estudante de Coimbra…em 1969?

De forma cronológica, factual, na primeira pessoa e aos quadradinhos: a cooperativa de história Rebobinar encontrou uma nova forma de contar como o movimento estudantil de Coimbra antecipou a revolução de Abril. Conheçam o jovem que, há 55 anos, já andava pelas redes sociais a registar o que via.

quote-icon
Ler mais small-arrow
Contribuir small-arrow

Discover more from Coimbra Coolectiva

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading