Contribuir small-arrow
Voltar à home
Explorem

Tudo o que acontece em Coimbra

Adicionem um evento

Agenda colaborativa

Coisas para fazer em Coimbra

Não é só o termómetro que está quente nesta semana de Dar a Ouvir. Paisagens Sonoras, Festival das Artes QuebraJazz, Rota das Tabernas, Noites de Verão, Re/forma e muito mais.

Partilha

Explorem

Tudo o que acontece em Coimbra

Adicionem um evento

Agenda colaborativa

Não falta programa para todas as idades, gostos e carteiras. Ficam com alguns destaques, mas para não perderem nada consultem a Agenda.

Dar a Ouvir. Paisagens Sonoras da Cidade

Até 5 de Setembro, em vários horários e locais

Através de um programa artístico eclético, que aborda a natureza e a dimensão cultural e social do som, a proposta do Serviço Educativo do Jazz ao Centro Clube, em coorganização com a Câmara Municipal de Coimbra/Convento São Francisco, é dar a conhecer as paisagens e ambientes sonoros da cidade de Coimbra e de outras geografias. As sonoridades características de uma cidade, além de um ingrediente cultural surpreendente para o trabalho artístico, compõem a sua identidade. Considerando a relevância deste património, um dos principais objectivos do «Dar a Ouvir» é partilhar, em cada edição, o trabalho de recolha e incorporação de novos registos no Arquivo Sonoro do Centro Histórico de Coimbra, sensibilizando para a escuta como forma de explorar criativamente a Cidade. Nesta edição, o enfoque tem como temática o rio Mondego e as suas paisagens sonoras. Podem acompanhar aqui.

RE/FORMA

Até Abril de 2023, vários horários e locais

Neste evento multidisciplinar celebra-se, de forma ativa e crítica, os 250 anos da Reforma Pombalina na Universidade de Coimbra. Entre Junho de 2022 e Abril de 2023, o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra abre-se à cidade com um conjunto de atividades que colocam em diálogo a Arte, a Natureza, a Ciência e a Educação. A experimentação em curso nasce da vontade de interagir em simbiose com o espaço envolvente, de promover novas formas de fruição pública e de desenvolver um serviço educativo que estimule a consciencialização ambiental através das práticas artísticas. Podem acompanhar o programa aqui.

Rota das Tabernas

21 de Junho e 4 de Agosto, na Baixa de Coimbra

No dia 21 de julho, quinta-feira, às 19h30, o encontro é na Taberna da Laura (antigo Júlio
das Iscas), sendo o custo de 10€ por pessoa. O programa prossegue às 21h30, com Fado de Coimbra por António Ataíde, na Praça do Comércio. No dia 4 de agosto, quinta-feira, às 19h30, o jantar é na Taberna da Padaria Popular e custa 11€. O Quarteto de Cordas da Tuna Académica da Universidade de Coimbra vai actuar, pelas 21h30, na Praça do Comércio. As inscrições nos jantares são obrigatórias, através do contacto telefone 239702630, do email dct@cm-coimbra.pt, ou presencialmente, na Casa Municipal da Cultura.

Festival das Artes Quebrajazz

Até 27 de Agosto, diversos locais da região e da cidade de Coimbra

O festival de verão, promovido pela Fundação Inês de Castro em parceria com a Associação Cultural Quebra Costas, resulta da união de duas propostas culturais da cidade de Coimbra: o Festival das Artes e o QuebraJazz. Apesar de o foco na música clássica e no jazz, o festival atravessa as diversas artes, incluindo artes de palco, cinema, exposições, teatro, conferências, música para bebés, artes plásticas, gastronomia, literatura e cenografia. Sob o tema “Mitos”, esta que é a 13.ª edição, conta com nomes como Trio Mário Laginha, Black Heritage Choir, Accademia Teatro alla Scala, Orquestra Filarmónica Portuguesa, Orquestra Gulbenkian e os espanhóis Benavent, Di Geraldo e Pardo no cartaz. Acontece, por exemplo, no Anfiteatro Colina de Camões na Quinta das Lágrimas, Escadas Quebra Costas, no Grémio Operário de Coimbra e no Castelo de Montemor-o-Velho. Podem consultar e acompanhar o programa aqui.

Noites de Verão

Até 1 de Outubro, às 21h30 na Praça do Comércio

Todas as semanas, às quintas, sextas e Sábados, há concertos de fado, canção de Coimbra, folclore e outros ritmos na Baixa. Encontram o programa completo aqui.

Drunk on the Moon

Sexta-feira, 22 de Julho, às 18h30 no Penedo da Saudade

Concerto do português Bruno Lucas e a francesa Manon Capelline, cujo território musical integra o experimentalismo do kraut rock, a surf music californiana e a chanson française.

Paulo Giron

Sexta-feira, 22 de Julho, às 22h no Liquidâmbar

Cantor, compositor e multi-instrumentista, Paulo Giron está mais uma vez em digressão europeia trazendo a doçura e vitalidade da música brasileira. Paulo lançou em 2020 seu primeiro álbum autoral intitulado «Catala à Brasileira».

Sulla Lingua

Sexta-feira, 22 de Julho, às 22h, no Salão Brazil

Sulla Lingua é um trio formado por Anthony Pateras (Austrália), Stefano Pilia e Riccardo La Foresta (Itália). O trio nasceu do desejo de cruzar idiomas, usando como ligação a energia do rock.

Oficina de Gastronomia com o Chef Vítor Dias

Sexta-feira. 22 de Julho, às 11h, nos Jardins da Quinta das Lágrimas

Num ambiente descontraído e ao ar livre, o Ilustríssimo reúne cerca de 20 ilustradores e 3 livrarias independentes de Coimbra dedicadas à ilustração, num fim de semana que pretende ser uma festa do livro ilustrado, com actividades para famílias e adultos.

Uma livraria em Paris

Sexta e Sábado, 22 e 23 de Julho, às 21h30, na Casa do Cinema de Coimbra

Vincenzo divide as suas atenções e tempo entre a livraria da qual é dono em Paris e a sua filha Albertine, forçada a permanecer em casa após um acidente há alguns anos atrás. Um dia, Yolande, uma jovem mulher, entra de rompante na loja de Vincenzo. Encantado, o homem volta a sentir emoções que tinha feito por esquecer há muitos anos, e que o farão questionar a sua postura melancólica e quase suspensa de encarar a vida. Um filme de Sergio Castellitto. Esta é apenas uma das sessões da Casa do Cinema, cuja programação podem consultar aqui.

Rostos da aldeia

Sábado, 23 de Julho, às 21h30 no Centro Cultural e Social da Relvinha 

Selecção de alguns vídeos documentais sobre diferentes aldeias de Portugal do projecto Rostos da Aldeia, seguida de debate e comentários de Tiago Cerveira (Projecto Rostos da Aldeia), animação de Lúcia Fernandes (CES) e Sandra Alves (Casa da Esquina).

Summer Market

Até Domingo, 24 de Julho, das 17h às 21h no Jardim da Sereia

Mercado de lifestyle e street food. O programa contempla animação com dj sets, desfile de moda (no dia 23, às 22h) e concertos. Ainda, cinema ao ar livre a pensar nos mais novos (dia 24).

Mercado de Verão

Sábado, 16 de Julho, das 15h às 19h, na Casa das Artes Bissaya Barreto

Inspirado no texto «Andar a Pé», de Thoreau, este é o mais recente projecto dos Filhos de Nenhures, iniciativa bianual da Companhia João Garcia Miguel. Um espectáculo itinerante, em que o público irá seguir o actor por um percurso definido previamente.

Flores de Livro

Sábado, 23 de Julho, às 11h, no Teatro da Cerca de São Bernardo

Os livros destas sessões são escolhidos a pensar nas crianças, mas é costume haver um brilho nos olhos de jovens, adultos e idosos que se deixam encantar. Já houve também quem visse bebés de colo, animados, a descobrir o mundo e a interagir com os livros e com os outros segredos que a mala guarda. 

Buzz Lightyear

Sábado, 23 de Julho, às 22h no Centro Pastoral Irmã Lúcia (no Loreto)

A aventura de acção e ficção científica que apresenta a história de origem de Buzz Lightyear, o herói que inspirou o brinquedo, e que acompanha o lendário Ranger do Espaço depois deste ser abandonado num planeta hostil a 4,2 milhões de anos-luz da Terra, juntamente com o seu comandante e a sua tripulação. Um filme de de Angus Maclane.

Open Day

Domingo, 24 de Julho, das 11h às 13h e das 14h às 16h no Canil de Coimbra

Neste dia há isenção de pagamento de taxas e os animais são entregues desparasitados, vacinados, identificados, registados e esterilizados e é feita a emissão do respetivo Boletim Sanitário, cumprindo todos os preceitos legais. Saibam mais lendo a nossa reportagem sobre o Canil de Coimbra.

Mais Histórias

Qual é a vossa arte urbana?

Digam-nos de qual gostam, dir-vos-emos quem são. Fizemos um roteiro das manifestações de arte urbana nas paredes desta cidade que há 900 anos expõem intervenção e liberdade.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Coisas para Fazer em Coimbra

Além das comemorações dos 50 anos da Revolução dos Cravos, a Coimbra BD está de regresso e Abril Dança, canta, ouve e lê por estes dias.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Jovens do TUMO pedem de novo a palavra para «escrever o futuro»

55 anos depois, o corajoso ato de um estudante de Coimbra que pediu a palavra quando falar era proibido continua a inspirar jovens alunos a manifestarem-se. O resultado é uma exposição em parceria com a Anozero, onde arte e tecnologia se fundem para manter a chama da liberdade acesa.

quote-icon
Ler mais small-arrow
Contribuir small-arrow

Discover more from Coimbra Coolectiva

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading