Voltar à home
Explorem

Tudo o que acontece em Coimbra

Adicionem um evento

Agenda colaborativa

Coisas para fazer em Coimbra

Também estão todos com a sensação de que a cidade está cheia de coisas a acontecer? E está mesmo. Se não forem de férias, vejam lá o que não podem perder.

Partilha

Explorem

Tudo o que acontece em Coimbra

Adicionem um evento

Agenda colaborativa

Estão com vontade de estar ao ar livre? Vão espreitar o RE/FORMA no Jardim Botânico, o cinema Fora de Portas ou um passeio nocturno. Mas se preferirem estar entre quatro paredes, não faltam concertos, performances, conversas, mercado e até um evento internacional. O Parte Summit 22′ convida profissionais que se destacam no panorama artístico internacional para conhecerem uma seleção criteriosa do que Portugal tem para oferecer em termos de produção artística, acolhimento, património cultural e natural. Ficam com alguns destaques, mas encontram o resto na Agenda.

RE/FORMA 22

Sábado e Domingo, 30 e 31 de Julho, no Jardim Botânico da Universidade de Coimbra

O local de conhecimento, de descanso, contemplação e terreno fértil para actividades culturais recebe um fim de semana de programação em cada estação do ano, fruto do projeto RE/FORMA. No fim-de-semana, a relação entre Arte e Natureza vai ser explorada criticamente e reconfigurada, através de ferramentas e processos criativos. À paisagem sonora do Jardim juntam-se, em harmonia, música, contos e vozes. Os dois dias de actividades terminam com concertos, de nomes como Marcelo dos Reis, Bia Ferreira, Amélia Muge e Birds Are Indie, a acontecer no emblemático espaço do Salão de São Tomás do Seminário Maior de Coimbra.

A Sagração da Primavera – Memórias terna de um afecto queer

Quinta-feira, 28 de Julho, às 21h30 no TAGV – Teatro Académico de Gil Vicente 

Performance integrada na programação da 44ª. edição de Citemor, em que cinco artistas  queer atravessam pelos corpos uns dos outros, se desafiam, cuidam, transformam e deixam transformar.

Cuidar da memória

Quinta-feira, 28 de Julho, às 18h na Rádio Baixa

Bruno Sena Martins (antropólogo/investigador CES), Inês Rodrigues (investigadora/CES), Cátia Soares (Faz de Conto), João Santos (Teatrão – «De portas Abertas») e Há Baixa (Saco da Baixa) são os/as participantes desta conversa, moderada por Catarina Silva (Colectivo Mundus).

Passeio Nocturno pela Muralha Medieval

Sexta-feira, 29 de Julho, ponto de encontro: Rua Ferreira Borges em frente à Porta da Barbacã

Este passeio, organizado pela Portugal Notável, passa pela Porta da Barbacã, Arco e Torre da Almedina, Pátio do Castilho, Torre de Almedina, Rua Fernandes Tomás, Governo Civil, Couraça de Lisboa, Torre de Menagem de Coimbra, torres da muralha, cerca de Santo Agostinho, Colégio de Santo Agostinho, Torre do Anto e Rua Sobre Ripas.

Parte Summit 22′

Sexta e Sábado, 29 e 30 de Julho, no Convento São Francisco

Este encontro, impulsionado pela arte contemporânea, com programação de Joana Mayer, apresenta palestras, conversas e performances, que enquadram e desenvolvem questões com a colaboração de um painel multidisciplinar de artistas, autores e outros pensadores, também convidados. O objectivo é reflectir e apoiar a internacionalização do sistema da Arte Contemporânea em Portugal e afirmar o país como um destino de referência no circuito artístico.

Montrafalante

Sábado, 30 de Julho a 04 de Setembro no Espaço HAB (Rua Eduardo Coelho, Coimbra)

Instalação sonora numa das montras de uma das ruas mais icónicas da baixa de Coimbra. Um evento integrado na programação do Projecto  Dar a Ouvir. Paisagens Sonoras da Cidade.

Wipeout Beat

Sexta-feira, 29 de Julho, às 22h na Oficina Municipal do Teatro – Teatrão

Os Wipeout Beat nasceram quando uma banda feita de improviso começou a ganhar forma, explorando velhos sintetizadores, três vozes e uma guitarra numa mistura Pop-Rock-electrónica. Carlos Dias, Pedro Calhau Antunes e Miguel Padilha fazem música para gente que gosta de dançar e rockar.

Letrux

Sexta-feira, 29 de Julho às 22h no Salão Brazil 
Lançado em 13 de Março de 2020, ou no dia em que o Brasil parou com a pandemia do novo Covid-19, Letrux Aos Prantos é uma ode à emoção. Com canções inspiradas no quotidiano próximo e muitas vezes irônicos, Letícia e a sua banda visitam a era disco, passam pela dance music, abraçam o rock e encontram o blues, com letras em português, inglês e até uma em espanhol.

Quinteto Luís Cunha

30 de Julho às 22h30 Escadas do Quebra Costas

O trompetista Luís Cunha lança o primeiro álbum enquanto líder, pela editora Roda Music. O que poderemos ouvir neste projecto são composições originais cuja interpretação única se deve tanto ao contributo pessoal como à cumplicidade entre os elementos deste quinteto, que têm vindo a encontrar-se noutros tempos e lugares musicais. Apresenta-se em Coimbra no âmbito da programação do Festival das Artes Quebra Jazz.

Baloiço Market

Sábado, 30 de Julho, das 14h às 21h, no Seminário Maior

Neste mercado de artesanato urbano participam vários criadores e artistas. Os visitantes têm à disposição serviço de bar, onde podem beber e petiscar, e podem aproveitar para usufruir do pôr do sol de um ponto privilegiado, com vista para o Mondego.

Sentir Torga

De 28 de Julho a 20 de Agosto, das 9h às 19h, na Casa Municipal da Cultura

Exposição reúne fotografias de Varela Pècurto, uma antologia de textos da autoria de Miguel Torga e uma curta-metragem, de Tiago Cerveira e Luís Antero. No dia da inauguração, 28 de Julho, pelas 19h, são lidos poemas e outros textos literários pela Cooperativa Bonifrates.

Bora lá, ilustrar!

Sábado, 30 de Julho, das 10h30 às 12h30 no TCSB – Teatro da Cerca de São Bernardo 

A ilustradora Ana Biscaia regressa aos Sábados para a Infância, com uma nova oficina de ilustração para pais e filhos de todas as idades. M/6.

Mais Histórias

Coisas para fazer em Coimbra

O ritmo dos dias abranda, mas Coimbra não pára. Temos quatro sugestões para fecharem da melhor forma a primeira semana de Agosto.

quote-icon
Ler mais small-arrow

O Jardim Botânico entrou em RE/FORMA até Abril de 2023

Durante meses, o pulmão da cidade, que faz 250 anos, vai estar ainda mais aberto à cidade com dezenas de actividades para todas as idades a cruzar arte, ciência, educação e natureza.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Coisas para fazer em Coimbra

Não é só o termómetro que está quente nesta semana de Dar a Ouvir. Paisagens Sonoras, Festival das Artes QuebraJazz, Rota das Tabernas, Noites de Verão, Re/forma e muito mais.

quote-icon
Ler mais small-arrow