Contribuir small-arrow
Voltar à home

Elisa

Trabalha seis horas por dia e mora num quarto, com outras mulheres, em Santa Cruz.

Partilha

Fotografia: Mário Canelas

«Queria viver numa casa minha, mas só posso pagar por um quarto. Lá, o quarto de banho é para todas e não posso cozinhar, por isso venho aqui todos os dias para poder comer. Eu ainda trabalho, sou da equipa da limpeza na Escola Superior de Enfermagem, trabalho lá todas as tardes. Ainda me falta um tempo para a reforma mas já estou bem cansada, os meus joelhos não me ajudam, está a ver como eu ando devagarinho? Eu não sou de Coimbra, nasci em Nogueira do Cravo e vim pequenininha para cá. Nunca mais voltei à minha terra e ainda tenho lá alguns parentes. Estou a usar máscara mas não tenho o bicho, não se preocupe, já tive Covid e sobrevivi, mas tive amigos que foram internados e morreram. Uma tristeza enorme. Para fazer a fotografia eu vou tirar a máscara, está bem? A menina não se importa de me mostrar este meu retrato depois? Faço anos no dia 2 de Agosto. Se quiser telefonar-me nesse dia eu tenho telefone, quer anotar o meu número?»

Este testemunho faz parte de uma reportagem sobre a população em situação de sem-abrigo em Coimbra que será publicada brevemente.

Mais Histórias

A revolução também morou na Casa dos Estudantes do Império de Coimbra

O número 54 da Avenida Sá da Bandeira recebeu jovens das então colónias portuguesas sob o espírito colonial. Mas o tiro saiu pela culatra e quem acabou por ocupá-la foi a liberdade, o espírito democrático e a luta anticolonialista.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Associação de moradores precisa do contributo de todos para plantar um mural do 25 de Abril no Monte Formoso

Painel de azulejos será «uma obra de arte que destaque e celebre, no espaço público, os valores de Abril». Mais de uma dezena de pessoas já apoiaram a causa. O valor total necessário é de 511€.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Workshop de Geodesign: ponte ou túnel – sai vencedora a ligação da comunidade às decisões municipais

Apresentámos e debatemos publicamente com a autarquia o resultado da experiência de participação pública, inovadora e pioneira no país. Mais de 150 cidadãos participaram com as suas ideias e opiniões sobre a transformação urbana prevista para Coimbra B, o Choupal e a zona Norte da cidade.

quote-icon
Ler mais small-arrow
Contribuir small-arrow

Discover more from Coimbra Coolectiva

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading