Contribuir small-arrow
Voltar à home
Conheçam

Atrium Solum

Saibam mais

Mercadona

Contactem

Administração do Atrium Solum

Explorem

Espaço de Coworking

«Mercadona é bem-vinda a Coimbra, mas não ao Atrium Solum»

Lojistas e frequentadores do centro comercial da Avenida Elísio de Moura conhecido pelo «ambiente familiar» estão preocupados e avançam mesmo com uma petição contra a instalação da cadeia de supermercados espanhola no local, que o executivo confirma que vai mesmo avançar.

Partilha

Fotografia: Mário Canelas

Conheçam

Atrium Solum

Saibam mais

Mercadona

Contactem

Administração do Atrium Solum

Explorem

Espaço de Coworking

Gil Vieira da Silva conhece quase todas as pessoas que estão nas mesas da zona de restauração do centro comercial Atrium Solum, no final da Avenida Elísio de Moura e próximo do Centro Comercial Gira Solum. Cumprimenta-as, conversa com elas e faz algumas brincadeiras. «Isto é o meu centro de dia. Venho às oito horas da manhã e estou até à hora de jantar», conta, meio a brincar, o engenheiro agrónomo reformado, que vive numa das ruas paralelas ao local. Daí que a notícia que circula de que o espaço vai dar lugar a um supermercado da cadeia Mercadona, entretanto confirmada pelo presidente da Câmara Municipal de Coimbra, o tenha deixado incomodado.

«Não tenho nada contra a Mercadona e acho muito bem que venha para Coimbra. Mas não para o Atrium Solum, há mais locais onde se instalar. Aqui vai criar um caos, com barulho e estacionamento desordenado. Para além disso, já temos três grandes superfícies nesta zona», justifica Gil Silva. Sobre o Atrium Solum, que alberga cerca de 30 lojas, entre elas ourivesarias, livrarias, supermercado, centros de estética, bancos, quiosques, clínicas e cafés, o morador destaca o ambiente familiar que lá existe. «É um ponto de encontro de amigos, um local onde vivemos muitos momentos», destaca.

E não se fica pelas palavras. Reuniu 400 assinaturas de moradores da zona e frequentadores do centro comercial numa petição que espera entregar pessoalmente ao presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva. O objectivo, conta, é que o executivo municipal se oponha a esta instalação. «Os administradores têm direito a vender, mas não podem prejudicar a qualidade de vida dos que já cá moravam», afirma, alegando que, à volta do Atrium Solum, «moram mais de 1000 pessoas». Admite ainda recorrer a uma providência cautelar. «Está em cima da mesa reunirmos com advogados, para saber o que podemos fazer», adianta.

Lojistas preocupados

Para o engenheiro reformado, tem havido alguma redução de movimento no Centro Comercial, algo que associa a alguma desmotivação por parte das pessoas. «Estas notícias acabam por mexer com quem frequenta o Atrium Solum. Algumas lojas já fecharam e há lojistas já à procura de outros espaços, dada esta indefinição», considera.

É o caso de Maria José, que abriu a «Zé Óptica» em Outubro de 2010. «A preocupação é saber o que nos vai acontecer. Ninguém sabe e ninguém nos diz nada, tudo o que sabemos é pelos jornais», lamenta. A proprietária da óptica reforça que o Atrium Solum «tem outro carisma, é um centro comercial mais familiar».

Miguel Cristo é proprietário da loja de artigos de decoração «House and Gifts» e confirma que há preocupação no ar. «Ninguém está contra a Mercadona, mas há mais sítios na cidade para se instalarem», entende, sublinhando também o carácter social e comunitário do centro comercial. «Eu próprio sou cliente da Mercadona, mas o que está em causa é esta envolvente. É a segunda casa para muita gente», defende.

Mercadona e Atrium Solum não adiantam pormenores

Em Dezembro de 2021, a vereadora do Urbanismo da Câmara Municipal de Coimbra, Ana Bastos, explicou em reunião de executivo que houve um pedido de informação prévio para a instalação da cadeia espanhola no Atrium Solum que era vinculativo, com data de Março de 2021.

Recentemente, na assembleia municipal de 19 de Julho de 2022, o deputado da CDU Rui Mendes levantou a questão: «Está em causa o encerramento de cerca de duas dezenas de pequenas lojas, aumentará para quatro as grandes superfícies naquela zona e vai privar os conimbricenses de um espaço de convívio. Vai a Mercadona ocupar o espaço sem concordância dos munícipes e do município?» E José Manuel Silva respondeu com a confirmação de que a cadeia de supermercados vai mesmo ser instalada, atribuindo responsabilidades ao executivo anterior. «Vai avançar porque a isso estamos obrigados. Herdámos uma solução definitiva», apontou.

Para perceber em que ponto está o processo, falámos com a Mercadona e com a administração do Atrium Solum, mas nem uma nem outra entidade adiantam pormenores. «Posso indicar que a Mercadona encontra-se em processo de expansão em Portugal, continuando em prospecção em vários municípios do país, mantendo o interesse em instalar-se em Coimbra. Assim que tivermos mais novidades sobre este projeto temos todo o gosto em partilhar convosco», diz a responsável pelas relações externas da Mercadona no centro do país, Carla Cunha.

A cadeia de supermercados espanhola, fundada em 1977 pelo Grupo Cárnicas Roig, actualmente com 1,633 lojas em Espanha, 29 em Portugal e uma equipa de quase 100 mil pessoas globalmente, anunciou recentemente a abertura de mais 10 estabelecimentos no país até 2023, um deles na Figueira da Foz.

Da parte do Atrium Solum, a administradora Cecília Tavares avança que não há «nada oficial e concreto» para transmitir, além do facto de terem sido feitos contactos e estudos com a intenção de instalar o Mercadona no espaço. «Neste momento, é prematuro tirar conclusões», resume.

Para apurarmos se a decisão é mesmo definitiva, falámos com David Silva, presidente da Comissão Política da Concelhia do PS Coimbra, partido que tinha a maioria no executivo na altura em que foi dado o aval para a instalação do Mercadona no Atrium. O dirigente lembra as vantagens da instalação da Mercadona em Coimbra e aponta para a complexidade da situação. «O processo avançou, teve bastantes soluções em cima da mesa, houve questões técnicas e de viabilidade financeira, tendo sido encontrada esta solução pelos privados. Se o PS, na altura com maioria no Executivo, tivesse boicotado esta solução, as críticas seriam ao contrário. É importante que se concretizem políticas de investimento e que se assumam responsabilidades», defende, deixando críticas ao actual presidente da Câmara Municipal de Coimbra. «Nada é culpa dele. Tem de se decidir se é amigo do investimento ou não».

Mais Histórias

Há mais 500 pessoas a dar o nome pela «Bienal no Mosteiro»

Com a inauguração da quinta-edição da Anozero e os avanços no projecto de transformação do Mosteiro de Santa Clara num hotel, alarga-se também o movimento de cidadãos que pede ao Governo para recuar na decisão de tirar à bienal o seu principal palco.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Coisas para Fazer em Coimbra

Além das comemorações dos 50 anos da Revolução dos Cravos, a Coimbra BD está de regresso e Abril Dança, canta, ouve e lê por estes dias.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Jovens do TUMO pedem de novo a palavra para «escrever o futuro»

55 anos depois, o corajoso ato de um estudante de Coimbra que pediu a palavra quando falar era proibido continua a inspirar jovens alunos a manifestarem-se. O resultado é uma exposição em parceria com a Anozero, onde arte e tecnologia se fundem para manter a chama da liberdade acesa.

quote-icon
Ler mais small-arrow
Contribuir small-arrow

Discover more from Coimbra Coolectiva

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading