Contribuir small-arrow
Voltar à home

Manuel

Tem 48 anos, nasceu no Porto, é pintor na construção civil e vive na rua

Partilha

Fotografia: Mário Canelas

«Sou sem abrigo, pronto, é isso que sou. Nos últimos cinco anos não tive casa, o meu rendimento mínimo é pouco para pagar um quarto e alimentação e por isso estou na rua. Foi uma opção que fiz, não é a mais correta… mas de momento tenho que optar pela rua. Claro que tenciono ter meu quarto e estudar, quero ter um curso! Gosto de Coimbra, mas tenho muita dificuldade em viver aqui, porque sinto que as pessoas me ignoram. Não olham para mim. Quer dizer, olham, mas não me vêem, porque eu estou na rua. Não uso drogas, eu só vivo na rua porque não consigo pagar uma casa, mas sei que quando olham pra mim pensam que tenho vícios. Sou filho único e a minha mãe já morreu há nove anos. Depois de ela ter morrido o meu pai expulsou-me de casa e não me deixa voltar. Sou herdeiro de parte da casa, mas não posso lá viver. Estou sozinho agora, nunca casei. Eu acho que sou uma pessoa normal, como toda a gente, que já tive trabalho, com vencimento ao fim do mês, vivia na minha casa, tinha a minha orientação, como toda a gente tem. Sou transparente, não crio problemas a ninguém. Passo as dificuldades que passo e procuro levar minha vida com respeito, acho que mereço.»

Este testemunho faz parte de uma reportagem sobre a população em situação de sem-abrigo em Coimbra que será publicada brevemente.

Mais Histórias

A revolução também morou na Casa dos Estudantes do Império de Coimbra

O número 54 da Avenida Sá da Bandeira recebeu jovens das então colónias portuguesas sob o espírito colonial. Mas o tiro saiu pela culatra e quem acabou por ocupá-la foi a liberdade, o espírito democrático e a luta anticolonialista.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Associação de moradores precisa do contributo de todos para plantar um mural do 25 de Abril no Monte Formoso

Painel de azulejos será «uma obra de arte que destaque e celebre, no espaço público, os valores de Abril». Mais de uma dezena de pessoas já apoiaram a causa. O valor total necessário é de 511€.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Workshop de Geodesign: ponte ou túnel – sai vencedora a ligação da comunidade às decisões municipais

Apresentámos e debatemos publicamente com a autarquia o resultado da experiência de participação pública, inovadora e pioneira no país. Mais de 150 cidadãos participaram com as suas ideias e opiniões sobre a transformação urbana prevista para Coimbra B, o Choupal e a zona Norte da cidade.

quote-icon
Ler mais small-arrow
Contribuir small-arrow

Discover more from Coimbra Coolectiva

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading