Contribuir small-arrow
Voltar à home
Explorem

Tudo o que acontece em Coimbra

Adicionem um evento

Agenda colaborativa

Coisas para fazer em Coimbra

O ritmo dos dias abranda, mas Coimbra não pára. Temos quatro sugestões para fecharem da melhor forma a primeira semana de Agosto.

Partilha

Fotografia: Casa das Artes BB e Fest. das Artes Quebrajazz

Explorem

Tudo o que acontece em Coimbra

Adicionem um evento

Agenda colaborativa

A cidade foi a banhos e os minutos parecem espreguiçar-se em cada recanto do concelho que vive um mês de Agosto pacato, se não contarmos com a novidade da previsão do abate total de 663 árvores, ao longo da empreitada do Metrobus. Se continuam com vontade de explorar o que se passa em Coimbra, deixamos 4 boas propostas, todas ao ar livre, algumas delas gratuitas. Se estão longe desta nossa antiga capital do reino, espreitem a nossa Agenda para verem que outros programas aguardam o vosso regresso.

Matinée

Sexta-feira, 5 de Agosto, às 18h, na Casa das Artes Bissaya Barreto 

O ritual musical das Sextas-feiras no jardim da Casa das Artes convida um DJ a dar as boas vindas ao fim-de-semana. Desta vez, Inês Rodrigues e João Gaspar assumem os comandos do ritmo com que deixamos para trás das costas a primeira semana de Agosto.

Mário Rui Silva

Sábado, 6 de Agosto, às 19h, na Casa das Artes Bissaya Barreto 

Dono de uma carreira de meio século dedicada à música popular angolana, Mário Rui Silva é um conhecedor profundo da técnica e da história da guitarra. Doze anos depois da última passagem por Portugal, o músico regressa para apenas dois concertos, impulsionado pela recente edição de temas seus gravados nos anos 80 pela Time Capsule.

Silva destaca-se como compositor, guitarrista, mas nos seus concertos está também o lado de estudioso e contador de histórias da música. Na sua música temos um encontro inevitável com os ritmos transportados pelos escravos africanos como marca de orgulho e identidade. Em constante movimento entre Angola e a Europa ao longo da sua vida, podemos ouvi-lo em registos com o lendário Bonga, mas também com a cantora brasileira Ana Paula, os também angolanos Duo Ouro Negro e o percussionista Henri Samba. A sua extensa obra é consequência do também vasto alcance das suas influências, cristalizadas nas raras aparições que faz em concerto.

Cinema Fora de Portas: 2 Duros de Roer, de Victor Santos (2022)

Sábado, 6 de Agosto, às 21h30, no Largo da Capela (Carapinheira da Serra – Eiras e São Paulo de Frades) 

Manuel Venâncio, um típico polícia do Porto, pede transferência para a capital e vê-se emparelhado com José Sobreiro, um polícia de Lisboa folião, mais adepto de se dar com os bandidos do que prendê-los. Acompanhados por uma misteriosa estudante estrangeira de nome Murphy a filmar os acontecimentos para a sua tese de mestrado, os três irão viver um dia louco, conhecer as personagens mais caricatas e desmascarar uma operação de tráfico de droga com consequências desastrosas não só para a cidade, mas para todo o mundo!

Este serão é organizado pela Casa do Cinema de Coimbra.

Coração na Boca | Marta Hugon

Sábado, 6 de Agosto, às 22h30, nas Escadas do Quebra Costas

Todas as canções nascem de uma vontade profunda de fazer música e poesia. Coração na Boca, o novo trabalho de Marta Hugon, nasce dessa vontade, mas é, ao mesmo tempo, uma espécie de renascimento musical. Cantando exclusivamente em português, a cantora revela a sua verdadeira voz e dá corpo a palavras suas e de autores como José Eduardo Agualusa, Afonso Cabral ou Nádia Schilling. O novo repertório de Marta Hugon tem produção e arranjos de Luís Figueiredo (que assina três dos temas), e conta com a colaboração de compositores tão diversos como Mário Laginha, Sara Tavares, Joana Espadinha, Maria Villanueva, André Fernandes e Francisca Cortesão. Trata-se de uma viagem emocional pela língua portuguesa onde a música procura um lugar para além dos rótulos. Concerto incluído na programação do Festival das Artes QuebraJazz.

Mais Histórias

Coisas para Fazer em Coimbra

Celebramos os 50 anos do 25 de abril com a estreia do nosso primeiro documentário original. Estreia dia 24 de abril, no TUMO, e é um entre tantos contributos que tornam a data ainda mais bonita e importante do que já era. Celebremos a liberdade.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Coisas para Fazer em Coimbra

O calor vem acompanhado de grandes nomes da música brasileira da actualidade este fim-de-semana, mas a agenda ferve de muitas outras propostas para todos os gostos e carteiras.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Já seguem o João Pardal nas redes, estudante de Coimbra…em 1969?

De forma cronológica, factual, na primeira pessoa e aos quadradinhos: a cooperativa de história Rebobinar encontrou uma nova forma de contar como o movimento estudantil de Coimbra antecipou a revolução de Abril. Conheçam o jovem que, há 55 anos, já andava pelas redes sociais a registar o que via.

quote-icon
Ler mais small-arrow
Contribuir small-arrow

Discover more from Coimbra Coolectiva

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading