Contribuir small-arrow
Voltar à home
Explorem

Tudo o que acontece em Coimbra

Adicionem um evento

Agenda colaborativa

Coisas para fazer em Coimbra

A nossa Agenda não tira férias e lançamos algumas sugestões para os próximos dias que incluem Fado de Coimbra, oficinas para crianças, introdução à arte do improviso e exposições.

Partilha

Explorem

Tudo o que acontece em Coimbra

Adicionem um evento

Agenda colaborativa

O fim-de-semana comprido que marca o miolo do Verão está mesmo ao virar da esquina e, se estiverem em Coimbra, trazemos algumas ideias para o aproveitarem. Se quiserem explorar outros programas nesta ou noutras semanas, guardem a nossa Agenda nos vossos favoritos. (E já recebem a nossa newsletter semanal? É a melhor forma de não perderem as novidades.)

«Noites de Fados de Coimbra»

Todos os dias, às 18h e às 22h, no Café Santa Cruz

Em Agosto, todos os dias, ao final da tarde ou depois de jantar, todos os caminhos vão dar ao emblemático Café Santa Cruz para uns acordes tradicionais da cidade.

Atelier «ÁLBUM DE FAMÍLIA»

Sexta-feira, 13 de Agosto,  sessões das 11h às 13h e das 14h às 16h, no centro comercial Alma Shopping

O Álbum de Família consiste numa série de 10 episódios, transmitidos na SIC K, que estrearam a dia 1 de junho – Dia da Criança, em que cada episódio aborda uma temática diferente, de cariz educativo. O Alma Shopping está a acolher ateliers didácticos para os mais novos, relacionados com as temáticas de cada episódio. O objetivo principal deste projeto é ajudar a resolver as problemáticas mais comuns das crianças e o tema desta semana é a segurança na rua.

Oficinas de introdução ao improviso

16 e 20 de Agosto, em diferentes horários, na Casa das Caldeiras

Destinado a pessoas interessadas em explorar o seu lado criativo e espontâneo, estas oficinas de introdução ao improviso são actividades dinamizadas pelo grupo recém criado em Coimbra: Coimbra Impro. As oficinas vão decorrer nos dias 16 e 20 de Agosto, são gratuitas, mas requerem inscrição. 

Oficina de construção

Todos os dias, até 1 de Setembro, às 18h, no Portugal dos Pequenitos

Oficina de Construção é um espaço para explorar, brincar e construir em família. A proposta é de levar os mais novos a fazer castelos, casas, bonecos, jogar dominó, jenga, construir árvores, carros e pontes. Durante as férias grandes, o Serviço Educativo do Portugal dos Pequenitos desafia todos os visitantes a construir tridimensionalmente as casas que andaram a explorar.

Exposição «Entre Casas: desenhos de Abel Salazar»

Todos os dias, até 1 de Setembro, entre Terças e Sábados, na Casa Museu Bissaya Barreto

Esta é uma exposição de desenhos de Abel Salazar que surge da colaboração entre duas Casas-Museu, a Casa-Museu Bissaya Barreto e a Casa-Museu Abel Salazar, outrora residências dos seus patronos e hoje instituições museológicas parceiras entre si no âmbito da Associação Portuguesa de Casas-Museu. Na exposição apresentam-se um conjunto de cerca de 70 desenhos de Abel Salazar (1889-1946), cientista, professor, escritor e também artista plástico. A mulher é o tema transversal da seleção de desenhos. A entrada é livre.

Exposição «R/ESISTIR»

Todos os dias, até 11 de Setembro, entre Terças e Sábados, no Museu Municipal de Coimbra – Galeria Almedina

Esta mostra fotográfica de Fabio Fusillo «nasceu de muitas conversas com amigos, da série de TV She’s Gotta Have It, do movimento Black Lives Matter, da necessidade de sentir o mundo contemporâneo».

Fabio Fusillo é natural de Puglia, Itália, mas vive e trabalha, desde 2018, em Lisboa. Em 2010, formou-se em Discipline delle arti, dalla musica e dello spettacolo, em Bolonha. No mesmo ano, inscreveu-se no International Master in Cinema and Audiovisual Studies, em Gorizia, o que o levou a estudar, em Paris, durante um ano e meio. Na Ville Lumière teve a oportunidade de assistir a um atelier de filmagens em Super 8, dando os seus primeiros passos como realizador. Em 2014 foi selecionado pela escola de cinema Centro Sperimentale di Cinematografia dell’Aquila, onde contactou com a reportagem audiovisual, fotográfica e radiofónica. Em 2017, realizou o documentário “Cosa faccio nella vita?”, que foi galardoado com o prémio de “Melhor Curta-Documentário” no Seattle International Film Festival. A curta-metragem “Nulla di tutto questo è il tuo corpo”, de 2020, foi selecionado no Festival Superoff no Brasil.

Exposição «A HISTÓRIA DO HOMEM»

Todos os dias, até 31 de Dezembro de Setembro, no Museu Mais Pequeno do Mundo (Praça das Cortes de Coimbra, Santa Clara)

Conjunto de cartazes de José Spaniol usando tipos móveis de chumbo. Em 1994 o cartaz foi distribuído em mais de oitocentos lugares pelas principais vias públicas das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Colado aos muros, intrigava o público o facto de apresentar apenas uma história, sem uma motivação clara. Talvez por isso provocasse estranheza ao dividir o espaço com os habituais cartazes de divulgação de apresentações musicais e de teatro.

Mais Histórias

Coisas para Fazer em Coimbra

O fim-de-semana chegou mais cedo! Com o feriado e a agenda a fumegar, não resistimos a partilhar mais cedo o que podem fazer por cá estes dias.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Coisas para Fazer em Coimbra

Preferem ciência, cinema, teatro, passeio, música, astronomia, história, literatura ou vinho?

quote-icon
Ler mais small-arrow

Coisas para Fazer em Coimbra

O Outono chega bem carregado de programação cultural para todos os gostos, do desporto ao património, passando pela música, dança, teatro, cinema e magia.

quote-icon
Ler mais small-arrow
Contribuir small-arrow