Contribuir small-arrow
Voltar à home

Luís

Acabou de fazer 60 anos, trabalhava no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, foi dispensado durante a pandemia e vive na rua

Partilha

Fotografia: Mário Canelas

«Hoje não quero fazer fotografias do meu sorriso. Quando eu tiver uma dentadura nova, vou mostrar com todo o prazer! Sempre trabalhei em hospitais, primeiro no Sobral Cid e depois no CHUC [Centro Hospitalar na Universidade de Coimbra]. Na pandemia fui despedido e, a partir daí, fui fazendo o que aparecia. Trabalhei em restaurantes, mas o meu médico apanhou-me a trabalhar e mandou-me para a casa. É que tenho muitos problemas de saúde. Vivo com o rendimento mínimo e recebo ajudas, como estas refeições. Quem dá de boa vontade a mais não é obrigado, mas aqui, neste ambiente há de todo o tipo de pessoas e há sempre aqueles que se queixam que o de comer nunca é bom. A esses, eu chamo de pobre e mal-agradecidos. Eu não sou desses. Sou salatina, nascido e criado na Alta, onde está hoje o Clube de Rugby era a casa dos meus avós paternos. A minha avó era enfermeira, por isso o meu «infantário» era o hospital velho. Isso já foi há muito tempo. Ontem foi o meu aniversário e tive imensa vontade de comer um melão fresquinho com um pouco de presunto, mas estou feliz mesmo sem prendas! Tenho a coluna vertebral toda fixa por titânio, uma placa de metal na cabeça, não tenho parte do intestino delgado e tenho um problema pulmonar e ainda um aumento na próstata, mas eu sou feliz, caminho devagar.»

Este testemunho faz parte de uma reportagem sobre a população em situação de sem-abrigo em Coimbra que será publicada brevemente.

Mais Histórias

#05 Voluntariado, património e mobilidade

Ouçam algumas das nossas histórias da semana e o que está para vir.

quote-icon
Ler mais small-arrow

De Pequeninos se faz esta Liga

Há uma associação sediada no Hospital Pediátrico que não só procura responder às necessidades dos utentes, como de todos os trabalhadores do meio hospitalar. Fomos conhecê-la e saber para que futuro sustentável trabalham.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Coisas para Fazer em Coimbra

O fim-de-semana chegou mais cedo! Com o feriado e a agenda a fumegar, não resistimos a partilhar mais cedo o que podem fazer por cá estes dias.

quote-icon
Ler mais small-arrow
Contribuir small-arrow