Contribuir small-arrow
Voltar à home
Explorem

Tudo o que acontece em Coimbra

Adicionem um evento

Agenda colaborativa

Coisas para fazer em Coimbra

Podem começar a despedir-se do Verão com um copo de cerveja artesanal no Brew! Coimbra, a celebrar 60 anos de cantigas com Paulo de Carvalho e muito mais.

Partilha

Explorem

Tudo o que acontece em Coimbra

Adicionem um evento

Agenda colaborativa

O autor da primeira senha da Revolução dos Cravos, vencedor do Festival RTP da Canção e nomeado para um Grammy vai passar por Coimbra este fim-de-semana, mas não faltam coisas na Agenda para ver e fazer pela cidade. Nós vamos estar no Brew! Coimbra e contamos convosco por lá, mas ficam aqui mais alguns destaques.  

The Pencil of Nature

Quinta-feira, 8 de Setembro a 30 de Novembro, Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra

18 imagens da autoria do fotógrafo Pedro Medeiros, que são de acordo com o seu autor: «uma representação fotográfica das formas originais da natureza, convocando quem as vê para uma reflexão sobre a sexualidade, a vida, a morte, a mutação e a manipulação, sobre a consciência do que é efémero e do que é perene».

Amor de Dom Perlimpimpim com Belisa em seu jardim

Quinta-feira, 8 de Setembro, às 21h30 no Pátio do Centro de Artes Visuais

«Dom Perlimplim é o homem menos cornudo do mundo. A sua imaginação adormecida desperta com o tremendo engano de sua mulher; mas ele logo a seguir põe os cornos a todas as mulheres que existem…» Texto de Federico Garcia Lorca, produção de Cendrev – Centro Dramático de Évora.

Eu sou Clarice

Quinta-feira, 8 de Setembro, às 19h no Convento São Francisco

Rita Calçada Bastos apresenta um objecto teatral criado a partir da vida e obra de Clarice Lispector. Esse objecto teatral resulta do eco que essa escritora maior tem na sua visão da vida, inspiração que dura há cerca de 20 anos, altura em que leu «A Hora da Estrela».

Orquestra Filarmónica de Minas Gerais

Sexta-feira, 9 de Setembro, às 19h no Convento São Francisco 

Em Setembro de 2022, a Filarmónica celebra os 200 anos da Independência do Brasil com sua primeira digressão a Portugal, apresentando obras consagradas do repertório sinfônico brasileiro, sob direcção do maestro Fabio Mechetti.

Paulo de Carvalho

Sábado, 10 de Setembro, às 21h30, no Convento São Francisco 

2022 é o ano para celebrar um percurso musical junto do seu público, a quem agradece. São 60 anos de cantigas. Paulo de Carvalho será acompanhado pelo seu septeto e, em cada cidade, terá ainda um convidado especial.

The Twist Connection

Sexta-feira, 9 de Setembro, às 21h30 na Praça do Comércio

Noite de Pop /Rock com The Twist Connection, no âmbito da programação do ciclo «Noites de Verão», uma iniciativa da  Câmara Municipal de Coimbra, que pretende difundir activamente o meio artístico sediado no concelho e região de Coimbra.

The Cavemen

Sexta-feira, 9 de Setembro, às 22h no Oficina Municipal do Teatro – Teatrão

Descritos como um cruzamento entre os Gun Club e os Cramps, ou GG Allin e The Dwarves, com uma camada de outras influências lo-fi e vintage thrash punk subversivas, são o apogeu do sex, drugs & rock’n’roll.

Bicentenário da independência do Brasil

Várias datas e locais

Música, teatro, literatura e exposições compõem o programa multidisciplinar de comemoração do bicentenário da independência do Brasil, organizado pela Universidade de Coimbra. A efeméride arranca com a apresentação do livro «Camões e Lusíadas», por Antônio Ricardo Accioly Campos, Presidente da Fundação Joaquim Nabuco, na Sala do Senado. Programa completo aqui.

Party & Cool

Sábado, 10 de Setembro, às 16h no Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra

Desenho, mímica, perguntas e palavras proibidas a pensar em soluções são o desafio lançado à comunidade pela Coimbra Coolectiva, neste jogo a acontecer no âmbito do Brew! Fest. Inscrições abertas aqui.

Como se desenha a música?

Sábado, 10 de Setembro, às 11h no TCSB – Teatro da Cerca de São Bernardo

Oficina de Érika Machado e Joana Corker que são, simultaneamente, ilustradoras, multi-instrumentistas e cantoras. A dupla conjuga a sua experiência nas bandas Spicy Noodles e Birds Are Indie, com o seu percurso de trabalho na área do design e ilustração. O desafio é desenhar música, ao vivo e de forma colaborativa, privilegiando a experimentação e o traço livre, durante uma performance musical.

Plantas Invasoras em Coimbra

Sábado, 10 de Setembro, às 10h no Parque Verde do Mondego (junto ao Exploratório)

Sessão de Ciência Viva no Verão 2022 que é um passeio com uma conversa descontraída (com muitos ramos, sementes, galhas, insectos e outras amostras à mistura) sobre espécies nativas, exóticas e invasoras.

Que mal fizemos todos a Deus?

Sábado, 10 de Setembro, na Escola Primária de Santa Apolónia (Coimbra)

O aniversário de 40 anos de casamento de Claude e Marie Verneuil aproxima-se. Para celebrar a ocasião, as quatro filhas decidem organizar uma grande festa surpresa na casa de família de Chinon e convidar os pais de cada um dos genros por alguns dias. Claude e Marie vão ter que acolher sob o seu tecto os pais de Rachid, David, Chao e Charles. Esta estadia «familiar» anuncia-se tudo menos pacífica. Um filme de Philippe de Chauveron. Encontram mais sessões de Cinema Fora de Portas aqui.

Jacy

Domingo, 11 de Setembro, às 19h na Oficina Municipal do Teatro – Teatrão

Na sua pesquisa para a criação de um espectáculo teatral, o director, actor e dramaturgo Henrique Fontes encontrou, no lixo, uma mala que continha vestígios da vida de uma mulher de noventa anos. Este facto real levou o grupo a conduzir uma pesquisa de três anos que, em 2013, deu origem à peça de teatro documental «Jacy». Trata-se de um evento inserido na programação na Mostra São Palco – Festival de Teatro Brasileiro em Portugal.

Concerto para Bebés

Domingo, 11 de Setembro, no Convento São Francisca

Sofia Silva toca Flauta Transversal, que os bebés adoram porque, apesar de ser um instrumento com uma tecnologia relativamente recente, (não chega a dois séculos), o seu som é, contudo, primitivo. A sessão repete às 11h30.

Mais Histórias

Qual é a vossa arte urbana?

Digam-nos de qual gostam, dir-vos-emos quem são. Fizemos um roteiro das manifestações de arte urbana nas paredes desta cidade que há 900 anos expõem intervenção e liberdade.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Coisas para Fazer em Coimbra

Além das comemorações dos 50 anos da Revolução dos Cravos, a Coimbra BD está de regresso e Abril Dança, canta, ouve e lê por estes dias.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Jovens do TUMO pedem de novo a palavra para «escrever o futuro»

55 anos depois, o corajoso ato de um estudante de Coimbra que pediu a palavra quando falar era proibido continua a inspirar jovens alunos a manifestarem-se. O resultado é uma exposição em parceria com a Anozero, onde arte e tecnologia se fundem para manter a chama da liberdade acesa.

quote-icon
Ler mais small-arrow
Contribuir small-arrow

Discover more from Coimbra Coolectiva

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading