Contribuir small-arrow
Voltar à home
Leiam

Reportagem: «Onde e como estão os bebedouros da cidade?»

Saibam

Localização de bebedouros

Saibam mais

Águas de Coimbra

Denunciem

Câmara Municipal de Coimbra

MENSAGEM CIDADÃ | Mais bebedouros na cidade

Por Dora Freire Santos

Partilha

Fotografia: Dora Freire Santos

Leiam

Reportagem: «Onde e como estão os bebedouros da cidade?»

Saibam

Localização de bebedouros

Saibam mais

Águas de Coimbra

Denunciem

Câmara Municipal de Coimbra

Sou uma munícipe que não usa o carro na zona urbana. Desloco-me maioritariamente a pé ou de bicicleta, o que faz com que a necessidade de me hidratar seja maior. A nível ambiental também penso que já não faz sentido que sempre que queiramos beber água tenhamos de comprar uma garrafa de água de plástico.

À imagem do que acontece por inúmeras cidades europeias, Coimbra deveria já disponibilizar bebedouros para todos os cidadãos que queiram deslocar-se pela cidade sem terem que ir carregados com garrafas de 1,5lt. Paris disponibiliza cerca de 700 bebedouros apenas na zona urbana, para que todos os transeuntes possam encher as suas garrafas diminuindo drasticamente os resíduos de plástico na cidade.

Em Portugal estes bebedouros existem em Lisboa, Porto, Gaia Loures e até no pequeno município como Rio Maior, como na foto (em cima).

Com o novo Departamento do Ambiente na Câmara Municipal de Coimbra, coloquei a questão ao município para através do email ambiente@cm-coimbra.pt , reportando também o facto de os poucos bebedouros existentes estarem desativados. Estranhamente, recebi a resposta de que esta situação seria da responsabilidade da empresa Águas de Coimbra.

Este é o trajecto que faço várias vezes, no qual, durante todo o percurso de 12km, existe apenas um chafariz funcional, no Parque Verde, onde não é possível encher uma garrafa ou o cantil da bicicleta.

Contribuir small-arrow