Contribuir small-arrow
Voltar à home
Explorem

Tudo o que acontece em Coimbra

Adicionem um evento

Agenda colaborativa

Coisas para Fazer em Coimbra

O Outono chega bem carregado de programação cultural para todos os gostos, do desporto ao património, passando pela música, dança, teatro, cinema e magia.

Partilha

Fotografia: Beto Assem

Explorem

Tudo o que acontece em Coimbra

Adicionem um evento

Agenda colaborativa

Já tínhamos dado conta de várias propostas culturais na cidade, como o Prémio Estação Imagem, mas este fim-de-semana chegam mais umas quantas e o difícil é mesmo escolher. Dos Encontros Mágicos ao Festival Jazz ao Centro, passando pelas interessantes Jornadas Europeias do Património, que este ano têm como tema o património sustentável, o Festival Ilha 12 e a Expo Desporto #Coimbra, no Parque Verde. Mas para saberem mesmo tudo o que se passa em Coimbra é só explorarem a Agenda.

Encontros Mágicos

Terça-feira a Domingo, 20 a 25 de Setembro, em vários espaços da cidade de Coimbra

É a 26ª edição do maior e mais antigo festival de magia que se realiza em Portugal, com direcção artística de Luís de Matos. Como é habitual, há Magia de Rua, Escola de Magia, Magia na Escuridão, Magia Solidária e Galas Internacionais de Magia. Tanto as Aulas de Magia como a Magia na Escuridão, apesar de gratuitos, necessitam de inscrição. As Galas serão no Convento São Francisco. O programa está aqui.

Festival Jazz ao Centro

Quinta-feira, 22 de Setembro a 23 de Outubro, em vários espaços da cidade

Na 20ª edição, acontece em 6 espaços diferentes e apresenta alguns dos artistas mais importantes do panorama musical nacional e internacional, como Rodrigo Brandão, Marshall Allen, Alabaster dePlume, Nicole Mitchell, Peter Brötzmann, Heather Leigh, Maria João & Carlos Bica Quarteto,  Ambrose Akinmusire e Mário Laginha  (acompanhado pela Banda Sinfónica FU Taveirense). Programa completo aqui.

Expo Desporto #Coimbra

Quarta-feira a Segunda-feira, 22 a 26 de Setembro, Parque Verde Mondego

É uma mostra que dá a conhecer as entidades desportivas locais e o trabalho que desempenham através de demonstrações e actividades práticas de acesso gratuito. A grande novidade deste ano é o envolvimento do Comité Paralímpico para as comemorações do Dia Nacional Paralímpico e o destaque para o desporto inclusivo.

Tangente

Quinta-feira, 22 de Setembro, às 21h30 no Conservatório de Música de Coimbra

Apresentação do primeiro álbum dos Quintetango, grupo formado por cinco músicos e professores do Conservatório de Música de Coimbra: André Madeira (Guitarra Clássica), Artur Fernandes (Concertina), Catarina Peixinho (Piano), Hugo Brito (Violino) e Miguel Calhaz (Contrabaixo), que celebram o legado de Piazzolla, cruzando a música popular com a música erudita.

Lugar Nenhum

Sexta-feira, 23 de Setembro, no TAGV – Teatro Académico de Gil Vicente

Nos últimos anos da ditadura civil-militar brasileira, uma família de artistas reúne-se na sua casa de praia. Entre convidados e empregados, as personagens encontram-se na iminência de uma crise familiar, que se acentua no meio de discursos inflamados, discussões e acusações. Trata-se de um evento inserido na programação na Mostra São Palco – Festival de Teatro Brasileiro em Portugal.

Jornadas Europeias do Património

Sexta-feira a Domingo, 23 a 25 de Setembro

A iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia este ano é subordinada ao tema «Património Sustentável» e a programação integra um conjunto de actividades que promovem a formação de uma consciência global para o desenvolvimento sustentável do município. Há oficinas, visitas guiadas e exposições para descobrir. O programa está aqui e deixamos estes destaques:

No Mosteiro de Santa Clara-a-Velha:

Visitas guiadas, oficinas de conservação e virtualização do património.

No Museu Nacional de Machado de Castro:

Três dias de actividades a pensar em todas as idades: oficinas de pintura, visitas guiadas e teatro infantil. Programa aqui.

No Museu Municipal de Coimbra – Edifício Chiado:

Oficinas de leituras para os mais novos com passeio incluído, para explorar o parque da cidade, oficinas de danças de salão, milonga, tango argentino e visita acompanhada pela Dra. Berta Duarte: «O Tribunal do Santo Ofício da Inquisição». O programa e as inscrições são por aqui. 

A partir do Aqueduto de São Sebastião:

O passeio Um Percurso pela Água passa pelo Jardim Botânico, Museu da Água, Mosteiro de Santa Clara-a-Velha e Quinta das Lágrimas.

Contos da Caixa

Sábado, 24 de Setembro, às 11h no TCSB – Teatro da Cerca de São Bernardo

Há contos e caixas e caixas e livros. E livros que se encaixam nas caixas dos contos. Histórias grandes e pequenas do tamanho dos ouvidos e dos olhos curiosos. Sessão de contos com Helena Faria para M/3.

Bebés com Asas

Sexta-feira, 23 de Setembro às 10h no Convento São Francisco

Uma história cheia de magia, som e cor que proporciona ao espectador o estímulo e contacto com instrumentos não convencionais. A sessão repete às 11h30.

Histórias do Rio

Sábado, 24 de Setembro, às 15h e 16h no Teatro de Bolso do TEUC

Um grupo de alunos finalistas da escola EB1 da Solum apresentam um espectáculo de teatro criado no âmbito do projecto CresceRio, uma parceria da Marionet com o MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, que pretende fomentar o contacto das crianças com a natureza, desenvolvendo a responsabilidade social pela sua preservação e recuperação. Inscrições aqui.

Festival Apura

Sexta-feira a Domingo, 23 a 25 de Setembro, em vários espaços da cidade de Coimbra

Criado por estudantes da Universidade de Coimbra, teve a sua primeira edição em 2018 com o propósito de dar a conhecer projectos artísticos e musicais independentes. Este ano, ao longo de três dias, vai apresentar mais de 20 projectos e músicos, em três palcos no centro da cidade: no Largo do Poço, na República da Praça e Salão Brazil. Programação aqui.

Som a som, tom a tom

Sábado, 24 de Setembro, às 10h30 no Grémio Operário de Coimbra

Através de jogos, brincadeiras, exercícios auditivos e instrumentais, as crianças descobrem de onde vem o som, como ele se transforma e se diversifica, como nasce o ritmo e como as palavras e as histórias se transformam em música. Com Vânia Couto. Para famílias, turmas e/ou público até aos 12 anos. É um evento integrado na programação do Festival Ilha 12, com 12 espectáculos de música, literatura, artes plásticas, performance, humor e workshops em 12 dias.

A vida amorosa das plantas

Sábado, 24 de Setembro, às 21h no Salão do Centro Recreativo de Assafarge

Tertúlia sobre esta antiquíssima «história de amor» entre as plantas com flor e os insectos que as visitam, e que vai ser contada pelos biólogos João Loureiro e Sílvia Castro do FLOWer Lab  (Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra).

Ciclo Saramago

Até 15 de Outubro, com vários filmes e horários, na Casa do Cinema de Coimbra (Galerias Avenida)

A Casa do Cinema de Coimbra e o Partido Comunista Português, em colaboração com a Fundação José Saramago, comemoram o centenário de José Saramago em cinco sessões comentadas. A relação de Saramago com o cinema deu origem a objectos atravessados pelo seu olhar sensível, penetrante, inquieto, crítico, profundamente humano, atento aos explorados e injustiçados da terra, sobre a história e o estado do mundo. As sessões decorrerão sempre aos Sábados. Programa aqui.

Ópera.com.todos

Domingo, 25 de Setembro, às 21h30 na OMT – Teatrão

Este espectáculo constrói uma narrativa musical que tem por base um repertório de grandes temas de óperas de autores clássicos como Giacomo Puccini, Giuseppe Verdi, Georges Bizet, mas que explora ainda composições de ópera originais do músico Pedro Oliveira. Trata-se de um elenco de 20 cantores líricos com grande experiência profissional, sob a direcção do Maestro de vozes, Luís Rendas Pereira (elemento do coro da Casa da Música) e arranjos para orquestra de Rui Lúcio e César de Oliveira.

Visitas aos Sábados

Sábado, 24 de Setembro, às 17h30 no CAV/ Encontros de Fotografia

Visita guiada às exposições «Phantasmagoria», de Hugo Canoilas, e «Vis-à-Vis», de Ana Santos, a decorrerem no âmbito da programação do Ciclo Museu das Obsessões, com curadoria de Ana Anacleto. Inscrições aqui.

Queer quê?

Sábado, 24 de Setembro, às 17h no CAPC Círculo de Artes Plásticas de Coimbra

Conversa com Dinis Machado, que a partir da sua experiência de identidade não binária, partilha uma palestra sobre práticas queer na sociedade em relação com a arte, enquanto lógicas de cuidado. Um evento integrado no Festival Linha de Fuga.

Coimbra Dança

Quinta-feira, 23 de Setembro a 2 de Outubro, às 19h em vários espaços da Baixa de Coimbra

Promovendo a dança nas suas diferentes vertentes, e criando espaço para que os projectos e escolas de dança de Coimbra apresentem o seu trabalho, arranca com uma oficina de Danças do Mundo, em colaboração com a escola Encontros Folk de Coimbra, às 19h00, no salão do Rancho Folclórico Tricanas de Coimbra. Mas também há festas dançantes, exibições de rua, oficinas e um espectáculo de palco. Mais informação em Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra.

O menino e o rio

Sábado, 24 de Setembro, às 21h30 no MNMC – Museu Nacional de Machado de Castro

No âmbito das comemorações do centenário do nascimento de José Saramago, a Estação das Letras apresenta o espectáculo «O Menino e o Rio», a partir das obras «O Silêncio da Água» e «A Maior Flor do Mundo». Inscrições obrigatórias via 96 409 016 5.

Mais Histórias

Coisas para Fazer em Coimbra

Celebramos os 50 anos do 25 de abril com a estreia do nosso primeiro documentário original. Estreia dia 24 de abril, no TUMO, e é um entre tantos contributos que tornam a data ainda mais bonita e importante do que já era. Celebremos a liberdade.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Coisas para Fazer em Coimbra

O calor vem acompanhado de grandes nomes da música brasileira da actualidade este fim-de-semana, mas a agenda ferve de muitas outras propostas para todos os gostos e carteiras.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Já seguem o João Pardal nas redes, estudante de Coimbra…em 1969?

De forma cronológica, factual, na primeira pessoa e aos quadradinhos: a cooperativa de história Rebobinar encontrou uma nova forma de contar como o movimento estudantil de Coimbra antecipou a revolução de Abril. Conheçam o jovem que, há 55 anos, já andava pelas redes sociais a registar o que via.

quote-icon
Ler mais small-arrow
Contribuir small-arrow

Discover more from Coimbra Coolectiva

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading