Contribuir small-arrow
Voltar à home
Explorem

Tudo o que acontece em Coimbra

Adicionem um evento

Agenda colaborativa

Coisas para Fazer em Coimbra

Preferem ciência, cinema, teatro, passeio, música, astronomia, história, literatura ou vinho?

Partilha

Explorem

Tudo o que acontece em Coimbra

Adicionem um evento

Agenda colaborativa

Depois de uma primeira programação de Verão e semanas de oficinas criativas para os mais novos, o RE/FORMA está de volta com um fim‑de‑semana cheio de propostas que combinam arte e natureza. Mas os próximos dias estão cheios de coisas para fazer e para todas as idades, desde o programa independente Cria’ctividade, dedicado à comunidade estudantil, até à ciência na Noite Europeia dos Investigadores, muita música no festival Correntes de Um Só Rio e a estreia de um novo espectáculo da Escola da Noite, no Teatro da Cerca de São Bernardo. Ficam com alguns destaques, mas encontram o resto na Agenda.

RE/FORMA

Sexta-feira e Sábado, 1 e 2 de Outubro, no Jardim Botânico da Universidade de Coimbra e Seminário Maior

Mais um fim-de-semana RE/FORMA com concertos, oficinas, visitas encenadas e leituras, a acompanhar a transformação e renovação do mundo natural com a chegada do Outono. Tó Trips + Pedro Medeiros, Yamandu Costa, Ana Deus + Luca Argel, LaBaq e muito mais, compõem o programa, que junta Arte, Natureza, Ciência e Educação.

Cria’ctividade

Até 31 de Outubro, vários locais e horários

Semana de integração alternativa à praxe organizada por um grupo informal de estudantes de Coimbra, que quer proporcionar a quem esteja de chegada à cidade novas possibilidades de se ambientarem na vida académica e estudantil. Podem seguir o programa no Facebook.

Da periferia para a poesia, da poesia para o mundo

Quinta-feira, 29 de Setembro, 17h, Sala 1, CES | Alta

A poesia, em muitos contextos do Sul Global, tem sido uma ferramenta de comunicação e
transformação social, um megafone para fazer escutar a voz de pessoas silenciadas. O escritor,
poeta e articulador cultural Cleyton Mendes propõe um encontro para debater a importância
dos saraus e slams (batalhas de poesia falada) em periferias de cidades brasileiras, e seu
trabalho com poesia em presídios e escolas públicas.

Ciclo Cinema e Direito

Quinta-feira, 29 de Outubro a 24 de Novembro, às 21h na Casa do Cinema de Coimbra

Organizado pela Direcção Regional de Coimbra do Sindicato dos Magistrados do Ministério Púbico, Direcção Regional do Centro da Associação Sindical dos Juízes Portugueses, Conselho Regional de Coimbra, Conselho Regional de Coimbra da Ordem dos Advogados, Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e pelos Caminhos do Cinema Português, este ciclo resulta do desejo partilhado de realizar actividades conjuntas, como forma de cimentar as relações entre os diversos operadores da justiça, os estudantes e estudiosos de Direito, tendo como pretexto a visualização conjunta de filmes (apresentados e comentados por convidados). Arranca dia 29, às 21h, com Doze Homens em Fúria (na foto em cima) de Sidney Lumet. «Num julgamento de um assassinato cometido por um adolescente, os membros do júri devem chegar a um consenso sobre o veredito.» No fim há debate com o realizador Tiago Cravidão, o advogado Jacob Simões e moderação do procurador da República António Porto.

Noite Europeia dos Investigadores

30 de Setembro, às 17h, na Baixa de Coimbra

Programa que tem como objectivo promover a sensibilização e o envolvimento da população na Ciência, aproximando os investigadores e a sociedade civil, as seguintes actividades: pontos com investigadores; animação de rua (espectáculos de dança e teatro); apresentação dos projectos desenvolvidos na iniciativa Researchers@Schools; conversas descontraídas com investigadores; mini shows de ciência e muito mais. Encontram o programa completo aqui.

Óhquetuga Fest

Sexta-feira, 30 de Setembro, das 19h30 às 0h30 na sexta e a partir das 10h no Sábado, no Mercado Municipal D. Pedro V

Festival típico português com fado e música portuguesa acompanhados por petiscos tradicionais, provas de queijos e enchidos. No Sábado, da parte da manhã, a partir das 10h, há actividades para crianças e celebrações do Dia do Idoso.

Aqui, onde acaba a estrada

Quinta-feira, 29 de Setembro a 19 de Outubro, TCSB – Teatro da Cerca de São Bernardo

A nova criação d’A Escola da Noite, com texto e encenação de Igor Lebreaud, aborda o tema das grandes migrações forçadas e fica em cena durante três semanas, de quinta a Domingo, (quinta e sexta-feira às 19h, Sábado às 21h30 e Domingo às 16h).

Aqui enquanto caminhamos

Sexta-feira, 30 de Setembro a 2 de Outubro, às 17h, ponto de encontro: Salão Brazil

Inspirado na ideia de obra como experiência e na longa tradição que une o caminhar à produção de pensamento e lucidez, Gustavo Ciriaco e Andrea Sonnberger levam o público por uma jornada silenciosa através da cidade, investindo numa outra política de partilha e percepção do espaço urbano. Envoltos por um grande elástico branco, o grupo segue o seu passeio, como uma espécie de escultura viva, onde exterior e interior se misturam continuamente. Evento do Festival Linha de Fuga

100 horas de Astronomia

Sábado, 1 de Outubro de 2022, 21h, Parque Verde Mondego

Depois do sucesso da edição de 2021, em 2022 a Counting Stars repete novamente a iniciativa
de observar o firmamento a partir da máxima de que Não Há Só Estrelas no Céu!, voltada para
pessoas de todas as idades. Trata-se de um evento internacional que tem como objectivo envolver o maior número de pessoas possível, de todas as idades, a partilhar as maravilhas do mundo astronómico que nos rodeia. Para o efeito, a Secção de Astronomia da AAC irá proporcionar uma observação nocturna.

Clube de leitura em família

Sábado, 1 de Outubro, às 18h na Faz de Conto Livraria

Ao final do dia, uma vez por mês a começar em Outubro, a Faz de Conto convida as famílias a lerem em conjunto, em voz alta e a descobrir as ilustrações de um livro. Depois da leitura partilhada em casa, no clube orientado pela livreira Sofia vai-se conversar sobre a história, explorar o livro com jogos e brincadeiras e ler em voz alta as partes preferidas com os outros leitores. Pré-Inscrições aqui.

Festival Correntes de Um Só Rio

Sexta-feira, 30 de Setembro, a 9 de Outubro, no Convento São Francisco 

A 5ª edição do Festival Correntes De Um Só Rio, dedicado à celebração e promoção da Canção, do Fado, da Música e das Guitarras de Coimbra, decorre durante 10 dias com vários espectáculos no Convento São Francisco. No dia 4 de outubro, às 21h30, presta-se homenagem a Rui Pato com O Rapaz do Bairro, mas encontram a programação completa aqui.

Investigar Sofia

Sexta-feira, 30 de Setembro, Ponto de Encontro: Praça 8 de Maio

Visita guiada à Rua da Sofia, em busca dos seus segredos, pela lupa do investigador João Santos Costa. Reservas via: 914 872 418. 

Caminhada solidária – Os nossos Miaus

Sábado, 1 de Outubro, das 9h às 12h, ponto de encontro na Decathlon Coimbra

Caminhada solidária acompanhada por um colaborador Decathlon e aula de fitness, cujo valor angariado reverte para o grupo de cuidadores/as voluntário/as Os nossos miaus – Coimbra, núcleo de Taveiro, tendo como finalidade a esterilização de gatos/as comunitários/as, nessa freguesia, através da Associação Grupo Gatos Urbanos. Inscrições aqui.

Gala Drop

Sábado, 1 de Outubro, às 19h na Casa das Artes Bissaya Barreto

Concerto de antecipação do álbum Amizade, que é lançado no dia 14 de Outubro.

Pietàs & Dandara Manoela

Sexta-feira, 30 de Outubro, às 22h no Salão Brazil

Rádio Pessoas celebra o seu primeiro aniversário de programação no Salão Brazil com a apresentação de dois concertos inéditos em Portugal, directamente do Brasil: Pietá & Dandara Manoela. Sábado é a vez de Jota.pê, que se apresenta pela primeira vez em Portugal, numa pequena digressão com paragem obrigatória no Salão Brazil.

A minha morte

Sábado, 1 de Outubro, às 21h30, TAGV – Teatro Académico de Gil Vicente

Escrito e dirigido por Mickael de Oliveira, é o primeiro episódio do díptico Episódios da Vida Selvagem. Esta peça desenrola-se no futuro próximo e aborda o desafios da humanidade que sobrou, após repetidas catástrofes naturais, e se reorganizou em pequenas comunidades em que a falta de água põe em causa o modo de vida dos seus habitantes.

Uma aventura debaixo da terra

Domingo, 2 de Outubro, às 10h15 no Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra

Nas sessões Explorastórias de Outubro vai-se explorar a ciência que se esconde nas páginas do livro Uma Aventura Debaixo da Terra, de Mac Barnett e Jon Klassen. Sessão às 10h15 e 11h15, limitadas a 20 participantes.

O Mundo do Vinho

De 4 a 15 de Outubro, vários locais e horários

Numa linha temática em que o vinho é o denominador comum, é uma programação que conta com um leque variado de propostas e a colaboração de convidados especialistas. Conversas, exposições e palestras acontecem em vários espaços emblemáticos da cidade e convidam o público à espiritualidade, contemplação e conhecimento. Começa com a conversa O Vinho na Bíblia no Seminário Maior de Coimbra, dia 4 de Outubro, às 17h30, com João Maria André e o Padre Nuno Santos. Seguem-se a exposição Revelações, da autoria de Jorge Prata, a palestra O vinho, a arte e o sagrado. O simbolismo do vinho no Novo Testamento, a oficina Porque é que gostamos dos vinhos que gostamos?, com Sara Rodrigues de Matos, a conversa De que falamos afinal, quando falamos de vinhos naturais e um jantar vínico.

Mais Histórias

Coisas para Fazer em Coimbra

Celebramos os 50 anos do 25 de abril com a estreia do nosso primeiro documentário original. Estreia dia 24 de abril, no TUMO, e é um entre tantos contributos que tornam a data ainda mais bonita e importante do que já era. Celebremos a liberdade.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Coisas para Fazer em Coimbra

O calor vem acompanhado de grandes nomes da música brasileira da actualidade este fim-de-semana, mas a agenda ferve de muitas outras propostas para todos os gostos e carteiras.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Já seguem o João Pardal nas redes, estudante de Coimbra…em 1969?

De forma cronológica, factual, na primeira pessoa e aos quadradinhos: a cooperativa de história Rebobinar encontrou uma nova forma de contar como o movimento estudantil de Coimbra antecipou a revolução de Abril. Conheçam o jovem que, há 55 anos, já andava pelas redes sociais a registar o que via.

quote-icon
Ler mais small-arrow
Contribuir small-arrow

Discover more from Coimbra Coolectiva

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading