Contribuir small-arrow
Voltar à home
Explorem

Tudo o que acontece em Coimbra

Adicionem um evento

Agenda colaborativa

Coisas para Fazer em Coimbra

Filminhos, visita guiada, histórias e experiências, há muita coisa para fazer com os mais novos este fim-de-semana e os mais velhos também têm por onde escolher.

Partilha

Explorem

Tudo o que acontece em Coimbra

Adicionem um evento

Agenda colaborativa

whatsapp-icon

Famílias e amigos: vai ser um bom fim-de-semana para sair e fazer coisas com as crianças, da Casa do Cinema ao Exploratório, passando pelo Pátio da Inquisição e Teatro da cerca de São Bernardo. Os adultos têm Jazz ao Centro, caminhadas e jantar solidário, stand-up comedy, exposições, jantar vínico e muito mais. Ficam alguns destaques, mas já sabem que para saberem tudo só vendo a Agenda.

A Metamorfose dos Pássaros

Quinta-feira, 13 de Outubro, às 21h30 na Casa do Cinema de Coimbra (Galerias Avenida)

Muito aclamado e premiado, por exemplo, no Festival de Berlim, o filme é da realizadora Catarina Vasconcelos e conta a história de Beatriz e Henrique, que casaram no dia em que ela fez 21 anos. Henrique, oficial de marinha, passava largas temporadas no mar. Em terra, Beatriz, que aprendeu tudo com a verticalidade das plantas, cuidou das raízes dos 6 filhos. Esta é a primeira de várias sessões.

Aurora Boreal

Quinta-feira, 13 de Outubro, inaugura às 21h e fica até 3 de Novembro, no Liquidâmbar

Exposição de desenhos de Paula Serra sobre este fenómeno óptico, luminoso e colorido, observado nos céus nocturnos nas regiões polares.

Caso Contrário

Sexta-feira, 16 de Outubro, às 18h na Galeria de Arte A Camponeza 

Dupla de comédia de Coimbra, composta por Rafu e Filipa. Prometem divertir o público numa matiné de stand up comedy.

Esta cidade

Sexta-feira, 14 de Outubro, a 30 de Dezembro, das 10h às 18h no Museu Nacional de Machado de Castro

Este projecto emerge de um contexto diagnosticado como vulnerável na cidade de Coimbra – o Planalto do Ingote -, e apresenta-se num formato de cariz cultural e artístico, promotor da inclusão social através da arte, com o trabalho da fotógrafa Liliana Rocha e do artista plástico Marco Moura. As obras fotográficas e os retratos dos moradores serão apresentados à cidade em formato de arte pública, onde se inclui o MNMC.

Um Espaço para Minerva. O Jardim Botânico da Universidade de Coimbra.

Sexta-feira, 14 de Outubro, a 12 de Fevereiro, das 10h às 18h no Museu Nacional de Machado de Castro

Esta exposição celebra os 250 anos da Reforma Pombalina da Universidade de Coimbra. A centralidade da abordagem vai para o Jardim Botânico, relevando a descoberta dos 35 desenhos até agora desconhecidos e de especial significado para a descodificação dos vários ritmos construtivos ocorridos neste espaço que, também ele, comporta o ideário pombalino da crença no poder renovador da escola e na utilidade social da ciência. Inaugura às 17h00.

11.º Jantar Solidário – Associação das Cozinhas Económicas

Sexta-feira, 14 de Outubro, às 20h no Hotel D. Inês

A Associação das Cozinhas Económicas Rainha Santa Isabel intervém junto de pessoas em situação de grande vulnerabilidade socioeconómica e biopsicossocial, e promove mais um jantar solidário  tendo em vista angariar fundos que permitam colmatar algumas das despesas relacionadas com o Refeitório Social, Centro de Dia, Serviço de Apoio Domiciliário e Projecto Oficina D’Os Avós. Inscrições até dia 12 de Outubro.

Peter Brötzmann & Heather Leigh

Sexta-feira, 14 de Outubro, às 18h no Seminário Maior de Coimbra

A relação entre Peter Brötzmann e Heather Leigh foi construída em múltiplos encontros ao longo dos últimos sete anos, permitindo fortalecer uma cumplicidade que se torna evidente quando se ouve a sua música. Um evento integrado na programação do Festival Jazz ao Centro. Heather Leigh também actua na Casa das Artes Bissaya Barreto no Sábado, 15 de Outubro, às 21h30.

Filho da Mãe

Sábado, 15 de Outubro, às 19h na Casa das Artes Bissaya Barreto

Filho da Mãe apresenta-se em concerto no âmbito do ciclo de concertos As Guitarras Não Têm Saudade.

Pequenos passos, grandes gestos

Sábado, 15 de Outubro, às 15h, o ponto de encontro é na Praça da República

Caminhada solidária, com o objectivo de sensibilizar a sociedade para a problemática do cancro de mama, da sua prevenção, e de divulgar os serviços de apoio à mulher, familiares e cuidadores. As  inscrições podem ser feitas no Alma Shopping, no fim de semana de 01 e 02 de Outubro, e no Fórum Coimbra, de 08 a 09 de Outubro.

Afro-Portugal: contas de torna-viagem

12 a 22 de Outubro, vários espaços da cidade

Ciclo que reúne em Coimbra perto de cem artistas em meia dúzia de espaços da cidade. Vai falar-se de memória colonial, racismo e dar destaque às vozes artísticas negras, africanas e afrodescendentes em Portugal. Um programa que inclui performances, exposições, filmes, debates, literatura, música, workshops e ações socioeducativas, culminando na peça «Aurora…

Há Ciência…nos Ímanes

Domingo, 16 de Outubro, entre as 15h e as 17h no Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra

Há ciência em tudo o que nos rodeia. Nos elementos da natureza e nos objectos do nosso dia a dia. Nesta actividade, miúdos e graúdos vão descobrir através de pequenas experiências a ciência que há nos ímanes.

Jantar vínico

Sábado, 15 de Outubro, às 20h no Hotel Quinta das Lágrimas

Neste jantar, será dado a provar uma selecção de Vinhos Terras de Sicó, em conjugação harmoniosa com os pratos preparados pelo Chefe Vitor Dias. Trata-se de um evento inserido na programação da 5ª edição de O Mundo dos Vinhos. Lotação limitada.

Guarda-chaves desvenda o Pátio da Inquisição aos nossos dias

Sábado, 15 de Outubro, às 11h no TCSB – Teatro da Cerca de São Bernardo

História antigas do Pátio da inquisição que já foi Tribunal da Inquisição, o Real Colégio das Artes, a GNR, o Canil Municipal ou a Casa dos Pobres, e que actualmente é um espaço de difusão de cultura lusófona, de teatro e artes visuais. M/3.

Uma Aventura Debaixo da Terra

Domingo, 16 de Outubro, às 10h15 no Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra

Nas sessões Explorastórias de Outubro vai-se explorar a ciência que se esconde nas páginas do livro Uma Aventura Debaixo da Terra, de Mac Barnett e Jon Klassen. Sessão às 10h15 e 11h15, com limite de 20 participantes.

Filminhos infantis à solta pelo país

Sábado, 15 de Outubro, às 15h na Casa do Cinema de Coimbra (Galerias Avenida)

Matiné infantil feita de várias curtas de animação, inclusive A Maior Flor do Mundo, «conto de rara beleza, repleto de símbolos e enigmas, destinado a uma infância que cresce num mundo onde a ambição parece substituir a falta de ideias. E também para os homens e mulheres que parecem ter esquecido o valor das coisas simples e o respeito pelo meio ambiente». Um filme de Juan Pablo Etcheverry, com comentário pós-filme de Sérgio Dias Branco, integrado no Ciclo Saramago. M/4.

Mais Histórias

Coisas para Fazer em Coimbra

Preferem rematar a semana com bossa-nova, livros novos para a estante, um novo coro da Baixa, conversas sobre igualdade de género, fado ou marionetes?

quote-icon
Ler mais small-arrow

Coisas para Fazer em Coimbra

Embalados pelo cheiro da chuva, podemos deixar-nos levar de uma exposição de fotografia de natureza por concertos, leituras e filmes até um mercado de trocas, um debate ambientalista e uma acção de prevenção de resíduos.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Coisas para Fazer em Coimbra

Da mega exposição de dois dias na antiga Coimbra Editora ao cinema no festival Caminhos do Cinema Português, passando por música, literatura, passeios, conversas e actividades para os miúdos.

quote-icon
Ler mais small-arrow
Contribuir small-arrow