Contribuir small-arrow
Voltar à home
Explorem

Tudo o que acontece em Coimbra

Adicionem um evento

Agenda colaborativa

Coisas para Fazer em Coimbra

Vem aí um bom fim-de-semana para quem gosta de feiras e mercados, mas também há muita música, teatro, dança e cinema para os que preferirem programas indoors.

Partilha

Explorem

Tudo o que acontece em Coimbra

Adicionem um evento

Agenda colaborativa

whatsapp-icon

É um dos eventos mais interessantes da cidade para as crianças e jovens e está de regresso já este fim-de-semana – o Mercado de Trocas para Crianças e Jovens. Mas a programação para os mais novos não fica por aí, também há Taleguinho no Teatro da Cerca de São Bernardo e Curtinhas na Casa do Cinema. Também há Mercado de Outono, Feira COL.ECO, Festa da Lusofonia e um novo espectáculo do Teatrão em estreia, além de ainda haver muita coisa para ver no festival Jazz ao Centro e na interessante programação Afro-Portugal: Contas de Torna-Viagem. Ficam alguns destaques mas para saberem tudo têm de ver a Agenda.

Os Cadáveres São Bons para Esconder Minas

Quinta-feira, 20 de Outubro até 13 de Novembro, no Teatrão

Com dramaturgia original de Jorge Palinhos, a ficção apoia-se numa pesquisa documental baseada em testemunhos de soldados mobilizados para a Guerra do Ultramar, feita em parceria com o Núcleo de Coimbra da Liga dos Combatentes e o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Isabel Craveiro assina a encenação deste espetáculo que discute, 50 anos depois, o tempo único passado/presente que habita a cabeça de ex-combatentes com diagnóstico de stress pós-traumático. Parte dos seus testemunhos. É uma coprodução com a Companhia de Teatro de Almada que podem conhecer na terça, quarta e Domingo às 19h, e na quinta, sexta e Sábado às 21h30. No dia 23, às 19h, tem audiodescrição. No dia 30, às 19h, e no dia 5 de Novembro, às 21h30, com interpretação em Língua Gestual Portuguesa.

Orgãos de Tubos em Coimbra

Quinta-feira, 20 de Outubro, 15h, ponto de encontro: escadaria da Sé Nova

Visita guiada para promover, divulgar e criar uma dinâmica em torno de um dos maiores acervos existentes em Portugal deste tipo de instrumentos musicais e que se encontram referenciados na região de Coimbra, inclusive alguns dos quais em espaços classificados como património da UNESCO.

Festa da Lusofonia

Quinta-feira, 20 de Outubro, às 21h no Convento São Francisco

Tais Quais, Tito Paris e Pierre Aderne apresentam-se em concerto no âmbito da celebração dos 40 Anos do SPRC – Sindicato dos Professores da Região Centro e da Festa da Lusofonia.

Living with a couple

Sexta-feira, 21 de Outubro, às 23h no Salão Brazil

Leonor Arnaut, João Carreiro e João Pereira, frente activa de uma nova geração de improvisadores nacionais, são também figuras de destaque da Robalo Music, colectivo que se desdobra na edição fonográfica e programação nas áreas mais aventurosas do jazz e música improvisada. No âmbito do Festival Jazz ao Centro, estarão em residência de criação/gravação numa estadia que se espera possa resultar no disco de estreia do trio.

Maria João & Carlos Bica Quarteto

Sexta-feira, 21 de Outubro, às 21h30 no Convento São Francisco

Passados mais de 35 anos sobre os primeiros encontros, Maria João e Carlos Bica voltam a partilhar um projecto musical, desta feita com a cumplicidade de André Santos (guitarra) e João Farinha (piano e teclados), dois dos mais talentosos músicos de uma nova geração na cena portuguesa. O reencontro feliz acontece com temas escolhidos a dedo, rodados nos palcos ao longo dos últimos dois anos e agora reunidos em disco, com edição da JACC Records.

Feira COL.ECO

Sábado, 22 de Outubro, 10h às 18h, Col.Eco Baixa de Coimbra

Inaugura na sexta-feira, 21 de Outubro, e continua durante todo o Sábado no n.º 39 da Rua Adelino Veiga. É uma mostra dos negócios e projectos desenvolvidos ao longo das três edições do Programa de
Incubação com uma #feiraverde de produtos e serviços pensados e executados de forma sustentável, através de modelos ecológicos e de circularidade económica. Uma oportunidade para conhecer e conversar sobre estas ideias, desfrutar das oficinas, demonstrações e venda dos produtos e serviços aqui desenvolvidos. A partir das 10h há oficinas (Reciclar a Brincar, para crianças dos 3 aos 12 anos e jogos e brincadeiras com Roberta Atzei), demonstrações, música, visitas guiadas e performance. Mais informações aqui.

Adelino Veiga – Uma vida na Baixa de Coimbra

Sábado, 22 de Outubro, às 10h30 com ponto de encontro na Feira Col.Eco

A Rebobinar organiza a visita guiada sobre o operário, poeta, jornalista, republicano, a vida de Adelino Veiga (1848-1887), cuja história se confunde com da cidade e do país. Através da visita guiada, o grupo propõe partir à descoberta da Baixa de Coimbra da segunda metade do século XIX. As inscrições são obrigatórias através do email geralrebobinar@gmail.com.

Filipe Furtado. Foto de Rui Pedro Martins.

Mercado de Outono

Sábado, 22 de outubro, 15h às 19h, Casa das Artes Bissaya Barreto

Um lugar para encontrar um pouco de tudo – de plantas a artesanato urbano e itens em
segunda mão. Filipe Furtado apresenta um DJ set para marcar a volta do mercado sazonal à
Casa das Artes.

Abraço às árvores junto à Estação Nova

Sábado, 22 de Outubro, às 11h, Ponto de Encontro: Estação Ferroviária de Coimbra A / Estação Nova

A empreitada do MetroBus prevê um corte de 660 árvores. Entre as árvores a abater em Coimbra, encontram-se as árvores do estacionamento junto à Estação Nova. O abraço simboliza o protesto e exigência da alteração deste plano de abates.

Batucadeiras Bandeirinhas da Boba

Sábado, 22 de Outubro, às 16h no Centro de Artes Visuais (CAV), Pátio da Inquisição

Este grupo de batucadeiras foi criado em 2016 por um conjunto de mulheres cabo-verdianas, empregadas domésticas, com o objectivo de construir um espaço de intimidade, cumplicidade e partilha, através do batuque, este género cultural cabo-verdiano, profundamente griótico na sua metodologia, onde a palavra é cantada, dançada, performada a partir da língua cabo-verdiana. Evento integrado no programa «Afro-Portugal: Contas de Torna-Viagem».

Bebés com Asas

Sábado, 22 de Outubro, às 10h no Convento São Francisco

Uma figura excêntrica aparece imóvel e ninguém consegue encontrar forma de a tornar volúvel. Às vezes faz movimentos estranhos, mas ninguém consegue descobrir o que os origina. Será que são os sons que ajudam os movimentos? Uma história repleta de dança, movimento e som onde se vai explorar a densidade e variedade de movimentos do corpo auxiliados pelo som. A sessão repete às 11h30.

Por carreiros de Almocreves

Sábado, 22 de Outubro, às 11h no TCSB – Teatro da Cerca de São Bernardo

Este espectáculo musical do Taleguinho convida a percorrer sendas e veredas cruzadas há muito por almocreves e seareiros que, de sol a sol, calcorrearam esta terra carregando com eles notícias e música, recados e contos de quem visitavam. M/3

XXXII Mercado de Trocas para Crianças e Jovens

Sábado, 22 de Outubro, das 10h às 13h, Igreja de S. José (Coimbra)

É levar a manta para estender os brinquedos, livros e jogos com que já não se brinca e trocar por outros, de outros meninos e meninas. A entrada é gratuita. Mais informações aqui.

À redescoberta de Agustina

Sábado, 22 de Outubro, às 16h na Casa da Escrita

Leituras a duas vozes, uma performance de leitura com sessão de canto são as propostas de «À Redescoberta de Agustina», um ciclo de conversas orientado pela ficcionista Isabel Rio Novo, a iniciar em Outubro, que celebra os 100 anos do nascimento da escritora Agustina Bessa-Luís, e decorrerá até ao fim do ano. A primeira sessão do ciclo, intitula-se «Os Anos de Formação de Agustina».

Curtinhas

Sábado, 22 de Outubro, às 15h na Casa do Cinema de Coimbra

A sessão «Curtinhas», pensada para toda a família, apresentará uma selecção de divertidos filmes para crianças que promete agradar a miúdos e graúdos. Extensão Curtas Vila do Conde. M/6.

Best of Curtas

Sábado, 22 de Outubro, às 18h na Casa do Cinema de Coimbra

A sessão «Best of Curtas» exibirá os premiados das competições Nacional e Internacional desta edição do festival, com o melhor da produção cinematográfica dos últimos tempos. Extensão Curtas Vila do Conde 2022. M/12.

Segunda 2

Sábado, 22 de Outubro, às 21h30 no Convento São Francisco

Nas palavras de Paulo Ribeiro: « – É uma coreografia que se desafia a si própria, que se coloca no limiar da falha que será sempre uma aliada e não uma adversária. Uma peça que convoca algumas memórias de tantas outras e que, nos seus percursos secretos, se inspira em muito daquilo que os tempos nos têm dado…»

Combo de Jazz do Conservatório de Música de Coimbra

Sábado, 22 de Outubro, às 17h no MNMC – Museu Nacional de Machado de Castro

Este colectivo é constituído por Ana Carolina Santos (guitarra), Pedro Martins (vibrafone), Vicente Pechorro (piano), Tiago Fernandes (baixo) e Íris Valente (bateria) e surge com o objectivo de proporcionar experiências performativas, no âmbito do pequeno ensemble, aos alunos do curso profissional de Jazz do Conservatório de Música de Coimbra. Concerto integrado na programação da 20ª edição do Festival Jazz ao Centro.

Diogo Alexandre Bock Ensemble

Sábado, 22 de Outubro, às 23h no Salão Brazil 

O Bock Ensemble é o veículo para as composições de Diogo Alexandre que encontraram caminho para o seu disco de estreia, intitulado «Pipe Tree» (JACC Records, 2022). Os músicos foram escolhidos a dedo, sendo que, para o jovem compositor, era importante «o equilíbrio entre intelecto e expressão (…) tendo que tocar com a precisão de um músico de câmara, mas também improvisar novas partes em tempo real.» O grupo apresenta-se no âmbito do Festival Jazz ao Centro.

Mais Histórias

Coisas para Fazer em Coimbra

Celebramos os 50 anos do 25 de abril com a estreia do nosso primeiro documentário original. Estreia dia 24 de abril, no TUMO, e é um entre tantos contributos que tornam a data ainda mais bonita e importante do que já era. Celebremos a liberdade.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Coisas para Fazer em Coimbra

O calor vem acompanhado de grandes nomes da música brasileira da actualidade este fim-de-semana, mas a agenda ferve de muitas outras propostas para todos os gostos e carteiras.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Já seguem o João Pardal nas redes, estudante de Coimbra…em 1969?

De forma cronológica, factual, na primeira pessoa e aos quadradinhos: a cooperativa de história Rebobinar encontrou uma nova forma de contar como o movimento estudantil de Coimbra antecipou a revolução de Abril. Conheçam o jovem que, há 55 anos, já andava pelas redes sociais a registar o que via.

quote-icon
Ler mais small-arrow
Contribuir small-arrow

Discover more from Coimbra Coolectiva

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading