Contribuir small-arrow
Voltar à home
Explorem

Tudo o que acontece em Coimbra

Adicionem um evento

Agenda colaborativa

Coisas para Fazer em Coimbra

O cinema continua em festa na cidade e o Caminhos do Cinema Português ainda nem começou (mas está quase). Também há música, exposições, concertos e contos com sabor a Halloween.

Partilha

Fotografia: Vino Li via Unsplash (capa)

Explorem

Tudo o que acontece em Coimbra

Adicionem um evento

Agenda colaborativa

Há quanto tempo não visitam uma exposição? Há algumas para descobrir na cidade, da Casa da Esquina ao Centro de Arte Contemporânea. Mas também podem assistir a lançamentos de livros, ver (muitos!) filmes de animação, cinema francês, celebrar o Halloween, ir a concertos ou até participar no nascimento de uma sementeira comunitária. Ficam com alguns destaques e encontram o resto na Agenda.

Fenómeno: Metáforas – Sensações

Quinta-feira, 27 de Outubro, às 18h no Centro Cultural Penedo da Saudade

Apresentação do livro de poesia de Paulo Branco Lima por Luís Fazendeiro (cientista e escritor), com declamação da actriz Ana Teresa Santos.

Há sempre uma forma mais doce de viver

Sexta-feira, 28 de Outubro, a 3 de Dezembro, das 11h às 18h na Casa da Esquina

Exposição de ilustração da artista Helena Zália no âmbito do projecto Marquise. A inauguração acontece às 18h.

Que te seja leve o peso das estrelas

Sábado, 29 de Outubro, às 11h30 no Centro de Arte Contemporânea de Coimbra

Visita acompanhada pelo curador José Maçãs de Carvalho. Inscrições aqui.    

Festa Mundial da Animação

Até 30 de Outubro, às 10h na Casa do Cinema de Coimbra (Galerias Avenida)

Encontro de 5 dias entre criadores, estudantes de animação, a arte do cinema de animação e o público apaixonado pelo cinema de animação, que se juntam para debates, sessões de cinema e sessões competitivas (Prémio Nacional da Animação), com a antestreia da longa-metragem Nayola (contará com a presença do realizador José Miguel Ribeiro). Dia 30 é dedicado às Famílias com a exibição de dois filmes à tarde: o multipremiado Wolfwalkers e Best of Tricks for Kids.

Sementeira

Sábado, 29 de Outubro, das 10h30 às 12h30 na Rua Cidade de Salamanca, N. 100, Monte Formoso

As cidades têm um papel importante a cumprir na defesa e restauração dos ecossistemas naturais. O terreno baldio que vai ser requalificado pelo projecto Jardim Mais Charmoso do Monte Formoso servirá de refúgio para centenas de espécies de plantas e insectos autóctones, muitos deles ameaçados ou em rápido declínio. Neste dia será feita uma sementeira de flores silvestres e abrem o convite a toda a comunidade.

On the road: west of the american life

Sexta-feira, 28 de Outubro, às 19h no Teatro Paulo Quintela/ Faculdade de Letras da UC

John Mercy & The Dead Beats revisitam On The Road (1957), o livro escrito por Jack Kerouac que transformou a cultura norte‐americana e a Beat Generation. Para este concerto foram escritas canções que convidam o ouvinte a uma viagem sonora pelos espaços de On The Road acompanhadas pelas imagens da realizadora e artista visual Luísa Neves Soares.

Tranquilli!!!

Sexta-feira, 28 de Outubro, às 21h30 na Sala do Carvão Casa das Caldeiras (Coimbra)

O lado cómico do ser humano que rompe com o quotidiano frenético através de momentos românticos, poéticos, extraídos da sua necessidade de liberdade e sonho, transformando o seu dia a dia em um espaço absurdo e mágico. Uma criação, direcção e interpretação de André Casaca (Teatro C’art Comic, Itália).

Psicotronics

Sexta-feira, 28 de Outubro, às 23h no Teatrão

Os Psicotronics são o projecto mais virado para a electrónica de Marquis Cha Cha (voz), Victor Torpedo (guitarra) e Pedro Calhau (baixo).

João Farinha

Sexta-feira, 28 de Outubro, às 21h30 no Salão Brazil 

No seu trabalho Ao Vivo, João Farinha recria e renova alguns dos grandes clássicos do Fado de Coimbra, aqueles que ocupam um lugar maior no seio da cultural musical portuguesa.

Festa do Cinema Francês

Até 29 de Outubro no TAGV – Teatro Académico de Gil Vicente

A  23.ª edição da Festa do Cinema Francês acontece em Coimbra com uma programação que reflecte a vitalidade da mais recente produção cinematográfica francesa. Programação aqui.

Outubro na Biblioteca Infantil

Sábado e segunda-feira, 29 e 31 de Outubro, 11h30 na Biblioteca Infantil/Ludoteca de Coimbra

As propostas de Outubro da Biblioteca Infantil integram os habituais contos (com temas que vão da música ao Halloween), jogos de tabuleiro e ainda a exposição Regresso à Escola. As duas últimas acções da hora do conto, programadas para os dias 29 (às 11h30) e 31 de Outubro (às 18h00), são dedicadas ao Halloween (a primeira destina-se a crianças com mais de 6 anos; a segunda para crianças entre os 3 e os 5 anos). Os utilizadores terão ainda à disposição jogos de tabuleiro, com destaque para o xadrez.

Stabat Mater

Sábado, 29 de Outubro, no Convento São Francisco

Concerto evocativo da trasladação da Rainha Santa Isabel, dedicado ao amor das mães em tempo de guerra. Será apresentada a obra musical Stabat Mater, composta por Giovanni Battista Pergolesi em 1736, durante as suas últimas semanas de vida. Trata-se de um espectáculo integrado no X Ciclo de Requiem de Coimbra, uma organização do Coro Sinfónico Inês de Castro.

Os sonhos do Tom

Sábado, 29 de Outubro, às 11h, no TCSB – Teatro da Cerca de São Bernardo

Tom Sawyer é uma combinação das características de três rapazes que Mark Twain conheceu. Surge assim uma personagem multifacetada, um miúdo aventureiro, destemido, com uma imaginação fértil que constrói caminhos imaginários que o levam a aventuras entre pedras, árvores, rios, grutas, sempre com os seus amigos Huck e Becky. Na história da Limite Zero, o Tom já tem 50 anos, mas continua igual. Ou melhor. A idade deu-lhe experiência e a experiência desenvolveu-lhe ainda mais a imaginação. M/6.

O Sangue das Palavras

Domingo, 30 de Outubro, às 18h no Convento São Francisco

Ao longo da nossa vida não paramos de descobrir coisas sobre o mundo que nos rodeia e sobre nós próprios. Neste espectáculo, Pedro Tochas partilha o que descobriu e o que ainda quer descobrir. Numa avaliação do que é ter quarenta e cinco anos na sociedade actual. Pequenas histórias, divagações e alucinações, numa mistura de Stand-up Comedy e contador de histórias.

Contos na Faz de Conto

Domingo, 30 de Outubro, às 11h, na Faz de Conto Livraria

Sessão de histórias para toda a família, com a livreira Sofia. Actividade com inscrição contributiva aqui.

Pais não venham cedo

Sexta e Sábado, 28 de 29 de Outubro, das 20h30 às 23h30 no Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra

Desta vez vai-se explorar toda a ciência e diversão que há na noite e na escuridão. Depois do intervalo das férias, volta a animação dos serões no Exploratório, que incluem ceia. Uma actividade para crianças dos 6 aos 14 anos. Sessão no dia 28 e 29 de Outubro.

Mais Histórias

Coisas para Fazer em Coimbra

Preferem rematar a semana com bossa-nova, livros novos para a estante, um novo coro da Baixa, conversas sobre igualdade de género, fado ou marionetes?

quote-icon
Ler mais small-arrow

Coisas para Fazer em Coimbra

Embalados pelo cheiro da chuva, podemos deixar-nos levar de uma exposição de fotografia de natureza por concertos, leituras e filmes até um mercado de trocas, um debate ambientalista e uma acção de prevenção de resíduos.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Coisas para Fazer em Coimbra

Da mega exposição de dois dias na antiga Coimbra Editora ao cinema no festival Caminhos do Cinema Português, passando por música, literatura, passeios, conversas e actividades para os miúdos.

quote-icon
Ler mais small-arrow
Contribuir small-arrow