Contribuir small-arrow
Voltar à home
Explorem

Tudo o que acontece em Coimbra

Adicionem um evento

Agenda colaborativa

Coisas para Fazer em Coimbra

Começa o Caminhos de Cinema Português e há mercado de trocas, teatro, dança e música para descobrir pela cidade.

Partilha

Explorem

Tudo o que acontece em Coimbra

Adicionem um evento

Agenda colaborativa

A 28.ª edição do Caminhos do Cinema Português começa este Sábado, com cerca de 160 filmes para conhecer, portugueses e não só. Se gostam de castanha a acompanhar a chuva e o tempo mais fresco, há um itinerário que vão querer fazer e espectáculos em quase todas as salas para vos aconchegar. Ficam com alguns destaques, mas encontram o resto na Agenda.

Francisco Camacho no TCSB

Quinta-feira, 3 a 13 de Novembro no TCSB – Teatro da Cerca de São Bernardo

O bailarino e coreógrafo português está em destaque na programação do Teatro da Cerca de São Bernardo nas duas próximas semanas. Em conjunto com a estrutura da qual é fundador – a EIRA –, apresenta em Coimbra três espectáculos (um dos quais em estreia), três filmes, uma exposição e um workshop. O programa inclui ainda dois momentos de debate e uma oficina de construção de instrumentos musicais, dirigido pelo músico turco Berke Can Ozcan no âmbito dos Sábados para a Infância. Na foto, o espectáculo Assemblage. Encontram toda a informação aqui.

Lídia Jorge na FLUC

Sexta-feira, 4 de Novembro, às 11h no Anfiteatro III, piso 4, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

O Núcleo de Estudantes da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, em parceria com os CTT, organiza o lançamento do novo livro da escritora . No final da apresentação será realizada uma sessão de autógrafos. O novo romance de Lídia Jorge, Misericórdia «é um livro sobre o esplendor da vida» e a «crença em valores», disse a escritora à agência Lusa. Foi escrito a pedido da mãe da autora, que morreu a 19 de Abril de 2020, numa instituição de solidariedade social no Algarve,
tendo sido uma das primeiras vítimas da covid-19 no sul do país.

Castanha e C@mpanhia

Sexta-feira, 4 de Novembro, das 15h às 21h na Alta e Baixa de Coimbra

Itinerário pelo comércio local para degustar ementas especiais em que a castanha é a protagonista, descontos e surpresas. No dia 11, a partir das 16h, há Magusto na Rua Direita.

O significado de tudo

Sexta-feira, 4 de Novembro, às 21h30 no TAGV – Teatro Académico de Gil Vicente

Terceira criação de um tríptico dedicado ao tema-chapéu Sistemas, após A Glândula Secreta (2017) e O Limbo Empático (2018). O primeiro espectáculo incidiu sobre o tema dos sistemas corporais, o segundo sobre sistemas de inteligência artificial, este terceiro é sobre sistemas de conhecimento do mundo. Uma produção Marionet.

Do urbanismo ao abstracionismo

Sexta-feira, 4 de Novembro, das 9h às 18h na Casa da Mutualidade de Coimbra – Galeria de arte e Centro de Mutualismo

Exposição conjunta de Dina de Souza e Kim Molinero que é «testemunho virtual por entre edifícios, ornamentos, que constitui um espectáculo contínuo de sinais, formas e cores, através dos quais os artistas  expressam os seus pensamentos e criatividade».

Mercado de Trocas de Crianças e Jovens

Sábado, 5 de Novembro, das 10h às 13h no Centro Social de São José

Depois de a chuva ter impedido o último encontro, chegou mais um mercado. Para quem já estava a pensar nas limpezas de outono e com muita saudade deste convívio, este sábado há brincadeira boa sem brinquedo novo, levando uma manta e os brinquedos, livros e jogos com que já não brincam.

Caminhos do Cinema Português

Sábado, 5 de Novembro, na Casa do Cinema de Coimbra (Galerias Avenida), no TAGV e no Auditório Salgado Zenha.

A 28ª edição do Festival Caminhos do Cinema Português apresenta as habituais Secções Competitivas: Selecção Caminhos, Selecção Outros Olhares, Selecção Ensaios; Mostras Paralelas: Filmes do Mundo, Filmes da Lusofonia, Turno da Noite, Retrospectivas e Caminhos Juniores, Juvenis e Seniores. A programação completa está aqui.

Pedro Neves Trio

Sábado, 5 de Novembro, às 22h no Salão Brazil 

O pianista e compositor apresenta Hindrances, quarto álbum editado com Carimbo Porta-Jazz. Depois de Ausente (2013), 05:21 (2016) e Murmuration (2019), este trabalho explora novas estruturas composicionais e ambientes sonoros aproveitando a riqueza tímbrica e profundidade rítmica do baterista José Marrucho aliadas à grande cumplicidade musical estabelecida com o contrabaixista Miguel Ângelo ao longo de décadas de amizade e construção conjunta.

Há estórias no parque

Sábados e Domingos de Novembro, às 11h no Portugal dos Pequenitos 

O Serviço Educativo do Portugal dos Pequenitos disponibiliza uma sessão de contos, Laços de Palha, sobre a amizade e o amor que tem como protagonista o espantalho Gustavo, inspirada em O espantalho enamorado, de Guido Visconti e Giovanna Osellame. A Oficina de Construção também prossegue, diariamente, em Novembro. As actividades estão incluída no preço de entrada no Parque.

Cantando a Saramago

Sábado, 5 de Novembro, às 21h30 no Liquidâmbar

No âmbito das comemorações do centenário de José Saramago, Andrés Stagnaro – cantor e compositor uruguaio – regressa a Portugal para apresentar, em concerto intimista, o seu álbum com poemas musicados do escritor português. Para este espectáculo, convida o poeta e actor de Leiria, David Teles Ferreira que lerá em português os textos cantados em espanhol.

Não

Domingo, 6 de Novembro, às 16h no Convento São Francisco

Este espectáculo de Giacomo Scalisi nasceu a partir de um diálogo com o escritor Afonso Cruz sobre os seus livros «Paz Traz Paz» e «O Livro do Ano» e de alguns textos inéditos que surgiram após trocas de ideias. Desde o início desta criação, havia a clara vontade de falar a todo o público, e em particular às crianças e aos jovens, sobre a importância de se poder pensar em liberdade e de se poder ser humano como um dos melhores antídotos para combater o ódio. M/8.

O pequeno inventor

Domingo, 6 de Novembro, às 10h15 no Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra

Nas sessões Explorastórias de Novembro, vai-se explorar a ciência que se esconde nas páginas do livro O Pequeno Inventor, de Hyun Duk & Cho Mi-Ae. Com a participação da Livraria Faz de Conto (na leitura da história). A sessão repete às 11h45.

Mais Histórias

Coisas para Fazer em Coimbra

Celebramos os 50 anos do 25 de abril com a estreia do nosso primeiro documentário original. Estreia dia 24 de abril, no TUMO, e é um entre tantos contributos que tornam a data ainda mais bonita e importante do que já era. Celebremos a liberdade.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Coisas para Fazer em Coimbra

O calor vem acompanhado de grandes nomes da música brasileira da actualidade este fim-de-semana, mas a agenda ferve de muitas outras propostas para todos os gostos e carteiras.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Já seguem o João Pardal nas redes, estudante de Coimbra…em 1969?

De forma cronológica, factual, na primeira pessoa e aos quadradinhos: a cooperativa de história Rebobinar encontrou uma nova forma de contar como o movimento estudantil de Coimbra antecipou a revolução de Abril. Conheçam o jovem que, há 55 anos, já andava pelas redes sociais a registar o que via.

quote-icon
Ler mais small-arrow
Contribuir small-arrow

Discover more from Coimbra Coolectiva

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading