Contribuir small-arrow
Voltar à home
Explorem

Tudo o que acontece em Coimbra

Adicionem um evento

Agenda colaborativa

Coisas para Fazer em Coimbra

Da mega exposição de dois dias na antiga Coimbra Editora ao cinema no festival Caminhos do Cinema Português, passando por música, literatura, passeios, conversas e actividades para os miúdos.

Partilha

Explorem

Tudo o que acontece em Coimbra

Adicionem um evento

Agenda colaborativa

whatsapp-icon

Já começou o festival Caminhos do Cinema Português com filmes e conversas para ver e rever até dia 19 na Casa do Cinema, Teatro Académico de Gil Vicente e Centro de Estudos Cinematográficos. Aquilo que só têm mesmo este fim-de-semana para conhecer é a 232º Celsius, ocupação que o colectivo Pescada N.º 5 está a preparar no edifício da antiga Coimbra Editora que promete arrebatar os sentidos da cidade. Mas há mais, para miúdos e graúdos, vejam os nossos destaques e já sabem que para saberem tudo basta verem a Agenda.

Caminhos do Cinema Português

Até 19 de Novembro na Casa do Cinema, Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV) e Centro de Estudos Cinematográficos

Único no país, o festival de cinema de Coimbra chega agora à 28.ª edição procurando reinventar-se no meio da democratização do acesso cultural e acomodando um público vocal, com uma curadoria socialmente relevante. Vejam toda a programação aqui.

Projeto ADRIANO80

Até 15 de Janeiro na Galeria Almedina, 3.ª a Domingo das 10h às 18h na Galeria Almedina

Quando se assinalam 80 anos do nascimento de Adriano Correia de Oliveira, o Museu Municipal de Coimbra inaugura esta exposição itinerante promovida pelo Centro Artístico, Cultural e Desportivo Adriano Correia de Oliveira, antigo repúblico na Real
República Rás-Te-Parta, solista (primeiro tenor) no Orfeon Académico de Coimbra. Integrou o Grupo Universitário de Danças e Cantares, o Círculo de Iniciação Teatral da Academia de Coimbra e tocou guitarra na Tuna Académica de Coimbra. Foi jogador de voleibol na AAC.

Sons de Timor

Sexta-feira, 11 de novembro, 19h30, Atelier A Fábrica

A Académicos Timorenses de Coimbra promove um espectáculo performativo de músicas tradicionais de Timor, interpretadas pela juventude timorense de Coimbra, com a colaboração da comunidade estudantil timorense em Portugal, e dançadas tradicionalmente pelo Grupo Folclórico da Associação. Mais informações aqui

Oficina de construção de instrumentos

Sábado, 12 de Novembro, às 10h30 no TCSB – Teatro da Cerca de São Bernardo

Berke Can Özcan é um baterista, compositor, construtor de instrumentos e coleccionador de sons. Nesta oficina para crianças, o objectivo é construir três instrumentos, criando sons com princípios diferentes, e improvisar colectivamente no final com os objectos criados durante a oficina. A ideia principal da oficina é transformar objectos do quotidiano em instrumentos que produzem sons.

Incessante Revelação

Até dia 15 de novembro, das 11h às 19h, Galeria Sete

Exposição de pintura de Vítor Pomar. Mais informações aqui.

Cancro e Sofrimento Emocional

Quinta-feira, 11 de novembro, 15h, Museu Nacional de Machado de Castro

Estima-se que cerca de um terço dos doentes oncológicos apresentem distress significativo, extensível aos familiares e cuidadores. O evento da Liga Portuguesa Contra o Cancro visa promover o debate sobre o bem-estar emocional dos doentes. Mais informações aqui

232º Celsius

Sábado, 12 de Novembro e Domingo, 13 de Novembro, a partir das 15h no edifício da antiga Coimbra Editora (Rua do Arnado)

Fahrenheit 451, a temperatura de ignição do papel, é o título de um livro de Ray Bradbury, uma distopia onde todos os livros foram banidos. São essas memórias, infiltradas no nosso tempo presente, que os Pescada nº5 agora revisitam, povoando com mais de 60 trabalhos os espaços da antiga Coimbra Editora. Leiam a nossa reportagem aqui.

Feira de artesanato urbano

Sábado, 12 de Novembro, das 9h às 18h na Praça do Comércio

Cerca de duas dezenas de expositores apresentam produtos artesanais de cariz contemporâneo, utilitários ou decorativos, que conjugam diferentes técnicas e originalidade na sua concepção.

BAZAAAAAAR II

Sábado, 12 de novembro, das 15h às 19h, Casa das Artes Bissaya Barreto (Coimbra)

Exposição de ilustração e artes gráficas. Mais informações aqui.

Intemporal – Lendas de Coimbra

Sábado, 12 de novembro, 18h, Seminário Maior de Coimbra

Vânia Couto e Buga Lopes levam a palco um espectáculo familiar, em que cinco lendas populares coimbrãs (Lenda do Brasão de Coimbra, Coluber Briga – Lenda da Cobra, Lenda do Mondego, Milagre das rosas e Pedro e Inês) são narradas, musicadas e dançadas. Mais informações aqui.

O Labirinto da Inteligência – Estórias Breves & Saídas de Emergência

Sábado, 12 de Novembro, às 15h no Atelier A Fábrica

Apresentação do livro do escritor e membro da Associação Cultural e Artística Grande Coisa!, João Nuno Teixeira. A apresentação contará com a presença do autor e convidados. Será realizada uma pequena conversa em torno da sua obra e a leitura de excertos do livro.

Histórias na Universidade

Sábado, 12 de Novembro, das 10h às 12h, espaços exteriores da UC, Jardim Botânico e Alta, e no Herbário da UC

Visita guiada a alguns espaços da Universidade de Coimbra, na companhia de três investigadores da FCTUC e Herbário – Fátima Sales (directora do Herbário), Joaquim Santos e Filipe Covelo – e um investigador da FLUC e CHSC – José Luís Barbosa, que irão conversar sobre o conhecimento ali produzido, o conhecimento sobre a Universidade e as suas ligações à cidade e sobre formas colaborativas de produzir conhecimento que hoje está disponível sob a forma de colecção biológica.  

Tracy Vandal & John Mercy

Sábado, 12 de Novembro, às 22h no Salão Brazil 

O álbum Midnight Presents é o fruto da longa parceria da vocalista escocesa Tracy Vandal (Tiguana Bibles) e do multi-instrumentista João Rui (John Mercy, a Jigsaw). É um álbum feito de memórias e raízes, através de canções que influenciaram músicos que transformaram o panorama musical alternativo. Tracy Vandal escolheu intencionalmente temas que são originalmente interpretados por homens (Tom Waits, Johnny Cash, Nick Cave entre tantos outros), de forma a encontrar uma outra perspectiva, mas nunca sem deixar que o tema se desenquadre do espectro das canções mais negras do Folk Americano.

The things we carry

Sábado, 12 de Novembro, às 21h30 no TCSB – Teatro da Cerca de São Bernardo

As coisas que carregamos são as que realmente precisamos? São elas que nos permitem sobreviver? Ou serão aquelas que nos permitem perpetuar um modelo de vida já conhecido sem questioná-lo? A performance desdobra-se num contínuo de acções que evocam viagens, nomadismo, a criação de condições de sobrevivência e a manutenção de um modelo de vida já familiar. Este espectáculo reúne uma equipa artística enraizada em duas cidades portuárias, Lisboa e Istambul, combinando realidades socioculturais altamente contrastantes, que naturalmente se reflectem no trabalho artístico.

Concertos para bebés

Domingo, 13 de Novembro, às 10h no Convento São Francisco

Os bebés gostam de sons que contam histórias. E alguns instrumentos, mesmo sem palavras, inundam-nos de paisagens, rostos, viagens, cheiros e sabores. São assim os instrumentos que o Paulo e a Cláudia oferecem neste programa. As gaitas de foles, que ambos tocam, e os tambores, vão ser os convidados deste programa que convidara à dança e à viagem. A sessão repete às 11h30.

Mais Histórias

Coisas para Fazer em Coimbra

Podem aquecer o feriado ao som de uma conhecida voz cabo-verdiana ou uma corrida entre parques da cidade e depois aproveitar o embalo e dançar na Rádio Baixa, descobrir Agustina e comprar Arte de Bolso.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Coisas para Fazer em Coimbra

Preferem rematar a semana com bossa-nova, livros novos para a estante, um novo coro da Baixa, conversas sobre igualdade de género, fado ou marionetes?

quote-icon
Ler mais small-arrow

Coisas para Fazer em Coimbra

Embalados pelo cheiro da chuva, podemos deixar-nos levar de uma exposição de fotografia de natureza por concertos, leituras e filmes até um mercado de trocas, um debate ambientalista e uma acção de prevenção de resíduos.

quote-icon
Ler mais small-arrow
Contribuir small-arrow