Contribuir small-arrow
Voltar à home
Explorem

Tudo o que acontece em Coimbra

Adicionem um evento

Agenda colaborativa

Coisas para Fazer em Coimbra

Embalados pelo cheiro da chuva, podemos deixar-nos levar de uma exposição de fotografia de natureza por concertos, leituras e filmes até um mercado de trocas, um debate ambientalista e uma acção de prevenção de resíduos.

Partilha

Explorem

Tudo o que acontece em Coimbra

Adicionem um evento

Agenda colaborativa

Ainda há muitos filmes para ver nos Caminhos do Cinema Português e o fim-de-semana adivinha-se preenchido. Se a chuva não puxar à mantinha no sofá, há música, debate, jogos, oficinas e mercado para descobrir na cidade. Ficam com alguns destaques, mas encontram o resto na Agenda.

Colectivo Tanto Mar

Quinta-feira, 17 de Novembro, às 21h30 no Salão Brazil

A Câmara Municipal de Coimbra promove, a partir de uma encomenda musical, um concerto com o recentemente criado Colectivo Tanto-Mar, que junta músicos portugueses e brasileiros – radicados em Coimbra.

Eco/Sistema

Quinta-feira, 17 de Novembro, às 16h no Liquidâmbar

Exposição de fotografia de natureza, dos ecossistemas naturais e sua biodiversidade na envolvente da cidade de Coimbra, de Manuel Malva. Leiam a conversa que tivemos com o autor a propósito da associação MilVoz.

De COP em COP até ao colapso climático ou finalmente um ponto de viragem?

Sexta-feira, 18 de Novembro, às 21h15 na Galeria Santa Clara

Debate protagonizado por Duarte Costa, especialista em alterações climáticas e Co-Presidente do Volt Portugal; Ivan Barbeira, da Climáximo e Bruno Baptista, do ClimAção Centro, que será o moderador. O debate servirá também para o lançamento do Encontro Nacional de Justiça Climática que decorrerá pela primeira vez em Coimbra, em Fevereiro de 2023.

Matinée

Sexta-feira, dia 18 de novembro, realiza-se a Matinée na Casa das Artes Bissaya Barreto

A matinée repete-se todas as semanas, conta com diferentes Dj’s e os mais variados tipos de música. Podem acompanhar a transmissão em www.radiobaixa.com e pelo Mixcloud Live da Casa das Artes. A entrada tem um custo de 2€ e esta semana o DJ é Eduardo Antunes.  

Godua

Sexta-feira, 18 de Novembro, Liquidâmbar 

Duarte Ventura e Hugo Ferreira são dois jovens músicos e amigos residentes em Lisboa e Porto, respectivamente, pertencentes a uma comunidade cada vez mais calorosa de novos valores do jazz nacional. Após a conclusão dos seus cursos superiores em música, na ESML e ESMAE juntam-se em Setembro pela primeira vez em formato de residência artística com os incansáveis João Cardita na bateria e João Fragoso no contrabaixo, com os quais se comprometem a fundar Godua.

Jogos de xadrez na Biblioteca Infantil

Sábado, 19 de Novembro, das 14h30 às 17h30 na Sala Polivalente da Casa Municipal da Cultura

O Xadrez, é uma actividade muito procurada pelos utilizadores da Biblioteca Infantil, em especial crianças com mais de 6 anos. Esta acção decorre em colaboração com a Secção de Xadrez da Associação Académica de Coimbra, sendo de participação livre e não exigindo inscrição prévia.

Queres que te conte o conto da caixinha vermelha?

Sábado, 19 de Novembro, às 11h na Faz de Conto Livraria

O Projecto Estúdio, um dos grupos de teatro da APCC, fará uma apresentação teatral do livro «O último contador de histórias», o que permitirá levar o público numa viagem a um tempo em que todos os dias acabavam com uma história. O teatro é uma das várias áreas artísticas que constituem uma parte importante da ação da APCC enquanto promotora da inclusão social.

Catra…pum!

Sábado, 19 de Novembro, às 11h no TCSB – Teatro da Cerca de São Bernardo

Uma viagem pelo sons, desde o som cru até à música construída, por paisagens sonoras e músicas tradicionais do mundo, misturando a electrónica e os sons acústicos, entre um cenário que se move e se multiplica. Um espectáculo de teatro, conduzido pela música de Vânia Couto. M/3.

Prontos para a descolagem

Sábado, 19 de Novembro, às 10h30 no Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra

Este filme será exibido todos os Sábados e convida os mais novos, a partir dos 5 anos, a descobrirem o sistema solar e todos os seus segredos.

Resíduos são memórias vivas

Sábado, das 14h30 às 18h no Mercado D. Pedro V

O CASPAE irá promover, através do projecto GerArte, uma acção integrada nas celebrações da Semana Europeia de Prevenção de Resíduos. Durante a tarde haverá oficinas de confecção de produtos, acções de sensibilização, montras de produtos, recolha de materiais têxteis, tertúlia sobre envelhecimento activo e «biblioteca viva».

Um Parque Envolto em Silêncio

Sábado, 19 de Novembro, às 16h30 no Centro Cultural Penedo da Saudade

Sessão de apresentação do livro Um Parque Envolto em Silêncio», por António Alves Martins (editor-autor) e Ana Botelho (autora). Uma coorganização do Centro Cultural Penedo da Saudade com a Artes Breves Edições. A obra inclui textos de António Alves Martins e fotografias de António Alves Martins e Ana Botelho, e o tema é o Parque de Santa Cruz.

Mercado de Trocas 

Sábado, 19 de novembro, das 15h às 18h, na Casa das Artes Bissaya Barreto

Neste mercado podem trocar peças de roupa, calçado, brinquedos e livros. O evento, sem fins lucrativos, funciona à base do voluntariado e com a comunidade, e incentiva a deixar as peças que já não são usadas, trocando por peças necessárias, promovendo a reutilização e evitando que sejam gastos mais recursos para a produção de novos artigos.  

Música portuguesa das cortes de D. Maria I a D. Manuel II

Sábado, 19 de Novembro, às 17h no MNMC – Museu Nacional de Machado de Castro

Concerto que apresenta repertório de música portuguesa para canto, cordas e piano, desde a corte de D. Maria I até à de D. Manuel II . O programa inclui obras dos compositores Pedro Avondano (1714-82), João de Sousa Carvalho (1745-98), António Leal Moreira (1758-1819), Francisco Lacerda (1869-1934), Vianna da Mota (1868-1948), Alfredo Keil (1850 – 1907) e António Fragoso (1897-1918). Por Quarteto Staccato.

Ex-Aequo FM

Sábado, 19 de Novembro, às 19h no Liquidâmbar 

Iniciativa artística que tem como objectivo proporcionar um espaço seguro de partilha e criação entre artistas LGBTI+, bem como dar visibilidade a temas LGBTI+. Haverá várias actuações musicais e um mercado artístico.

Bouncing with The Kid

Sábado, 19 de Novembro, às 21h30 na Oficina Municipal do Teatro

Como epílogo de uma residência artística e em co-produção com a Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP), Novo Ciclo ACERT (Tondela), Casa Municipal da Cultura de Seia e Oficina Municipal do Teatro (Teatrão), a Cinematic Pocket Orchestra desponta uma pintura sonora que ilustrará ao vivo uma das obras de referência de um dos maiores génios da comédia do cinema mudo, Charlie Chaplin. O filme The Kid, realizado em 1921, mistura o burlesco e o pathos (o sonho do paraíso, a criança abandonada), tornando-se na primeira longa-metragem de Chaplin. Esta clássica longa-metragem é protagonista do cine-concerto criado originalmente e interpretado pela Cinamatic Pocket Orchestra, que ornamentará as tumultuosas aventuras do famoso Charlot, num espetáculo de paleta multicor que transcende o habitual preto e branco. O público poderá usufruir de uma sessão de cinema com música ao vivo, permitindo uma experiência imersiva e certamente inesquecível.

Dr. Frankenstein

Sábado, 19 de Novembro, às 22h no Salão Brazil 

O projecto tem tem tido várias vidas, e várias caras, desde apresentações em duo, a big band de rock n roll de 7 elementos com secção de metais, desde o Surf clássico, ao Punk, Lounge, Exotica, Garage Rock, Bandas Sonoras de filmes dos anos 70, tudo pode existir neste monstro de várias faces. O cérebro mantém se desde início, na guitarra de André Joaquim, e desde 2008 na espinha dorsal rítmica de Duarte Vicente, e na sua face mais recente tem a viola acústica do companheiro de longa data David Gomes, e o baixo de Norberto Oliveira.

Entrega de Prémios Caminhos do Cinema Português

Sábado, 19 de Novembro, às 21h30 no Convento São Francisco


Cine-Concerto Hipnotismo ao Domicílio, de Reinaldo Ferreira (1927) por Victor Torpedo & The Pop Kids, seguindo-se a Cerimónia de Entrega de Prémios da XXVIII edição dos Caminhos do Cinema Português.

Há Ciência…no papel!

Domingo, 20 de Novembro, às 15h no Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra

Na sessão de Novembro do laboratório aberto, volta-se a explorar, em experiências para toda a família, dos mais pequeninos aos mais velhos, a ciência que há… no papel.

Jacques Morelembaum – Cello Samba Trio com Luís Figueiredo e Paula Morenemblau

Domingo, 20 de Novembro, às 17h no Convento São Francisco

Inserido no ciclo programático Saudades do Brasil em Coimbra, Jaques Morelenbaum, num ambiente intimista, entre o samba e a bossa nova, desfila uma cuidada e pessoalíssima selecção dos mais emblemáticos compositores da música brasileira, na companhia de Paula Morelenbaum na voz, Caio Márcio Santos no violão, Márcio Dhiniz na bateria, e o pianista e compositor conimbricense Luís Figueiredo.

Como Saramago já dizia

Domingo, 20 de Novembro, às 17h30 no Grémio Operário de Coimbra

No mês e ano do centenário do nascimento do Prémio Nobel da Literatura português, este espectáculo alia música à palavra (também nalguns textos inéditos) de Saramago, numa perspectiva crítica e lúdica, para falar da humanidade e da alma dos homens e mulheres do nosso mundo. Com Wagner Merije e Gonçalo Parreirão.

Mais Histórias

Coisas para Fazer em Coimbra

Preferem rematar a semana com bossa-nova, livros novos para a estante, um novo coro da Baixa, conversas sobre igualdade de género, fado ou marionetes?

quote-icon
Ler mais small-arrow

Coisas para Fazer em Coimbra

Da mega exposição de dois dias na antiga Coimbra Editora ao cinema no festival Caminhos do Cinema Português, passando por música, literatura, passeios, conversas e actividades para os miúdos.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Já sabem que filmes e conversas degustar nestes Caminhos do Cinema Português?

Damos uma ajuda e dizemos quais são as paragens mais pertinentes da peregrinação cinéfila deste ano em Coimbra, que inclui dois dedos de conversa moderada por nós sobre «O Espaço da Cultura nas Cidades».

quote-icon
Ler mais small-arrow
Contribuir small-arrow