Contribuir small-arrow
Voltar à home
Explorem

Tudo o que acontece em Coimbra

Adicionem um evento

Agenda colaborativa

Coisas para Fazer em Coimbra

Preferem rematar a semana com bossa-nova, livros novos para a estante, um novo coro da Baixa, conversas sobre igualdade de género, fado ou marionetes?

Partilha

Explorem

Tudo o que acontece em Coimbra

Adicionem um evento

Agenda colaborativa

É esta sexta e Sábado que o Festival Género ao Centro volta para a segunda edição na Casa da Esquina, a associação que ao mesmo tempo prepara outro esperado regresso: a Feira do Livro Dado. A livraria Faz de Conto faz anos e vai estar bem animada, como o Salão Brazil, o Teatro Académico de Gil Vicente e o Convento São Francisco com uma Une Histoire Bizarre, feita por refugiados, que promete. Bala Desejo é a animada cereja no topo do bolo mas estes são apenas alguns destaques, encontram tudo na Agenda.

Sabores da Escrita

Sexta-feira, 25 de Novembro, às 20h na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra

A penúltima rubrica do ano deste ciclo de conferências, lança o convite para a descoberta de aspectos da presença da cultura alimentar judaica na paisagem alimentar portuguesa na conferência «O que não se deve comer: presença da cultura alimentar judaica na cultura gastronómica portuguesa», conduzida por Paula Barata Dias, professora da Faculdade de Letras da UC. O jantar temático conta com a colaboração cénica da companhia Almanach e da Bonifrates Cooperativa, através de apontamentos com base em textos bíblicos do Antigo Testamento e nos Autos de Gil Vicente (referentes ao universo judaico).

Concurso de bandas de garagem

Sábado, 26 de Novembro, às 16h no Salão Brazil 

Este concurso visa, essencialmente, tornar pública a produção musical das bandas de garagem, assim como, estimular a criação artística das bandas em início de carreira. Sobem ao palco as bandas seleccionadas: Persona 77; KonFusäo;Terminal Band; Spiritu cao e Harpia. Este concurso é promovido por Associação Músicos Tec.

Visitas aos Sábados

Sábado, 26 de Novembro, às 16h30 no CAV/ Encontros de Fotografia

Até ao final do ano, oportunidade de participar em duas visitas guiadas às exposições «Look at Me!», de Sara & André, e «Caminho Pela Linha de Sombra», de Tiago Baptista. Dias 26 de Novembro e 17 de Dezembro, às 16h30. Inscrições aqui.

Festival Género ao Centro

Sexta-feira e Sábado, 25 e 26 de Novembro, na Casa da Esquina

Segunda edição deste festival sobre a Igualdade de Género, para jovens e crianças, e que tem a arte como base pedagógica e interventiva. A programação passa por vários municípios da Região Centro e, em Coimbra, o palco é na Casa da Esquina. Depois da apresentação dos espectáculos há debate e oficina de escrita criativa.

Re-Ghoster

Sexta-feira, 25 de Novembro, às 22h no Salão Brazil 

Projecto colaborativo que junta o pianista Thomas Florin, o baterista Nicolas Field e o manipulador de fita (Revox) Valerio Tricoli. Os instrumentos acústicos «passam» pela fita e são magnetizados e alterados, sendo devolvida uma nova «versão» pela Revox.

Grande Gala da Secção de Fado da AAC

Sexta-feira, 25 de Novembro, às 21h30 no TAGV – Teatro Académico de Gil Vicente

Dedicada aos novos temas e aos projectos emergentes da Canção de Coimbra, nomeadamente o CD de originais que a Secção de Fado está a preparar. Na celebração do XVIII Mês do Fado, pretende-se pensar o futuro e descobrir o que motiva os poetas dos tempos modernos a escrever para o Fado de Coimbra, assim como perceber de que forma pode o Fado de Coimbra reinventar-se.

Aniversário Faz de Conto

Sábado, 25 e 26 de Novembro, a partir das 10h na Livraria Faz de Conto

Começa com um cocktail literário no dia 25, às 21h30, e é uma atividade para adultos. Continua com uma sessão de contos aberta a quem quiser contar, Sessões de histórias: 5 anos e contadores infinitos, no dia 26 às 11h e, às 16h, há Oficina dos 5. Quando olhamos para uma mancha ou uma nuvem, pode nascer na nossa imaginação um animal ou um objecto, não é? E de um número, o que poderá nascer? Que criaturas ou objectos esconde o algarismo 5? É esse o desafio desta oficina: ver para além do óbvio. Com o ilustrador André Caetano. Todas as actividades têm inscrição.

Histórias na cidade

Sábado, 26 de Novembro, ponto de encontro no Jardim da Sereia, portão próximo da Praça da República, às 10h

Visita a realizar desde o Parque de Santa Cruz («Jardim da Sereia») ao Terreiro da Erva, via Sé Velha. É uma iniciativa integrada na Semana da Ciência e da Tecnologia.

Bebés com Asas

Sábado, 26 de Novembro, às 10h no Convento São Francisco

«Os instrumentos grandes são sempre assustadores?» e «Fazem um som aterrorizador que assusta o coração?». Um concerto para os pequeninos explorarem a variedade de sons e tamanho dos instrumentos musicais. A sessão, conduzida pela Academia de Música de Coimbra, repete a sessão às 11h30.

Lobo Mau

Sábado, 26 de Novembro, às 17h na OMT – Teatrão

Espectáculo inspirado na linguagem estética do cinema mudo e na comédia física, numa conjugação do trabalho de teatro, teatro de marionetas e do cinema de animação. Uma criação Red Cloud Teatro de Marionetas.

Feira do Livro Dado

Sábado, 26 de Novembro, às 11h na Casa Municipal da Cultura de Coimbra

Mercado de troca livre de edições literárias, realizado em colaboração com a Casa da Esquina. Os interessados poderão deixar ou levar livros entre as 11h e as 13h e das 14h às 18h. A par com a feira do livro dado, estarão à disposição dos mais novos, entre as 14h30 e as 17h30, jogos de tabuleiro diversos, (Sala Ferrer Correia).

Os incêndios florestais e os cidadãos

Sábado, 26 de Novembro, às 11h no Miradouro do Convento de Santa Clara

Domingos Xavier irá falar sobre o impacto dos incêndios florestais no ambiente, na biodiversidade e na vida humana e como mitigá-lo, tendo em conta os mais recentes estudos e estratégias. Evento integrado na programação do ciclo de palestras sobre Ecologia e Sustentabilidade Ambiental organizado pela Recortar Palavras.

As aventuras do príncipe Ahmed

Sábado, 26 de Novembro, às 11h no TCSB – Teatro da Cerca de São Bernardo

Um feiticeiro maligno engana o Príncipe Achmed, convencendo-o a cavalgar num cavalo alado. O Príncipe percebe ser capaz de conduzir o cavalo que o leva a viver aventuras incríveis. Ao lado deste fiel companheiro, e com a ajuda de um poderoso feiticeiro, ele conhece personagens curiosos e até o amor, acabando por se apaixonar pela linda princesa Peri Banu. Um filme de Lotte Reiniger, musicado por Gonçalo Parreirão e Jorri. M/3.

Une Histoire Bizarre

Sábado, 26 de Novembro, às 21h30 no Convento São Francisco 

Uma peça que dá voz a 15 pessoas refugiadas e migrantes, actualmente residentes em Portugal, e quatro actores portugueses. Narrada na língua original de cada um dos intérpretes, e com tradução para português, é um quadro pontilhado de memórias, de imagens e de esquissos de nove países, nove culturas e nove realidades diferentes.

Pais, não venham cedo

Sábado, 26 de Novembro, das 20h30 às 23h30 no Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra

Neste serão no Exploratório vai-se festejar o 27.º aniversário do Exploratório e o Dia Nacional da Cultura Científica. A actividade inclui ceia e destina-se a crianças dos 6 aos 14 anos.

MacFerry Combo

Sábado, 26 de Novembro, às 21h30 no Liquidâmbar 

Com Eli MacFerry (voz, guitarra, harmónica); Nuno Sá (voz, guitarra); Herb Cobb (voz, baixo); e Ricardo Brito (bateria).

BAIXa Voz – Coro da Baixa de Coimbra

Domingo, 27 de Novembro, às 16h30 na Associação Há Baixa

Apresentação pública do coro amador da Baixa/Centro Histórico de Coimbra. Orientado pelos músicos Luís Pedro Madeira e Catarina Moura, contando com a consultadoria para a escrita de repertório original de Carlos Alberto Augusto e o apoio d’A Escola da Noite. Este projecto dá continuidade ao trabalho que o colectivo Há Baixa tem vindo a desenvolver, no cruzamento entre a participação cívica e a criação artística.

Poetas encostados às cordas

Domingo, 27 de Novembro, às 17h no MNMC – Museu Nacional de Machado de Castro

Os poetas estão longe de imaginar o eco das suas palavras. E de que servem elas? Quem encontrará nelas o conforto procurado? Ou o argumento para a revolta anunciada? Terá cada poesia o seu tempo? O que confere imortalidade às palavras? Seguramente o tempo. Por vezes a música. A algumas dessas palavras de autores portugueses os Pardalitos do Mondego juntaram notas. Notas musicais, todas debitadas por cordas. Notas para sublinhar a mensagem dos poetas.

Bala Desejo

Domingo, 27 de Novembro, às 19h no Salão Brazil

Regresso de Dora Morelenbaum, Julia Mestre, Lucas Nunes e Zé Ibarra ao Salão Brazil (foto de capa). Um evento em coorganização com Rádio Pessoas.

Mais Histórias

Rede Artéria: mapear municípios e promover debates para apontar soluções na área da cultura

Formação, trabalho articulado entre freguesias e criação de linhas de apoio são algumas das recomendações do projecto de investigação-acção para todos os envolvidos com políticas públicas.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Coisas para Fazer em Coimbra

Podem aquecer o feriado ao som de uma conhecida voz cabo-verdiana ou uma corrida entre parques da cidade e depois aproveitar o embalo e dançar na Rádio Baixa, descobrir Agustina e comprar Arte de Bolso.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Coisas para Fazer em Coimbra

Embalados pelo cheiro da chuva, podemos deixar-nos levar de uma exposição de fotografia de natureza por concertos, leituras e filmes até um mercado de trocas, um debate ambientalista e uma acção de prevenção de resíduos.

quote-icon
Ler mais small-arrow
Contribuir small-arrow