23/04/2024 - 2218º Edição

logo-static
Contribuir small-arrow
  • Jovens do TUMO pedem de novo a palavra para «escrever o futuro»

    55 anos depois, o corajoso ato de um estudante de Coimbra que pediu a palavra quando falar era proibido continua a inspirar jovens alunos a manifestarem-se. O resultado é uma exposição em parceria com a Anozero, onde arte e tecnologia se fundem para manter a chama da liberdade acesa.

    quote-icon
    Ler mais small-arrow
  • A revolução também morou na Casa dos Estudantes do Império de Coimbra

    O número 54 da Avenida Sá da Bandeira recebeu jovens das então colónias portuguesas sob o espírito colonial. Mas o tiro saiu pela culatra e quem acabou por ocupá-la foi a liberdade, o espírito democrático e a luta anticolonialista.

    quote-icon
    Ler mais small-arrow
  • Associação de moradores precisa do contributo de todos para plantar um mural do 25 de Abril no Monte Formoso

    Painel de azulejos será «uma obra de arte que destaque e celebre, no espaço público, os valores de Abril». Mais de uma dezena de pessoas já apoiaram a causa. O valor total necessário é de 511€.

    quote-icon
    Ler mais small-arrow

Destaques

small-arrow

Coisas para Fazer em Coimbra

Celebramos os 50 anos do 25 de abril com a estreia do nosso primeiro documentário original. Estreia dia 24 de abril, no TUMO, e é um entre tantos contributos que tornam a data ainda mais bonita e importante do que já era. Celebremos a liberdade.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Workshop de Geodesign: ponte ou túnel – sai vencedora a ligação da comunidade às decisões municipais

Apresentámos e debatemos publicamente com a autarquia o resultado da experiência de participação pública, inovadora e pioneira no país. Mais de 150 cidadãos participaram com as suas ideias e opiniões sobre a transformação urbana prevista para Coimbra B, o Choupal e a zona Norte da cidade.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Workshop de Geodesign: mais de 150 propostas cidadãs e um desenho colectivo do futuro da cidade

Seis horas de trabalho, muita expectativa e um envolvimento entusiasmado nos assuntos da cidade. Nuno Pinto e Hrishikesh Ballal, criador do Geodesign Hub, agregaram e moderaram a negociação dos contributos da comunidade com mais de duas dezenas de cidadãos e observadores, através da ferramenta inovadora de participação pública.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Sabiam que apoiar os bombeiros voluntários também ajuda a apagar a solidão dos idosos da Baixa?

Às portas da Gala Solidária que assinala os 135 anos da associação humanitária, acompanhámos uma Voluntári@ de Companhia, do projecto SIM à Vida. Sessenta pessoas responderam ao apelo por voluntários e 15 agregados já estão a ser acompanhados por jovens formados em áreas como Medicina e Psicologia.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Coisas para Fazer em Coimbra

O calor vem acompanhado de grandes nomes da música brasileira da actualidade este fim-de-semana, mas a agenda ferve de muitas outras propostas para todos os gostos e carteiras.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Já seguem o João Pardal nas redes, estudante de Coimbra…em 1969?

De forma cronológica, factual, na primeira pessoa e aos quadradinhos: a cooperativa de história Rebobinar encontrou uma nova forma de contar como o movimento estudantil de Coimbra antecipou a revolução de Abril. Conheçam o jovem que, há 55 anos, já andava pelas redes sociais a registar o que via.

quote-icon
Ler mais small-arrow

OPINIÃO | Qual o plano para a nova estação da perspectiva da biodiversidade, transição ecológica e sustentabilidade ambiental?

Por Anabela Marisa Azul

quote-icon
Ler mais small-arrow

Zona Norte: o que faz falta é unir a malta

Com as obras de Coimbra B e a grande transformação da cidade a ficarem à porta de casa, as ideias dos moradores dos bairros do Loreto, Relvinha e Brinca para a zona norte caminham noutro sentido: a velocidade lenta, por mais espaços de convívio, parques e baloiços «para que não acabem os afectos entre as pessoas».

quote-icon
Ler mais small-arrow

Coisas para Fazer em Coimbra

Abril, iniciativas mil. Espectáculos, conversas, oficinas, dança, música, teatro e cinema são algumas propostas na cidade forrada de cravos vermelhos onde também arranca mais uma Bienal de Arte Contemporânea - Anozero'24.

quote-icon
Ler mais small-arrow
Contribuir small-arrow