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Ir a um centro comercial em tempos de pandemia

O plano de desconfinamento gradual permitiu a abertura dos centros comerciais de todo o país, à excepção da Área Metropolitana de Lisboa, no dia 1 de Junho. Este regresso à actividade total destas lojas implica um conjunto de medidas de segurança para que a experiência seja serena para todos, clientes e trabalhadores.

Numa visita ao Alma Shopping, neste primeiro dia de reabertura, percebemos que a maioria dos visitantes deslocava-se ao centro comercial com um propósito claro (uma devolução, a compra de artigos específicos, etc.) e os corredores estavam tranquilos. No Fórum Coimbra, à medida que as lojas atingiam a capacidade máxima, as pessoas aguardavam nos corredores.

Em todos os centros comerciais, a experiência de cada visitante teve de se adaptar às novas exigências legais e sanitárias: o uso de máscara é obrigatório em todo o lado, as lojas indicam o número máximo de clientes dentro do espaço e vêem-se diversos locais com soluções desinfectantes à base de álcool, que devem ser utilizadas à entrada de cada loja.

Nas zonas de pagamento, há marcadores no chão que indicam como as pessoas devem fazer fila e manter o distanciamento social e a maioria das lojas eliminou alguns expositores de produtos para que a circulação seja mais espaçosa.

Distanciamento social

É obrigatório o uso de máscara (ou viseira) e o cumprimento de uma distância mínima de 2 metros entre as pessoas.

É aplicado um rácio legal de ocupação máxima de 5 pessoas por cada 100m2, o que pode fazer com que alguns visitantes aguardem no exterior até que possam ser admitidos ao interior do centro comercial. O mesmo se passa nas lojas: cada espaço tem uma lotação máxima e pode ser necessário aguardar no corredor até poder entrar.

Não é permitido utilizar os espaços de recreio (como os parques infantis) nem de descanso (como os bancos).

As zonas de restauração foram reajustadas e o número de mesas e lugares sentados cumpre com a legislação em vigor.

As boas práticas nos parques de estacionamento implicam que os carros fiquem arrumados em lugares alternados (em vez de lugares seguidos).

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Higiene

Tanto nas lojas como em locais estratégicos dos centros comerciais, encontram-se dispensadores de soluções à base de álcool.

Os centros comerciais adoptaram outras medidas que passam pela maior frequência na higienização dos espaços e na divulgação de boas práticas que todos devem adoptar.

Texto: Joana Pires Araújo
Fotos: Alma Shopping

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