Contribuir small-arrow
Voltar à home

Ir a um centro comercial em tempos de pandemia

O plano de desconfinamento gradual permitiu a abertura dos centros comerciais de todo o país, à excepção da Área Metropolitana de Lisboa, no dia 1 de Junho. Este regresso à actividade total destas lojas implica um conjunto de medidas de segurança para que a experiência seja serena para todos, clientes e trabalhadores. Numa visita ao […]

Partilha

O plano de desconfinamento gradual permitiu a abertura dos centros comerciais de todo o país, à excepção da Área Metropolitana de Lisboa, no dia 1 de Junho. Este regresso à actividade total destas lojas implica um conjunto de medidas de segurança para que a experiência seja serena para todos, clientes e trabalhadores.

Numa visita ao Alma Shopping, neste primeiro dia de reabertura, percebemos que a maioria dos visitantes deslocava-se ao centro comercial com um propósito claro (uma devolução, a compra de artigos específicos, etc.) e os corredores estavam tranquilos. No Fórum Coimbra, à medida que as lojas atingiam a capacidade máxima, as pessoas aguardavam nos corredores.

Em todos os centros comerciais, a experiência de cada visitante teve de se adaptar às novas exigências legais e sanitárias: o uso de máscara é obrigatório em todo o lado, as lojas indicam o número máximo de clientes dentro do espaço e vêem-se diversos locais com soluções desinfectantes à base de álcool, que devem ser utilizadas à entrada de cada loja.

Nas zonas de pagamento, há marcadores no chão que indicam como as pessoas devem fazer fila e manter o distanciamento social e a maioria das lojas eliminou alguns expositores de produtos para que a circulação seja mais espaçosa.

Distanciamento social

É obrigatório o uso de máscara (ou viseira) e o cumprimento de uma distância mínima de 2 metros entre as pessoas.

É aplicado um rácio legal de ocupação máxima de 5 pessoas por cada 100m2, o que pode fazer com que alguns visitantes aguardem no exterior até que possam ser admitidos ao interior do centro comercial. O mesmo se passa nas lojas: cada espaço tem uma lotação máxima e pode ser necessário aguardar no corredor até poder entrar.

Não é permitido utilizar os espaços de recreio (como os parques infantis) nem de descanso (como os bancos).

As zonas de restauração foram reajustadas e o número de mesas e lugares sentados cumpre com a legislação em vigor.

As boas práticas nos parques de estacionamento implicam que os carros fiquem arrumados em lugares alternados (em vez de lugares seguidos).

[post-ad]

Higiene

Tanto nas lojas como em locais estratégicos dos centros comerciais, encontram-se dispensadores de soluções à base de álcool.

Os centros comerciais adoptaram outras medidas que passam pela maior frequência na higienização dos espaços e na divulgação de boas práticas que todos devem adoptar.

Texto: Joana Pires Araújo
Fotos: Alma Shopping

Mais Histórias

Os mais lidos do ano e uma piscadela de olho para 2022

Mesmo que meio às cambalhotas, com esta pandemia que parece não dar tréguas, chegamos ao fim de mais um ano de coração cheio e com a sensação de missão cumprida. Teimámos em manter as mangas arregaçadas e isso, juntamente com os encontros que foram acontecendo e as boas energias que nos foram chegando desse lado, […]

quote-icon
Ler mais small-arrow

Já viram os Concertos para Bebés programados para 2022?

Na recta final de um 2021 ainda bem desafiante, os Concerto para Bebés renovam as energias com um calendário cheio de coisas boas para descobrir em 2022. Além da programação regular no Convento São Francisco, em Coimbra, a companhia que faz espectáculos para crianças dos 0 aos 3 anos apresenta 11 programas distintos nas salas nacionais. A residência […]

quote-icon
Ler mais small-arrow

ACADEMIA STORIES | Estudo permite descontaminar máscaras de forma simples e barata

Uma equipa multidisciplinar da Universidade de Coimbra (UC) estudou e testou três formas simples e baratas de descontaminação de vários tipos de máscaras de proteção contra a Covid-19, que revelaram uma eficácia de praticamente 100%, permitindo vários ciclos de reutilização. O estudo, coordenado por Marco Reis, docente e investigador do Departamento de Engenharia Química da […]

quote-icon
Ler mais small-arrow
Contribuir small-arrow

Discover more from Coimbra Coolectiva

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading