Contribuir small-arrow
Voltar à home

Vai reabrir a Feira do Bairro Norton de Matos

Todos os Sábados de manhã, o parque de estacionamento da Rua Dom Pedro Cristo era palco de um borburinho único, feito de anúncios à desgarrada de promoções (é pró menino e prá menina, cinco euros, cinco euros) e das vozes de clientes que procuravam regatear preços para encher os sacos de boas compras. Falamos da […]

Partilha

Todos os Sábados de manhã, o parque de estacionamento da Rua Dom Pedro Cristo era palco de um borburinho único, feito de anúncios à desgarrada de promoções (é pró menino e prá menina, cinco euros, cinco euros) e das vozes de clientes que procuravam regatear preços para encher os sacos de boas compras. Falamos da Feira do Bairro Norton de Matos (Feira) onde dezenas de vendedores montavam os seus expositores com artigos que iam da roupa ao calçado, sem esquecer fruta, legumes e flores, entre muitas outras coisas que se podiam encontrar por lá.

Toda a actividade da Feira foi suspensa devido à pandemia e a Câmara Municipal de Coimbra (CMC) está a trabalhar com o objectivo de permitir a reabertura da Feira do Bairro Norton de Matos no próximo dia 6 de Junho. Para garantir as condições de segurança necessárias, a autarquia está a proceder ao recenseamento dos vendedores que habitualmente lá exercem actividade. Através de um procedimento simplificado extraordinário, os vendedores vão indicar o local onde habitualmente se instalam e vão receber a documentação informativa referente às regras de segurança a implementar na Feira, para respeitar as medidas definidas pela Direção Geral de Saúde (DGS).

O que vai mudar na Feira?

A CMC vai adaptar o funcionamento da Feira do Bairro Norton de Matos ao actual contexto de pandemia da seguinte forma:

# delimitação dos lugares de venda, mediante pintura no chão;

# criação de circuitos de deslocação unidirecional para os clientes, alargando o espaço da feira que se realizava num local com área total de cerca de 5000m2, mas que habitualmente nem metade era utilizada pelos vendedores que se concentravam mais a sul.
# na véspera da reabertura, realização de uma acção de sensibilização junto dos vendedores relativa à implementação do plano de contingência da feira.

[post-ad]

Apoios aos comerciantes e feirantes

A CMC vai isentar os comerciantes e vendedores da Feira do Bairro Norton de Matos de taxas municipais, para ajudar a colmatar os impactos da pandemia de COVID-19 na economia local.

A autarquia procura, assim, ajudar este tipo de comércio não sedentário que, pelas suas características de funcionamento, ainda demorou mais tempo a ter condições para retomar a actividade e que obriga a uma exigente e responsável adopção de procedimentos para que a epidemia não se propague.

Texto: Joana Pires Araújo
Fotos: Câmara Municipal de Coimbra e Blogue Encontro de Gerações

Mais Histórias

Descobrimos o admirável Percurso Interpretativo do Ensino da Escola Agrária de Coimbra

O núcleo expositivo e museológico, organizado ao longo dos corredores e da biblioteca da escola, dá a conhecer como foram, como são e como fazer as técnicas e processos ligados à produção agrícola.

quote-icon
Ler mais small-arrow

5 semanas de programas de Natal em Coimbra

Até 6 de janeiro, todos os caminhos vão dar à Baixa de Coimbra. A programação natalícia deste ano procura tornar esta zona comercial da cidade mais atractiva e dinâmica, e inclui vários concertos, um ciclo de cantares tradicionais de temática natalícia, iniciativas de caráter literário, lúdico e pedagógico dirigidas a todos os públicos, visitas guiadas, […]

quote-icon
Ler mais small-arrow

Já podem juntar um café quentinho à visita ao baloiço do Seminário

O interessante Seminário Maior de Coimbra, de que já falámos aqui, é um excelente local para assistir ao pôr do sol, aproveitar uma tarde com amigos e apreciar uma vista única de Coimbra. Mas na zona exterior do edifício, além de poderem tirar uma das fotos mais badaladas da cidade no Instagram, agora também podem […]

quote-icon
Ler mais small-arrow
Contribuir small-arrow

Discover more from Coimbra Coolectiva

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading