Filipa Queiroz

Directora

filipaqueiroz@coolectiva.pt

Diz-se que a vida dá voltas e no meu caso foi a 360º. Nasci em Coimbra mas sinto-me do mundo. Chamo casa a Braga, Lisboa, Parma e Macau, viajei por vários continentes e desde que me lembro de me perguntarem o que queria ser que a resposta é: jornalista. O mundo era demasiado fabuloso para não ser contado e é o que tenho feito profissionalmente desde que me formei em Comunicação Social, na Universidade do Minho, sobretudo na área cultural. Comecei a publicar online e na rádio mas um professor desviou-me para o audiovisual. Do estágio e quase três anos de trabalho na SIC voei para a redação da Teledifusão de Macau, do outro lado do planeta. Fui jornalista, editora e apresentadora do programa cultural semanal Montra do Lilau, colaborei com várias publicações e fiz dois documentários. Num absoluto reset voltei à origem em 2016, onde a Joana Pires Araújo me desafiou a sonhar uma Coimbra diferente, mais orgulhosa e ousada, e criámos a Coolectiva. Em quase quatro anos a tentar trazer para a luz o que há de melhor na cidade e região, essa viagem (mais uma) deu frutos e é on the job, com o coração todos os dias sobre o teclado, que me vejo a fazer parte de uma autêntica nova família. Uma família de loucos e sonhadores. Uma família chamada Coimbra Coolectiva.

Sala cheia num serão sobre palavras e gestos que «salvam vidas»

Continua a conquistar apoiantes o movimento Humanizar a Saúde em Coimbra, que ganhou impulso na Geração Coolectiva, está a ir às escolas e já tem agenda para 2024.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Coisas para Fazer em Coimbra

O Mercado de Natal está montado na Praça do Comércio e há Coimbra Hype Market no Mercado D. Pedro V, no fim-de-semana. Mas também há propostas para os mais novos, música, teatro e literatura para descobrir na cidade por estes dias.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Re-food: dezenas de pessoas comem graças aos voluntários do «Uber do desperdício»

Em oito anos, o núcleo do Re-food 4 Good em Coimbra fez muito, mas ainda pode fazer mais. Hunter Halder, fundador do movimento que resgata excedentes alimentares e entrega a quem precisa, está a convocar toda a comunidade para uma Reunião Sementeira na segunda-feira, 4 de Dezembro, no Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Coisas para Fazer em Coimbra

O Natal tem muitos sons, mas alguém resiste ao Gospel? É uma das oportunidades dos próximos dias, acompanhada por uma importante conversa sobre Humanizar a Saúde em Coimbra, mas também há teatro, fado, blues, comemorações do 25 de Abril e outras propostas.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Como novos pratos, publicidade e obras podem trazer mais pessoas ao Mercado Municipal

Comunidade, comerciantes, arquitectos e responsáveis da Câmara Municipal debateram os problemas e atiraram ideias para o presente e futuro do Mercado D. Pedro V. A comunicação e cumprimento do horário de funcionamento foram das melhorias a fazer mais apontadas.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Coisas para Fazer em Coimbra

João Reis e Nuno Aroso estreiam o espectáculo Radiografia aqui em Coimbra, mas também há feira de emprego, música, exposições, actividades para os miúdos e conversas importantes, como a nossa sobre o Mercado D. Pedro V.

quote-icon
Ler mais small-arrow
Voltar
Contribuir small-arrow