Filipe Furtado

Jornalista

filipefurtado2.0@gmail.com

Nascido e criado na bonita ilha de S. Miguel, Açores, vim parar a Coimbra no ano da graça de 2010, para estudar Jornalismo na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Nessa agitação académica, integrei a redacção do Jornal Universitário – A Cabra, onde viria a ser também editor de Ciência & Tecnologia, e da Revista Via Latina, da qual viria a ser director entre 2012/2013. Terminados os estudos jornalísticos, dei espaço ao amor pela música e entrei no curso de instrumentista de Jazz da Tone Music School. Abracei também a paixão radiofónica através do curso de locução/realização, iniciando uma relação séria e duradoura com Rádio Universidade de Coimbra, onde me mantenho activo como locutor e autor dos programas 5 Minutos de Poesia e Elevador Copacabana, desde 2015. Agora, para além de músico, regresso à imprensa, directo para a bonita redacção da Revista Coimbra Coolectiva, com a convicção reforçada de que há mais nesta cidade do que dizem as más-línguas, que acontecem coisas todos os dias e que é preciso um trabalho de muitas vontades para redesenhar e imaginar uma Coimbra de futuro.

Roda o Centro: a comunidade que pôs Coimbra no mapa das batalhas de rap

Centenas de jovens juntam-se todas as semanas para assistir ao improviso freestyle de hip hop com rappers, beatboxers e dançarinos de norte a sul do país. Um círculo onde cresce um importante «sentimento de partilha e de pertença» que, se tivesse um líder, só se podia chamar liberdade.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Rifas e outras ginásticas aos gastos: o reverso das medalhas

O desporto federado exige disciplina, trabalho e empenho dos atletas, mas também um grande esforço monetário por parte dos clubes e das famílias, que se desdobram em iniciativas para levar Coimbra e Portugal ao pódio.

quote-icon
Ler mais small-arrow

De «último recurso» a primeira opção: o ensino profissional tem saída

Com boas garantias de emprego ou de acesso ao ensino superior, também em Coimbra há cada vez mais alunos a ir para o ensino profissional por escolha e escolas a contrariar os preconceitos ainda associados a este tipo de cursos. Aqui, o que chumba é o «estigma».

quote-icon
Ler mais small-arrow

Arte pela mudança: a oportunidade vem antes do talento na Orquestra Geração

Em Dezembro há concertos, por isso todos os ensaios são poucos. Mas vai muito além dos aplausos o impacto do projecto de inclusão e desenvolvimento pessoal pela arte para crianças e jovens, que voou da Venezuela até Coimbra.

quote-icon
Ler mais small-arrow

O movimento Não Lixes ainda tem de proteger o Mondego dos estudantes

Há uma década retiravam carros de compras do rio e começavam a impedir que fossem atirados numa espécie de ritual tolerado pelas autoridades oficiais com resultados desastrosos para o ambiente.

quote-icon
Ler mais small-arrow

União 1919: o coração da cidade ainda bate

Contamos a história do mítico clube de futebol «dos operários» pela voz dos seus adeptos e às portas de um derby clássico com a Académica SF, dia 4 de Dezembro.

quote-icon
Ler mais small-arrow
Voltar
Contribuir small-arrow